Qual o momento ideal para fazer um curso de especialização na área da saúde?

Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A graduação, inclusive, deixou de ser um diferencial e é apenas o primeiro passo para quem quer construir uma carreira de sucesso.

Atualmente, para conquistar qualificação e destaque profissional o melhor caminho é apostar em especializações.

Quem atua na área da saúde, por exemplo, precisa estar bem preparado para prestar um excelente atendimento e deve se manter atualizado quanto às novas técnicas e ferramentas. E para tudo isso a pós-graduação tem um papel muito importante. 

Mas, qual é o momento certo para investir em uma especialização na área da saúde? 

Para responder a essa e outras perguntas, preparamos este conteúdo. Aqui você vai entender o que é pós-graduação, a importância de fazer especialização na área da saúde e ainda qual é o melhor momento para isso. Confira!

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é um tipo de formação que traz conhecimentos específicos que complementam o aprendizado da graduação. Ela é fundamental para aqueles profissionais que querem se aperfeiçoar em uma determinada área.

O aluno pode ingressar em uma pós-graduação para seguir carreira acadêmica ou para crescimento profissional. Para atender a esses dois públicos, a pós-graduação é dividida em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. 

Conheça a seguir sobre cada uma delas.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação do tipo stricto sensu são os cursos de mestrado e doutorado.

Normalmente, esse tipo de pós-graduação é cursada por profissionais que querem seguir a carreira acadêmica, como pesquisadores e professores universitários. No entanto, é possível ver profissionais que realizaram esse tipo de curso e atuam em empresas.

Já a pós-graduação lato sensu são os cursos de especialização e o MBA. O objetivo é atualizar e capacitar o profissional para atuar em uma área específica da sua graduação e, normalmente, a duração do curso é menor quando comparada ao stricto sensu. Entenda mais a seguir.

O que é especialização?

Durante a graduação, o aluno tem contato com diversos temas e assuntos de maneira geral. Para se especializar em uma área específica, aprendê-la de maneira aprofundada e aumentar as chances de crescimento profissional, é preciso seguir os estudos. E é aí que entra a especialização. 

Esse tipo de formação tem o papel de informar, atualizar e capacitar o estudante para atuar com excelência em uma determinada área da sua graduação. A duração média do curso é de 18 a 24 meses.

Vantagens de fazer especialização

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), os profissionais que apostam em uma pós-graduação, como a especialização, recebem cerca de 66% a mais do que os colegas de profissão que não seguem os estudos.

Portanto, a especialização pode ser vista como uma excelente oportunidade para conquistar melhor remuneração, destaque profissional e qualificação.

Além disso, a especialização contribui para:

  • Melhores oportunidades de trabalho;
  • Melhor expectativa salarial;
  • Novos aprendizados e habilidades;
  • Novas possibilidades de carreira;
  • Aumentar o networking;
  • Capacitação profissional.

Vale ressaltar que a especialização oferece formatos de estudo flexíveis, como o EAD, o que permite que o profissional consiga estudar mesmo que ele tenha pouco tempo disponível.

Por que fazer especialização na área da saúde?

Além da vantagem competitiva e da questão salarial, a especialização faz toda a diferença na atuação profissional. Isso porque, durante o estudo, os profissionais da saúde entendem mais sobre a prática clínica e aprendem como lidar como situações bem específicas.

Afinal, é na especialização que o profissional tem contato direto com a área de interesse, aprendendo de maneira aprofundada o assunto e conhecendo técnicas e informações que não são passadas durante a graduação.

Inclusive, a pós-graduação é uma excelente oportunidade para os profissionais que querem mudar de carreira. Por exemplo, o enfermeiro que atua sem especialização, pode escolher entre diversas áreas e buscar vagas nessa área.

Incrível, né?! Então, continue a leitura para entender o momento ideal para fazer um curso de especialização na área da saúde.

Qual o melhor momento para começar uma especialização na área da saúde?

A especialização, assim como qualquer outro tipo de pós-graduação, só pode ser iniciada quando o aluno estiver com a graduação concluída. 

Com o diploma em mãos, o momento ideal para começar a especialização é o mais breve possível! Afinal, quanto antes o profissional realizar a especialização, mais rápido ele terá chances de crescer na carreira.

