Ambientes hospitalares e clínicos reúnem uma série de equipamentos, como de suporte à vida (monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos), de diagnóstico (aparelhos de raio-x, tomógrafo computadorizado) e de segurança e suporte (autoclaves, geradores de energia). Para mantê-los operando conforme a segurança dos pacientes e o padrão de qualidade exigidos na área da saúde, existem especialistas em Engenharia Clínica com conhecimentos em tecnologias, manutenção, gestão e normas técnicas.
Assim, pensando em aperfeiçoar ainda mais profissionais na área da saúde para atuação no cuidado hospitalar, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) abre o Processo Seletivo para ingresso no 2º Semestre de 2025 da Pós-Graduação em Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde.
Ou seja, se você deseja trabalhar na interseção entre Engenharia, Tecnologia e Saúde, com foco na gestão e segurança de equipamentos médico-hospitalares, então está na hora de conhecer um pouco mais sobre o curso e fazer sua inscrição.
A Engenharia Clínica ocupa um espaço estratégico no setor da saúde. Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19, os profissionais da área ajudaram na adaptação rápida de cuidados intensivos nos hospitais do país.
Por isso, pensando no futuro e com o avanço da telemedicina por meio de aplicativos, da digitalização de documentos hospitalares e da proteção de dados dos pacientes, esse profissional tende a se tornar ainda mais relevante e integrado à Tecnologia da Informação.
Ou seja, existe um leque de possibilidades de atuação para o Engenheiro Clínico, tais como:
Nossa especialização tem foco na capacitação do profissional e inclui outros objetivos, como:
São oferecidas disciplinas teóricas e práticas que abrangem temas como Elaboração de Experimentos para ATS, Manutenção Remota de Equipamentos Médicos, Arquitetura e Infraestrutura Hospitalar, entre muitos outros.
Clique aqui e confira o conteúdo programático completo da especialização.
E aí, ficou interessado em se especializar na área de Engenharia Clínica?