Optar ou não pela carreira médica? Muitos questionam, principalmente, se ainda vale a pena fazer Medicina. Dúvida muito comum, por conta da longa jornada, o que exige reflexão antes de decidir. Porém, essa resposta varia: o que vale para uns, obviamente pode não valer para outros. Mas vale ressaltar que o processo seletivo está entre os mais concorridos, a carga horária do curso é bastante extensa, e a jornada de trabalho também exige dedicação.
Conheça as vantagens do curso.
A lista é extensa. Dentre os motivos, estão:
A primeira vantagem é o retorno emocional. Pacientes notam quando o profissional se dedica, com o foco em ajudá-los, retribuindo com gratidão. Há diversas maneiras de agradecer, e o médico tem a felicidade de poder conhecer todas e criar belos laços de amizade.
Outra vantagem são as diversas frentes de atuação. O discente pode desempenhar papéis distintos, desde atuação clínica às funções de pesquisador e professor. É possível estar em ambientes diferentes. Existem 55 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, oferecendo várias experiências.
A área possui boa remuneração, mas varia por região, especialidade, nível de capacitação, tipo de cargo, dentre outras. Mas é uma carreira com boas perspectivas financeiras.
O profissional pode ajustar sua jornada como quiser. Trabalhando no consultório, fazendo cirurgias e em plantões. Essa vantagem propicia que o profissional ajuste os seus ganhos conforme a sua necessidade.
O caminho é longo. A pressão para lidar com situações de dificuldade é constante. Ao final do processo, os profissionais estão maduros e capazes de atuar de maneira eficaz e de lidar com situações estressantes de qualquer natureza e de suportar pressões.
Como nem tudo são flores, há também o lado que pode não ser tão vantajoso.
Agora que você conhece mais sobre Medicina, confira outros conteúdos como este no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e saiba mais sobre os nossos cursos.