O que é afasia, a doença que afastou o ator Bruce Willis das telas, e como o fonoaudiólogo pode ajudar no tratamento

Afasias são quadros que mudam a capacidade das pessoas se comunicarem de maneira adequada, seja na capacidade de expressarem-se verbalmente, na compreensão da linguagem verbal, da linguagem escrita e no momento de escrever. As condições ocorrem, no geral, após lesões cerebrais que impactam o lado esquerdo do cérebro, essencialmente, as regiões frontais e temporais à esquerda – local onde estão as redes neurais que permitem as funções cerebrais da linguagem. 

As afasias não devem ser confundidas com demais alterações de fala, como a disartria (alteração neurológica que dificulta a articulação das palavras corretamente) e a disfonia (rouquidão), toda e qualquer dificuldade de vocalização das palavras. Os indivíduos, como resultado de lesões cerebrais, mostram mudanças em uma ou mais funções de linguagem, causando, então, as afasias. 

Afasias fluentes e não fluentes

As afasias podem ser divididas entre fluentes e não fluentes. Veja:

Afasias não fluentes

Lesões que causam afasias não fluentes, no geral, impactam áreas cerebrais, principalmente regiões frontais que apresentam ligação com a fluência do discurso. Pacientes com o quadro demonstram problemas para encontrar palavras, expressam-se com frases curtas e suprimem palavras. Nesse quadro, a compreensão do que as pessoas falam é melhor que a capacidade de se expressar. O quadro também pode causar fraqueza e paralisia do lado direito do corpo. 

Afasias fluentes

Pacientes com afasias fluentes podem falar de forma fácil e fluentemente usando frases longas e difíceis, que podem não se encaixar no contexto da comunicação, ou palavras incorretas ou sem necessidade. Essa afasia, no geral, faz com que o paciente não entenda o que está sendo falado e não note que as outras pessoas não conseguem entendê-lo.

Outros tipos de afasias

Além disso, há também outros tipos de afasias relacionados à área do cérebro em que ocorreu a lesão. Abaixo, estão as possíveis classificações:

Afasia de Broca

Nesse quadro, há a lesão da região cerebral encarregada da expressão da fala (Área de Broca). O paciente entende o que as pessoas falam, mas o cérebro com lesão não tem a capacidade de programar o ato motor necessário para a emissão de palavras. 

Afasia de Wernickie

Aqui, por sua vez, acontece lesão na área do cérebro responsável pelo entendimento da fala (Área de Wernickie). Assim, há a perda da capacidade de compreensão do que se é falado. A pessoa consegue falar, mas a fala é sentido. 

Afasia Global

Na Afasia Global, há a lesão nas duas áreas do cérebro encarregadas da expressão e compreensão da fala, sendo o tipo mais grave de afasia, pois afeta a linguagem como um todo.

Atuação da Fonoaudiologia em afasias

A Fonoaudiologia tem como foco a reconstrução da linguagem por meio de estratégias compensatórias, a reorganização das habilidades de comunicação e dos pontos importantes em atividades de vida dos indivíduos – afásicos ou não – para uma comunicação melhor, sociabilização e interação.

Conheça mais sobre a Fonoaudiologia e a importância de seu estudo, visitando a página do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), que em 2022 completa 20 anos de existência.

Foto: Reprodução/Freepik/DCStudio