A importância da Fonoaudiologia para a inclusão social

A Fonoaudiologia realiza o tratamento e prevenção de disfunções que impactam a capacidade de se comunicar dos indivíduos, isto é, questões que afetam a fala, escrita e motricidade oral – movimentos de sucção, deglutição e respiração. Os fonoaudiólogos são essenciais para possibilitar que as pessoas se comuniquem melhor, sendo importantes, portanto, no desenvolvimento humano, oferecendo autonomia e qualidade de vida a todos.

A Fonoaudiologia desempenha um importante papel na inclusão social. A comunicação é um alicerce para a sobrevivência humana, pois promove interação, relacionamentos e execução de atividades, agindo, portanto, diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional. A área possui uma função fundamental na inclusão social de pessoas que não conseguem se comunicar corretamente ou sem ajuda, como as que vivem com autismo, influenciando positivamente para a igualdade entre indivíduos. 

Fonoaudiologia e desenvolvimento infantil

A Fonoaudiologia auxilia no desenvolvimento de crianças, sendo essencial em situações diversas, como atrasos de fala e problemas de leitura e escrita, por exemplo. O tratamento reflete no cotidiano infantil, impactando também a fase adulta. Os profissionais da área não atuam apenas com crianças que “falam errado”, mas são igualmente importantes em outros quadros, como na gagueira, síndromes, malformações craniofaciais, paralisia cerebral e outros. 

Nas terapias fonoaudiológicas aplicadas em crianças, são usadas atividades lúdicas, isto é, as crianças aprendem brincando, conseguindo mais informações a partir da experimentação e descoberta. O tratamento contribui para as habilidades sociais por meio de vários caminhos, como modelagem de vídeo, histórias sociais, aplicativos de terapia e outras ferramentas, sendo fundamental a utilização de comunicação auxiliada. 

Fonoaudiologia e autismo

Os profissionais da área de fonoaudiologia são especialistas no tratamento de questões envolvendo a linguagem e distúrbios de fala, por isso são muito importantes na equipe de tratamento de casos de autismo. Os fonoaudiólogos são parte crucial no diagnóstico do quadro. A partir disso, eles ajudam na avaliação das formas de aperfeiçoar a comunicação e qualidade de vida da criança com autismo. No tratamento, o profissional atua colaborando com a família, escola e demais profissionais envolvidos. O foco da fonoterapia é mostrar caminhos de comunicação. 

Entre as técnicas, que podem variar de caso a caso, algumas delas são: 

  • Massagem ou atividades para os lábios e músculos que influenciam positivamente a articulação da fala;
  • Quadros de imagens com palavras, que ajudam as crianças a se comunicarem;
  • Sons para trabalhar o ritmo.

Alguns objetivos da fonoterapia são:

  • Aprendizado de articulação de qualidade das palavras;
  • Compreensão e uso da comunicação verbal e não verbal;
  • Começo e manutenção de uma conversa;
  • Trabalho das habilidades de conversação;
  • Entendimento dos momentos em que se deve ser comunicado algo;
  • Comunicação para relacionamentos.

Foto: Reprodução/Freepik/sewcream