Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade presencial com algumas atividades EAD

O curso de pós-graduação tem o objetivo de promover a formação do Especialista em Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde, dotado do instrumental necessário para atuar nos diferentes níveis profissionais concernentes à gestão de equipamentos médico-hospitalares, desde as análises para aquisição, manutenções preventivas, corretivas e preditivas, calibrações e outras necessidades para plena operacionalidade e planejamento estratégico dos sistemas tecnológicos utilizados nos ambientes de saúde.

A formação ocorre por meio do desenvolvimento de competências, habilidades e valores complementares à graduação que são requeridas no mercado de trabalho e a participação responsável na vida social por módulos teóricos e práticos, com oportunidade de conhecer sistemas, equipamentos e infraestrutura hospitalares.

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Pós-graduação em Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde

Acesse o conteúdo programático do Curso.

  • Presencial, com algumas atividades EAD
  • 15 meses

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Tecnólogos em Sistemas Biomédicos, Engenheiros ou graduados em nível superior nas áreas de exatas, humanas e saúde.

carga horáriaHorário

Aos sábados das 8h às 11h40 e das 13h às 16h40

Carga horária

400 horas, sendo 354 para módulo teórico e 46 horas práticas.

duraçãoDuração

15 meses

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Objetivos do Curso

Proporcionar a formação do Especialista em Engenharia Clínica, capacitado para atuar no gerenciamento de tecnologias em saúde e nas necessidades que estas demandam, mediante o desenvolvimento das competências específicas entre outras:

  • Coordenação de projetos de implantação de novas tecnologias em saúde, supervisão das atividades de instalação, com foco na garantia, uso adequado e o aumento da vida útil dos equipamentos médico-hospitalares.
  • Planejamento de manutenção preventiva/corretiva dos equipamentos, avaliação e controle dos contratos de serviços, e resolução de problemas de maneira inovadora na área de Engenharia Clínica.
  • Avaliação, aquisição e incorporação das novas tecnologias em saúde, bem como a orientação nos processos de obsolescência e disposição dos equipamentos médico-hospitalares.
  • Gestão e treinamento da equipe formada por engenheiros, tecnólogos, técnicos, orientação na operação dos equipamentos médico-hospitalares conduzidas por enfermeiros, auxiliares de enfermagem entre outros.
  • Atuação nas medidas de controle, segurança e parâmetros de qualidade, através de normas regulamentadoras no que se refere aos equipamentos médico-hospitalares, além da manutenção das instalações prediais, reparos, melhorias e novos projetos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais que cursam a Pós-graduação em Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde pode ser variado, dependendo do contexto e das habilidades adicionais que possam ter. Aqui estão algumas das áreas de atuação:

  • Avaliação e incorporação de novas tecnologias
  • Coordenação de projetos na área da saúde
  • Gestão dos equipamentos médico-hospitalares
  • Planejamento e controle da manutenção
  • Gestão de contratos de manutenção
  • Avaliação da obsolescência dos equipamentos
  • Gerenciamento das medidas de segurança
  • Gestão da qualidade do ambiente hospitalar

O período crítico da pandemia em que foi necessário o uso da capacidade máxima do parque tecnológico dos hospitais, evidenciou a necessidade por profissionais que fazem o gerenciamento das tecnologias assistivas.

Os avanços tecnológicos e o emprego de alta tecnologia nas práticas assistenciais eleva a necessidade por profissionais capazes de manter estes equipamentos em condições de promover o uso de seus recursos quando necessário.

A especialização em Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde tem por finalidade fornecer as competências necessárias para o desenvolvimento desta importante atividade cada vez mais requerida nos centros de saúde.

 

Diferenciais 

Estudar na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), que é uma instituição reconhecida pelo mercado e valorizada pelos empregadores.

O aprendizado prático na Santa Casa fornece contato direto com os mais diversos equipamentos e infraestrutura hospitalares, preparando o aluno para o gerenciamento de tecnologia em saúde, planejamento, serviços de engenharia clínica, e outros serviços secundários assistenciais.

Nosso corpo docente é formado por professores que aliam competência acadêmica e experiência profissional na área.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Turma 2024 - 2º semestre

Início das aulas: 03/08/2024

Telefone

11) 3367-7843

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Engenharia Clínica – Gerenciamento de Tecnologias em Saúde

Pós-graduação Lato Sensu - Presencial

Tempo para conclusão do curso

15 meses

Inscrições abertas até

01/04 a 15/07/2024

Taxa de inscrição:

R$ 100,00

Investimento

15 mensalidades de R$ 950,00

Período de Matrícula

19 a 23/07/2024

Acesse a página de Inscrições e Matrícula para demais informações

Coordenação

Prof. Rafael Eidi Goto

Rafael Eidi Goto

Coordenação

Acessar o Lattes

Sérgio Taques Bittencourt

Coordenação

Acessar o Lattes

Rodrigo da Silva de Oliveira

Coordenação

Acessar o Lattes

Bruno Andreas Sousa de Camargo da Veiga Roma

Coordenação

Acessar o Lattes

Veja também

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br