Atualizado em 30/05/22
O dinamismo que a profissão oferece aos profissionais de Radiologia, a procura por especialistas capacitados e a importância da análise de imagens para diagnosticar doenças, faz com que a profissão ofereça diversas possibilidades de trabalho.
Nos últimos anos, principalmente em 2020 com a chegada da pandemia, os exames de imagem se tornaram essenciais para a área da saúde.
Facilitando o diagnóstico e a indicação de tratamentos, exames como o raio-x, precisam de especialistas para analisá-los.
Desta forma, a graduação em radiologia tem se tornado bastante popular e fundamental para a formação de profissionais qualificados.
No entanto, as possibilidades de atuação para estes alunos após a formação são enormes.
Por isso, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) preparou este artigo, para mostrar alguns caminhos que a Radiologia oferece.
A Radiologia é uma especialização dentro da área da saúde que permite aos profissionais formados no setor analisar imagens, diagnosticar doenças e efetuar exames por meio de radiação.
Esta radiação é usada para fins médicos e terapêuticos.
Após concluir a graduação em Radiologia, o aluno se torna um radiologista e tem um leque bem grande de opções de atuação.
O primeiro pensamento que vem à cabeça quando falamos sobre Radiologia, é o exame de raio-x.
O que é normal, devido a sua popularidade, mas é importante dizer que a Radiologia vai muito além deste exame.
Com o avanço da medicina e da tecnologia, a Radiologia obteve muitas possibilidades, se tornando fundamental para alguns setores.
Por conta desta tecnologia, os profissionais deste setor precisam estar atentos as atualizações que podem surgir, assim, entregando o melhor para os pacientes.
O curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, investe nos conhecimentos necessários para que o profissional viva o dia a dia da profissão da melhor maneira.
O fato de que ambos os profissionais podem efetuar e analisar exames de imagem, faz com que muitas pessoas confundam as duas profissões.
No entanto, existem grandes diferenças entre elas, principalmente quando se trata do tempo que é preciso para se tornar especialista em radiologia em cada uma delas.
O curso que forma o técnico em Radiologia, tem duração de 6 semestres (3 anos) e tem como objetivo formar um profissional que saiba realizar exames de imagem e prepará-los também.
Já para ser médico radiologista, o tempo de estudo é pelo menos três vezes maior. Isso porque é necessário realizar a graduação em medicina e depois a especialização em Radiologia.
O profissional pode atuar em diversas frentes, desde hospitais e clínicas, a consultórios e laboratórios.
Faz parte de suas funções preparar e realizar exames, trabalhando em conjunto com o médico responsável.
O profissional fará uso de radiação para localizar anormalidades que passam despercebidas sem o auxílio desta tecnologia.
Não é invasivo, não causa dores ao paciente e oferece ótimos resultados e facilidades de diagnóstico.
Por isso, exames de imagem são fundamentais para o tratamento dos animais e um especialista no assunto é fundamental para que os pets tenham o melhor tratamento.
Para quem deseja seguir caminhos ainda mais diferentes, o curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo também oferece outras possibilidades.
Os radiologistas podem ainda, atuar na área de pesquisa acadêmica, pesquisando sobre novos métodos e tecnologias que podem ser aplicadas para melhorar a área e consequentemente, entregar mais qualidade aos tratamentos.
Para aqueles que preferem atuar na parte administrativa, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ainda oferece a possibilidade de atuação na gestão de unidades que prestam serviços de diagnósticos realizados a partir de radiação.
Ainda mais por dentro da tecnologia empregada na área, é possível trabalhar com fabricação e desenvolvimento de softwares que oferecem inovação para o setor de saúde.
O aluno formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é capaz de oferecer suporte aos membros de uma equipe deste tipo.
Estas são apenas algumas das possibilidades que a profissão oferece.
O crescimento na busca por especialização é fruto do aumento da demanda do mercado, tanto na área de saúde quanto em áreas correlatas.
Se você deseja estar preparado quando sua oportunidade surgir, conheça a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a estrutura oferecida aos alunos.
Com duração de 3 anos, o aluno concluirá seus estudos com conhecimentos necessários para executar técnicas que auxiliem na realização de exames, diagnósticos e tratamentos precisos e seguros para os pacientes.
Ao longo do curso, o aluno aprenderá sobre diagnósticos por imagem e radioterapia procedimentos da medicina nuclear.
Além de entender como preparar o paciente para o exame e orientá-lo sobre os procedimentos.
Ao final do curso, os profissionais formados podem escolher em que campo de atuação trabalhar.
Visto que, a demanda por mão-de-obra qualificada não para de crescer, tanto na área da saúde, quanto nas indústrias de alimentos e cosméticos e ramos da tecnologia.
A remuneração pode variar de acordo com o campo que o aluno escolhe atuar, quantas horas trabalha por dia etc.
Mas, a média salarial, de acordo com o Conselho Nacional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, é de 3 mil reais.
Se você ficou interessado no nosso curso de Radiologia e está pronto para começar, conheça também outras opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Com inscrições até 9 de junho de 2022, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece 89 bolsas de estudo de até 100% para os cursos superiores de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos. Ao todo, estão sendo oferecidas 121 vagas no Vestibular 2022/2. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site da FCMSCSP, no endereço eletrônico www.fcmsantacasasp.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Para solicitar uma bolsa de estudos, o candidato deverá escolher a modalidade Cota Social. Para ler a matéria com todas as informações, clique aqui.
Para o curso superior semestral noturno de Tecnologia em Radiologia serão oferecidas 53 vagas ao todo, sendo 15 na modalidade Ampla Concorrência e 38 na modalidade Cota Social, na qual são disponibilizadas bolsas de estudo entre 50% e 100% da mensalidade. Para se inscrever para o Vestibular 2022/2 do curso de Tecnologia em Radiologia, clique aqui.
Já para o curso semestral noturno de Tecnologia em Sistemas Biomédicos serão oferecidas 68 vagas ao todo, sendo 17 na modalidade Ampla Concorrência e 51 na modalidade Cota Social, na qual são disponibilizadas bolsas de estudo entre 50% e 100% da mensalidade. Para se inscrever para o Vestibular 2022/2 do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, clique aqui.