Motivos para fazer se especializar em Psicologia Hospitalar pela Faculdade da Santa Casa de SP

O psicólogo especialista no contexto hospitalar é o responsável por promover a atenção ao paciente e à realidade por meio de atendimentos em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e UTIs.

O profissional auxilia o paciente no enfrentamento de diagnósticos de doenças mais graves, além de ajudá-los a lidar melhor com a rotina e prática hospitalar, bem como procedimentos que possam ser angustiantes. Também é papel deste psicólogo compreender o adoecimento com um olhar biopsicossocial, auxiliando na assistência integral do paciente.

Diante da importância do psicólogo hospitalar, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece o curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar, que tem como objetivo fornecer conhecimentos específicos relacionados à atuação do psicólogo no contexto hospitalar, desenvolvendo, por meio de atividades práticas,  uma visão integrada e crítica a respeito do trabalho.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido para profissionais graduados em Psicologia, com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia.

A especialização tem como principais objetivos: a habilitação dos profissionais de psicologia na compreensão e intervenção de maneira eficaz nas complexas dinâmicas presentes nos contextos hospitalares; aprimorar a capacidade dos participantes de articular teoria e prática de forma coerente e enriquecedora; além de desenvolver uma visão crítica e abrangente do papel do psicólogo no contexto hospitalar.

Com 670h de carga horária no total, o curso oferece 360h de atividades práticas psicológicas no Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde o aluno atuará em conjunto com uma equipe multiprofissional em saúde.

Dentre as disciplinas abordadas ao longo do curso estão:

  • Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar
  • Fundamentos de Psicopatologia
  • Avaliação Psicológica no Hospital Geral
  • Fundamentos para Intervenção Psicológica em Hospital Geral
  • Contexto Hospitalar: Implicações do Adoecimento na Atuação do Psicólogo
  • Metodologia de Pesquisa e Didática de Ensino
  • Teoria da Clínica
  • Prática supervisionada
  • Estudos Individuais
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Veja o depoimento da coordenadora do curso, a Profª Me. Renata Pereira Condes.

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!