Conheça a Síndrome de Ramsay Hunt e como o profissional de Fonoaudiologia trata a doença

Você conhece a Síndrome de Ramsay Hunt, infecção viral que atinge o rosto e o sistema auditivo que acometeu o cantor Justin Bieber?

Há algum tempo, o cantor Justin Bieber publicou um conteúdo com o rosto paralisado relatando ter sido diagnosticado com a Síndrome de Ramsay Hunt. Essa síndrome é uma infecção do nervo facial e auditivo que causa paralisia facial, problemas com a audição e surgimento de manchas vermelhas na região da orelha. A doença também é conhecida como herpes-zóster do ouvido – o mesmo vírus da catapora.

No começo, o quadro causa o surgimento de bolhas pequenas no ouvido externo e canal auditivo. As manchas são repletas de líquido, podendo ser encontradas na língua e céu da boca. A perda da audição pode ser permanente, e a vertigem pode se prolongar por alguns dias ou semanas.

Sintomas

Os sintomas da doença são:

  • Paralisia facial, causando assimetria;
  • Dor no ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas na fala;
  • Febre;
  • Olhos secos;
  • Mudanças no paladar.

O diagnóstico é realizado a partir dos sintomas em conjunto com exames no ouvido. Além disso, outros testes, como o de Schirmer, que analisa o lacrimejamento, também podem ser feitos. A paralisia facial é o sinal mais importante da síndrome, sendo uma desordem que altera a face do paciente. Esse sintoma causa impactos ruins na vida da pessoa, uma vez que origina reflexos emocionais por causa do comprometimento da sua imagem. Além do prejuízo estético, também há perda no processo de comunicação e na função alimentar. 

Papel da Fonoaudiologia na Síndrome de Ramsay Hunt

A Fonoaudiologia desempenha a função de reduzir as mudanças nos músculos da face restaurando o trofismo e função muscular, devendo se organizar a partir da fase em que a paralisia está – fase flácida ou de sequelas. Na primeira, o trabalho miofuncional tem como foco atrasar a atrofia, promovendo crescimento de vascularização local, recuperação do movimento ordenado e ajuste de funções de alimentação e fala. 

Na segunda, o objetivo é reduzir a contratura muscular da face, melhorar a elasticidade e reduzir sincinesias. O fonoaudiólogo pode partir de algumas abordagens, como: massoterapia, alongamento, relaxamento, dissociação, crioterapia e termoterapia, além de exercícios isométricos, isotônicos e mímicos. A atuação da Fonoaudiologia estimula um prognóstico melhor sobre a musculatura facial.

O setor da Motricidade Oral cresceu e abarcou o trabalho de reabilitação da paralisia facial, apresentando a importância da reorganização das funções estomatognáticas, bem como a importância de restaurar pontos estéticos realmente funcionais. A atuação do profissional da área, à medida que reabilita a face do paciente, também colabora para a reestruturação da sua imagem, impactando o seu movimento social e emocional. 

Conheça mais sobre a Fonoaudiologia e a importância de seu estudo, visitando a página do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), que em 2022 completou 20 anos de existência.

Foto: Reprodução/Freepik/Saiful52