Conheça o panorama do mercado e as tendências para a Radiologia

A Radiologia tem se destacado na área da saúde por ser pioneira em inovação tecnológica e no uso de dados digitais. Por estar em constante evolução, surgem novos equipamentos e métodos cada vez mais precisos de diagnósticos. 

Em um futuro próximo, acredita-se que o uso de Inteligência Artificial (IA) revolucionará os exames por imagem. Por isso, cada vez mais os interessados em saúde e tecnologia estão buscando o curso superior em Tecnologia em Radiologia como um diferencial na carreira.

Veja abaixo mais informações sobre as tendências em Radiologia.

O futuro da Radiologia

De maneira geral, a Radiologia é a área que alia o conhecimento da saúde e o bem-estar das pessoas à tecnologia dos exames por imagens para diagnósticos cada vez mais precisos. Muito além dos diagnósticos por imagem, os profissionais de Radiologia atuam em diferentes frentes de trabalho, como radioterapia e procedimentos da medicina nuclear.

Mas, para além dessas áreas de atuação, a Radiologia acompanha as inovações tecnológicas, o que faz com que a área esteja sempre apresentando novidades. Podemos destacar algumas:

  1. Tomografia computadorizada: exame preciso e cada vez mais utilizado também para diagnóstico da covid-19;
  2. Métodos híbridos: uso combinado de duas ou mais tecnologias;
  3. Armazenamento em nuvem: digitalização de laudos e outros documentos do prontuário eletrônico;
  4. Integração de sistemas: uso integrado de ferramentas para agilizar processos e padronizar protocolos;
  5. Inteligência Artificial (IA): equipamentos capazes de reduzir o tempo de leitura dos dados de imagem gerados.

Então, é possível afirmar que a área de Radiologia está consolidada no mercado de saúde, tendo se mostrado cada vez mais essencial no auxílio ao diagnóstico médico.

Como é o mercado de trabalho para Radiologia?

Com remuneração chegando a R$ 4,7 mil por mês, em jornadas de trabalho de 24h semanais, o que permite que o profissional possa trabalhar em mais de um lugar, o mercado de trabalho em Radiologia está aquecido.

Com a pandemia da covid-19, o trabalho dos profissionais de Radiologia ganhou destaque, fazendo com que a demanda por esses profissionais crescesse. Segundo a Catho, site de busca de empregos, o aumento da procura chegou a 732% em 2020, o que mostra boa empregabilidade da área, além de segurança: com as constantes inovações tecnológicas na área de saúde, a Radiologia só tende a crescer.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Luciano Guedes, os exames de imagem têm sido fundamentais no atendimento de pacientes com covid-19, pois, como a doença ataca os pulmões, é possível, a partir do diagnóstico por imagem, detectar a doença, observar a evolução do quadro e acompanhar a recuperação.

Por isso, cada vez mais tem aumentado a procura por cursos de nível superior em Radiologia que atendam às necessidades desses profissionais.

Tecnologia em Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Uma ótima opção de curso na área é o curso superior de Tecnologia em Radiologia da tradicional Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

O vestibular da Faculdade da Santa Casa de São Paulo está com inscrições abertas até o dia 4 de outubro. As provas serão realizadas pela Vunesp. Com 100 vagas sendo ofertadas, há muitas oportunidades de bolsa. Confira:

  • 50 vagas para bolsas de 100%;
  • 25 vagas para bolsas de 50%;
  • 25 vagas para ampla concorrência.

Veja essas e outras informações no nosso site

Foto: Reprodução/Freepik/@elenahramova