Dicas de estudo para passar no vestibular

Uma das épocas mais estressantes para os estudantes de todas as idades, com certeza, é a época das provas de admissão nas faculdades. 

Passar no vestibular é um dos maiores desejos e objetivos dos alunos que almejam ingressar na graduação, ter a profissão dos sonhos e alcançar a realização profissional. 

Mas, antes disso, é preciso esforço e dedicação aos estudos.

Muitas pessoas se sentem perdidas em relação aos estudos para as provas, não sabem por onde começar a estudar ou como montar uma agenda de estudos eficiente. Por isso, a FCM Santa Casa vai dar dicas de estudo para passar no vestibular e te ajudar a tirar esse peso das costas. 

Dicas de estudo

Monte um cronograma de estudos: saiba quanto tempo falta para o dia da sua prova e a partir disso, monte sua agenda de estudos

A principal dica é: não tente estudar todos os assuntos em um só dia. Você só ficará cansado e confuso. 

Separe os assuntos de acordo com os dias da semana, por exemplo e principalmente, não estude apenas suas matérias preferidas. Afinal, para passar no vestibular, você vai precisar enfrentar diversos assuntos. Além disso, muito provavelmente, durante a graduação alguns temas que não são seus favoritos também serão objetos de estudo. 

Inclusive, uma das melhores formas de passar no vestibular é dedicar mais tempo para as matérias que você tem menos afinidade. 

Separa um local adequado para estudar: nem todas as pessoas podem estudar em um escritório em casa, ou tem um espaço somente para isso

No entanto, um ambiente mais tranquilo e silencioso é fundamental para sua concentração. Por isso, se possível, monte um cantinho no seu quarto com uma mesa pequena e uma cadeira confortável. Apenas para não estudar na cama e ficar muito relaxado e perder o foco em seu objetivo: passar no vestibular

Se você não morar sozinho e sua casa for muito agitada, separe os momentos de estudo para quando os demais moradores estiverem fora. Outra alternativa é estudar em bibliotecas públicas ou da escola onde você já estuda. 

O importante é não perder o foco e evitar distrações.

Busque diversas fontes de conhecimento: hoje em dia, é muito mais fácil encontrar fontes diferentes para diversos assuntos

Sendo assim, estude para passar no vestibular com a ajuda de livros, apostilas, vídeo-aulas, podcasts, resumos etc. 

Desta forma, você pode encontrar um meio que funcione melhor para você e aprender de forma mais eficaz. 

Faça exercícios, testes e simulados: não há maneira melhor de testar seus conhecimentos do que está. Afinal, é preciso saber como estão indo seus estudos rumo à graduação e os testes podem ser de grande ajuda

Na internet ou nos livros, existem diversos exercícios para testar seus conhecimentos. Na internet, ainda é possível obter os resultados de forma mais rápida e entender onde estão seus pontos fracos e fortes e onde melhorar. 

Faça resumos: este é um passo que costuma funcionar para os estudantes que almejam a graduação

Através dos resumos dos assuntos estudados, é possível assimilar melhor o conteúdo e decorar datas importantes ou temas mais específicos. 

Os resumos podem ainda ajudar a aumentar sua confiança. Faça-os como se estivesse transmitindo seu conhecimento durante uma apresentação. 

Além disso, são ótimas fontes de consulta rápida durante os estudos, pois contém diversas informações importantes. 

Leia: A leitura é essencial na vida dos estudantes que desejam passar no vestibular. Isso porque traz diversas habilidades, entre elas o poder de argumentação, auxilia na memória, além de ampliar o vocabulário e a concentração. 

Separe algumas horas ou caso não tenha muito tempo, pelo menos alguns minutos por dia para se dedicar a leitura. 

Os vestibulares costumam ter leituras obrigatórias e muitos estudantes podem considerar entediante. 

Se este for o seu caso, mescle essas leituras com outras que representem seu gosto pessoal. Assim, esta não será uma tarefa tão pesada.

Dedique-se à redação: esta é uma etapa primordial dos estudos para passar no vestibular

A redação costuma representar boa parte da nota das provas e exige poder de argumentação e capacidade de transmitir ideias de forma clara e objetiva. 

Diante de sua importância, é preciso dedicar-se à prática. 

Leia exemplos de redações de temas variados, estude sua estrutura e por fim, escolha temas diversos e escreva seus próprios textos. 

Uma boa alternativa para quem vai ingressar na graduação em breve é ler redações com notas máximas de alunos que prestaram vestibular nos anos anteriores para se inspirar.  

Mantenha-se motivado: é normal que durante sua jornada de estudos para passar no vestibular, o desânimo se faça presente

Alguns dias o cansaço pode ser grande, em outros a preguiça, mas o mais importante é saber qual seu objetivo com tudo isso. 

Pense em suas razões para desejar fazer uma graduação, qual a importância disso na sua vida. Vale a pena desistir agora, depois de tanto esforço? 

Dias ruins todos nós temos, o importante é não desanimar e encontrar motivação nos seus sonhos.

Descanse: o descanso é parte essencial no processo de estudos para passar no vestibular

De nada adianta sobrecarregar sua mente e corpo com muitas informações, pois, certamente você não será capaz de armazená-las por muito tempo.

Além disso, dias e dias de estudos ou muitas horas seguidas de dedicação sem descanso podem fazer com que estudar para as provas se torne algo terrível. 

Por isso, ao montar seu cronograma de estudos, deixe um dia de descanso e neste dia, saia com seus amigos, veja um filme ou durma aquelas horinhas a mais.

Isso vai ajudar seu corpo e sua mente a se preparar melhor para passar no vestibular e ingressar na graduação dos seus sonhos. 

Agora que você já sabe como estudar para o vestibular com as dicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é só escolher seu curso e fazer a prova. 

Conheça algumas opções de cursos de graduação da FCM Santa Casa

Para saber mais cursos que oferecemos e conhecer mais sobre nossa faculdade de medicina, entre em contato com a gente https://fcmsantacasasp.edu.br/contato/