Quais as possibilidades de carreira na Radiologia?

O dinamismo que a profissão oferece aos profissionais de Radiologia, a procura por especialistas capacitados e a importância da análise de imagens para diagnosticar doenças, faz com que a profissão ofereça diversas possibilidades de trabalho.

Nos últimos anos, principalmente em 2020 com a chegada da pandemia, os exames de imagem se tornaram essenciais para a área da saúde

Facilitando o diagnóstico e a indicação de tratamentos, exames como o raio-x, precisam de especialistas para analisá-los

Desta forma, a graduação em radiologia tem se tornado bastante popular e fundamental para a formação de profissionais qualificados

No entanto, as possibilidades de atuação para estes alunos após a formação são enormes. 

Por isso, a FCM Santa Casa preparou este artigo, para mostrar alguns caminhos que a Radiologia oferece. 

O que é Radiologia?

A Radiologia é uma especialização dentro da área da saúde que permite aos profissionais formados no setor analisar imagens, diagnosticar doenças e efetuar exames por meio de radiação. 

Esta radiação é usada para fins médicos e terapêuticos. 

Após concluir a graduação em Radiologia, o aluno se torna um radiologista e tem um leque bem grande de opções de atuação. 

O primeiro pensamento que vem à cabeça quando falamos sobre Radiologia, é o exame de raio-x. 

O que é normal, devido a sua popularidade, mas é importante dizer que a Radiologia vai muito além deste exame. 

Com o avanço da medicina e da tecnologia, a Radiologia obteve muitas possibilidades, se tornando fundamental para alguns setores. 

Por conta desta tecnologia, os profissionais deste setor precisam estar atentos as atualizações que podem surgir, assim, entregando o melhor para os pacientes. 

O curso de tecnologia em radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, investe nos conhecimentos necessários para que o profissional viva o dia a dia da profissão da melhor maneira. 

Médico radiologista X Técnico em radiologia

O fato de que ambos os profissionais podem efetuar e analisar exames de imagem, faz com que muitas pessoas confundam as duas profissões. 

No entanto, existem grandes diferenças entre elas, principalmente quando se trata do tempo que é preciso para se tornar especialista em radiologia em cada uma delas. 

O curso que forma o técnico em Radiologia, tem duração de 6 semestres (3 anos) e tem como objetivo formar um profissional que saiba realizar exames de imagem e prepará-los também. 

Já para ser médico radiologista, o tempo de estudo é pelo menos três vezes maior. Isso porque é necessário realizar a graduação em medicina e depois a especialização em Radiologia

7 possibilidades de carreira dentro da radiologia

  • Raio-x: como dito anteriormente, é a área mais conhecida dentro dessa especialização. 

O profissional pode atuar em diversas frentes, desde hospitais e clínicas, a consultórios e laboratórios. 

Faz parte de suas funções preparar e realizar exames, trabalhando em conjunto com o médico responsável.

  • Radiologia forense: contribui para investigações criminais ou para desvendar as causas de uma morte.  Auxilia na captação de indícios e provas que ajudam a chegar à conclusão de um caso. 
  • Radiologia industrial: apesar de não ser muito conhecida, existem possibilidades para estes profissionais fora dos consultórios médicos e, essa é uma boa opção. 

O profissional fará uso de radiação para localizar anormalidades que passam despercebidas sem o auxílio desta tecnologia.

  • Ressonância magnética: são exames que oferecem muita precisão no diagnóstico de doenças, produzem imagens mais específicas e de regiões importantes do corpo.
  • Tomografia: outro exame responsável por entregar detalhes específicos de partes do corpo, como o cérebro. 

Não é invasivo, não causa dores ao paciente e oferece ótimos resultados e facilidades de diagnóstico.

  • Radiologia odontológica: os dentistas precisam constantemente de exames de imagens antes de dar continuidade no tratamento odontológico de seus pacientes. Por isso, o profissional de radiologia é bastante requisitado neste ramo.
  • Radiologia veterinária: os bichinhos também sofrem com acidentes e doenças que necessitam de exames detalhados para serem diagnosticadas e tratadas. 

Por isso, exames de imagem são fundamentais para o tratamento dos animais e um especialista no assunto é fundamental para que os pets tenham o melhor tratamento.

Para quem deseja seguir caminhos ainda mais diferentes, o curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo também oferece outras possibilidades. 

Os radiologistas podem ainda, atuar na área de pesquisa acadêmica, pesquisando sobre novos métodos e tecnologias que podem ser aplicadas para melhorar a área e consequentemente, entregar mais qualidade aos tratamentos. 

Para aqueles que preferem atuar na parte administrativa, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ainda oferece a possibilidade de atuação na gestão de unidades que prestam serviços de diagnósticos realizados a partir de radiação. 

Ainda mais por dentro da tecnologia empregada na área, é possível trabalhar com fabricação e desenvolvimento de softwares que oferecem inovação para o setor de saúde. 

O aluno formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é capaz de oferecer suporte aos membros de uma equipe deste tipo.

Estas são apenas algumas das possibilidades que a profissão oferece. 

O crescimento na busca por especialização é fruto do aumento da demanda do mercado, tanto na área de saúde quanto em áreas correlatas. 

Se você deseja estar preparado quando sua oportunidade surgir, conheça a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a estrutura oferecida aos alunos. 

Sobre o curso

Com duração de 3 anos, o aluno concluirá seus estudos com conhecimentos necessários para executar técnicas que auxiliem na realização de exames, diagnósticos e tratamentos precisos e seguros para os pacientes.

Ao longo do curso, o aluno aprenderá sobre diagnósticos por imagem e radioterapia procedimentos da medicina nuclear. 

Além de entender como preparar o paciente para o exame e orientá-lo sobre os procedimentos. 

Ao final do curso, os profissionais formados podem escolher em que campo de atuação trabalhar. 

Visto que, a demanda por mão-de-obra qualificada não para de crescer, tanto na área da saúde, quanto nas indústrias de alimentos e cosméticos e ramos da tecnologia. 

A remuneração pode variar de acordo com o campo que o aluno escolhe atuar, quantas horas trabalha por dia etc. 

Mas, a média salarial, de acordo com o Conselho Nacional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, é de 3 mil reais. 

Se você ficou interessado no nosso curso de Radiologia e está pronto para começar, conheça também outras opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCM Santa Casa).