Especialize-se em Radioterapia pela Faculdade da Santa Casa de SP

A Radioterapia é uma forma de tratamento contra o câncer que utiliza radiações ionizantes (como raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir ou diminuir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.

O tratamento é indolor e é administrada de forma localizada, direcionada à área específica do corpo onde está localizado o tumor.

Há duas formas de aplicar a radioterapia: por teleterapia ou por braquiterapia. Braquiterapia é a técnica em que o material radioativo, na forma de sementes, fios ou placas, fica em contato direto com o tumor. Já a teleterapia, também chamada de radioterapia externa, consiste no tratamento do tumor com uma distância entre o equipamento e a região a ser tratada.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) compreende a importância de ter profissionais capacitados tecnicamente e cientificamente para operar os equipamentos responsáveis pelo tratamento.

Onde o radioterapeuta pode atuar?

Fazer uma pós-graduação em radioterapia pode abrir várias oportunidades no mercado de trabalho na área de saúde, especialmente nos serviços oncológicos.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

O curso de Pós-graduação em Radioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido para Tecnólogos em Radiologia e demais profissionais graduados que trabalhem ou que tenham interesse na área.

Dentre os diferenciais do curso está a oportunidade de estágio supervisionado. A pós-graduação oferece 80 horas de estágio curricular obrigatório a fim de capacitar o aluno para discernir entre a construção de imagens nos variados métodos, aplicações clínicas, estabelecer conexões entre a anatomia humana e a representação radiológica. 

Além disso, o aluno terá acesso a um conteúdo programático que aborda disciplinas como: Anatomia por Imagem; Física das Radiações e Proteção Radiológica; Carcinogênese; Radiobiologia; Metodologia de Pesquisa; Informática em Saúde; Meios de Diagnóstico por Imagem: Radiologia Convencional, TC, RM, MN PET/CT; Física da Radioterapia; Protocolos de Imagem e Posicionamento em Tratamentos por Radioterapia; Dosimetria; Segurança e Prevenção de Acidentes; Processos de Atendimento do Paciente Oncológico; Sistemas de Planejamento e Gerenciamento em Radioterapia; Técnicas Especiais e Novas Tecnologias; e Humanização em Oncologia.

Com 15 meses de duração, a especialização tem como objetivo promover o conhecimento em Radioterapia, desenvolver as competências e habilidades para operação de equipamentos de teleterapia e braquiterapia e capacitar profissionais para trabalharem na área de tratamento de doenças utilizando radiação ionizante

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!