Desde o nascimento, uma pessoa precisa tomar vacinas para a prevenção contra diversas doenças que podem ser desenvolvidas, aparecendo de modo inesperado, reduzindo a imunidade e fragilizando todo o organismo.
Com relação à pandemia da covid-19, a importância da campanha de vacinação contra a gripe da maior parte da população vacinada é ainda mais relevante.
Os agentes patogênicos são quaisquer organismos que têm capacidade de produzir variadas doenças a partir de bactérias, vírus, fungos e parasitas. Para combater e eliminar os agentes patogênicos, é necessário implementar a produção de antígenos, substâncias que o organismo não reconhece, proporcionando ao corpo anticorpos.
Portanto, a fim de evitar riscos à própria saúde e não propagar doenças contagiosas e parasitárias para outras pessoas, a vacina é imprescindível. Com a vacinação contra a gripe, há a redução de quadros gripais, fazendo com que a probabilidade de casos graves, inclusive com chances de óbito, sejam consideravelmente reduzidos. A partir disso, os índices de pessoas imunizadas crescem, reduzindo casos de contaminação por doenças infectocontagiosas – como a covid-19.
Devido ao crescimento de casos de gripe no Brasil, o governo tem tomado medidas para prevenção por meio de campanhas nacionais de conscientização a partir de critérios da legislação brasileira e que estão na Constituição Federal.
Com campanhas, a quantidade de pessoas que procuram postos de vacinação aumenta, reduzindo o número de casos graves, principalmente em pessoas com doenças respiratórias, como bronquite.
Para tomar a vacina durante as campanhas de vacinação, as pessoas são dividas em grupos, com prioridade para aquelas que têm profissões com mais acesso ao público e pessoas com mais fragilidade no sistema imunológico, como gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos, povos indígenas e profissionais da área da saúde.
Após a vacinação desse grupo de pessoas, há mais dois grupos. Caso todos sejam vacinados, as chances de imunização aumentam, podendo, inclusive, erradicar alguns tipos de doenças na região, o que reduziria a procura pelo sistema de saúde, evitando a superlotação.
Por conta da pandemia da covid-19, a campanha de vacinação contra a gripe deve estar com o seu calendário adaptado ao calendário de vacinação contra o vírus da covid-19. Com a vacinação contra a gripe e a covid em dia, torna-se mais fácil para o profissional de saúde dar o diagnóstico.
Para reduzir a quantidade de casos e proporcionar a todas as localidades uma grande cobertura vacinal, é importante, além das campanhas de vacinação, ressaltar outros dados relevantes para a população com a finalidade de gerar uma compreensão sobre o que está sendo proposto e o porquê desse procedimento ser realizado.
Para saber mais informações e dicas sobre saúde, navegue pelo site da faculdade de Medicina FCMSCSP.
Confira também: Curso de Fitoterapia Funcional – EAD
Foto: Reprodução/Freepik/@freepik