Portanto, o ideal é que ao longo da graduação o estudante avalie quais são as suas áreas de interesse para que, depois, ele se especialize.

Vale lembrar que sempre é tempo de dar o start no crescimento profissional. Sendo assim, se você parou de estudar e pretende recomeçar agora, esse é o momento certo.

Exemplos de especializações na área da saúde

Como vimos até aqui, a pós-graduação prepara o profissional para atuar em um contexto específico. Por isso, separamos aqui alguns exemplos de especializações para você, profissional da saúde, se inspirar e crescer. Confira! 

Enfermagem

  1. Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica
  2. Especialização em Enfermagem em Cardiologia Hemodinâmica
  3. Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e e Centro de Material e Esterilização
  4. Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica
  5. Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência
  6. Especialização em Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI

Fisioterapia e Fisiologia

  1. Especialização em Fisioterapia Afecções da Coluna Vertebral
  2. Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Metabólica
  3. Especialização em Fisioterapia Hospitalar
  4. Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética
  5. Especialização em Fisioterapia Neurofuncional
  6. Especialização em Fisioterapia no Envelhecimento Ativo
  7. Especialização em Fisioterapia Saúde da Mulher e do Homem

Fonoaudiologia

  1. Especialização em Audiologia Clínica
  2. Especialização em Audiologia Educacional

Medicina

  1. Especialização em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana
  2. Especialização em Medicina Hiperbárica
  3. Especialização em Perícias Médicas/Medicina Legal
  4. Especialização em Perícias Médicas/Medicina Legal EAD
  5. Especialização em Treinamento Perícia Médica

Multiprofissional

  1. Especialização em Direito Médico Bioética
  2. Especialização em Direito Médico Bioética (EAD)
  3. Especialização em Gerontologia
  4. Especialização em Saúde Mental para Profissionais de Saúde não Médicos – EAD

Neurociência

  1. Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
  2. Especialização em Neurociência e o Futuro Sustentado

Nutrição

  1. Especialização em Fitoterapia Funcional EAD
  2. Especialização em Gastronomia Funcional – EAD
  3. Especialização em Nutrição Clínica Funcional
  4. Especialização em Nutrição Clínica Funcional EAD
  5. Especialização em Nutrição Esportiva Funcional
  6. Especialização em Nutrição Esportiva Funcional EAD
  7. Especialização em Nutrição Materno Infantil-EAD

Pesquisa Clínica e Medical Affairs

  1. Especialização em Pesquisa Clínica Medical Affairs

Psiquiatria e Saúde Mental

  1. Especialização em Psicologia Hospitalar
  2. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública
  3. Especialização em Psicossomática
  4. Especialização em Psiquiatria
  5. Especialização em Neuropsicologia

Tecnologia em Diagnóstico por Imagem

  1. Especialização em Radioterapia
  2. Especialização em Tecnologia Diagnóstico por Imagem TC e RM

Ah! E você não precisa se limitar somente a uma especialização. Você pode fazer quantas quiser, sendo diretamente relacionadas ou não ao seu curso de graduação.

Como escolher a instituição para se especializar?

Na hora de escolher a instituição de ensino para se graduar é muito comum que o estudante fique em dúvida. O mesmo acontece quando é o momento de fazer a especialização.

A vantagem é que agora o estudante já tem mais experiência e sabe bem o que não pode faltar para se ter um ensino de qualidade. 

Para começar, é preciso verificar a credibilidade da instituição no mercado, sua infraestrutura e a grade curricular. Também é preciso avaliar se a carga horária corresponde ao tempo que você tem disponível e qual é a forma de pagamento.

Lembre-se que o objetivo principal é encontrar uma especialização que, de fato, agregue valor ao seu currículo e que atenda as suas executivas de ensino.

Conheça a Faculdade da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo promove com excelência o ensino, a extensão e a atenção à saúde. A história da instituição teve início em 1884 e segue com tradição e profissionalismo na formação cientifica, ética, humanística e responsável.

Conheça os cursos de especialização na área da saúde oferecidos pela instituição. Você pode optar por fazer uma Pós-graduação Latu Sensu Presencial ou EAD, Pós-graduação Stricto Sensu e Cursos de Atualização. Acesse os links e confira!

Confira também: Pós-graduação em Medicina | Curso de Fitoterapia Funcional – EAD