Estimular o desenvolvimento da linguagem das crianças é fundamental para que elas adquiram independência através da fala, visto que, a fala é essencial na hora de expressar desejos, emoções e frustrações.
Os adultos que convivem com esta criança, sejam eles pais, responsáveis ou professores, devem instigar o aprendizado das primeiras palavras e frases, de acordo com a idade da criança.
A comunicação é fundamental para criar laços de amizade, estabelecer limites e é claro, se divertir.
Muitas vezes, para estimular o desenvolvimento da linguagem não é preciso fazer grandes esforços, nem por parte dos adultos nem por parte das crianças, através de brincadeiras e atividades leves é possível obter ótimos resultados.
Caso os pais ou responsáveis notem dificuldades para falar por parte da criança, é necessário observar quais são estas dificuldades e quais sintomas a criança apresenta para poder buscar ajuda especializada.
Durante os primeiros meses e anos da vida dos bebês, é necessário dar atenção a todos os sentidos pois, todos são importantes no desenvolvimento da linguagem.
Tato, olfato, paladar, audição e visão formam o conjunto de sentidos e são essenciais nos primeiros anos de vida para que a criança descubra o mundo e se sinta parte dele.
Cores, texturas, cheiros e sabores fazem com que a criança entenda o que pode ou não pode fazer, aprendam noções de perigo, desenvolvam brincadeiras e sensações.
Aqueles que recebem estímulos de todos os sentidos têm mais chances de se sentirem confortáveis diante de novas situações.
Desta forma, é possível afirmar que o desenvolvimento da linguagem está ligado aos estímulos em diversos outros sentidos.
Ao serem instigadas com novos sabores, cores, sons e texturas, as crianças também são estimuladas a falar como forma de expressar suas opiniões e acabam por imitar os sons que ouvem das pessoas à sua volta.
Por isso, é importante observar as reações da criança aos estímulos e entender se ela está dentro do que se espera para sua idade. Caso contrário, ela pode apresentar algum tipo de transtorno, como o TDL (Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem) ou autismo.
Em situações como esta, somente profissionais podem chegar a um diagnóstico preciso.
De 0 a 12 meses, o bebê está em um estágio considerado pré desenvolvimento da linguagem falada, ela se expressa através de alguns sons, fala palavras incompreensíveis, mas não é capaz de falar grandes frases.
O choro é uma de suas formas de expressão, tanto para fome, sono ou estresse.
A partir dos 12 até os 24 meses, a criança começa a compreender melhor o que lhe é dito, usam palavras e frases simples para se comunicar, sabe o próprio nome e dos pais. No entanto, é necessário ressaltar que cada criança tem seu ritmo.
Dos 24 meses até os 6 anos de idade, a criança é capaz de contar histórias curtas, principalmente sobre sua rotina, também é comum que errem a pronúncia de algumas palavras, principalmente trocando o R pelo L.
Como dito anteriormente, a influência dos adultos é fundamental para o desenvolvimento da linguagem nas crianças e também não é preciso investir em grandes atividades, simples gestos já são de grande valia. Veja alguns exemplos:
Ao perceber que seu filho não está acompanhando o que é esperado para a sua faixa etária, é bom começar a prestar atenção nos demais sintomas.
A fonoaudiologia não serve apenas para atender crianças e adultos que “falam errado” ou tem problemas de dicção.
A fonoaudiologia atende a diversos problemas de desenvolvimento da linguagem ou transtornos que influenciam neste aprendizado, este ramo é de extrema importância para as crianças e até mesmo adultos, que apresentem este tipo de dificuldade.
Sabemos que problemas na fala podem causar isolamento social, bullying e problemas de autoestima. Por isso, caso note que seu filho tenha atrasos ou dificuldades em relação a outras crianças, busque um profissional em fonoaudiologia.
Crianças que não conseguem acompanhar ou compreender as atividades na escolinha, apresentem problemas na fala ou escrita, tenham gagueira ou demais problemas de dicção, podem tirar muito proveito das consultas de fonoaudiologia.
Além disso, o fonoaudiólogo auxilia no diagnóstico de autismo, problemas auditivos e paralisia cerebral, que podem causar falhas no desenvolvimento da linguagem.
O profissional especializado em fonoaudiologia é responsável por realizar consultas, pedir exames, avaliar resultados, recomendar atividades e diagnosticar transtornos e distúrbios relacionados à fala.
Desta forma, se tornando essenciais para o aprendizado e tratamento de crianças e adultos que apresentam algum transtorno.
Quem busca um curso na área, na FCM Santa Casa, você encontra o curso de fonoaudiologia perfeito, com professores capacitados que te prepararam para enfrentar as adversidades da profissão e diagnosticar problemas como o TDL de forma certeira, sem prejuízo à saúde dos pacientes.
Em 2019 o curso de fonoaudiologia, com duração de 4 anos da FCM Santa Casa recebeu 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.
Além disso, a graduação em fonoaudiologia teve seu processo de criação estudado e avaliado por Comissão nomeada pelo Ministério da Educação, recebendo conceito A.
O curso foi autorizado pela Portaria 4.478 de 22/12/2005, D.O.U. de 23/12/2005 – Decreto Fed. 3.908/2001, com reconhecimento renovado pela Portaria Nº 135, de 1º de março de 2018.
Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso.
O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.
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