O que considerar ao escolher um curso de pós-graduação da área da saúde?

O diploma de um curso de graduação já não é mais considerado o principal diferencial para a carreira. Portanto, o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho precisa investir em diferenciais, como a pós-graduação.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o profissional pós-graduado recebe aproximadamente 70% a mais se comparado com os colegas que não investiram em educação continuada.

Incrível, né?! Mas, não é só isso. Além da questão salarial, quando o assunto é saúde, a especialização também contribui para que o profissional consiga superar os desafios diários da rotina e se torne um profissional da saúde mais completo e competitivo no mercado.

Por isso, muitas pessoas já reconhecem a importância de continuar os estudos, mas ficam na dúvida sobre qual área seguir para alcançar o sucesso profissional.

Para te ajudar nessa decisão, preparamos este conteúdo. Aqui você vai entender quais são os tipos de pós-graduação, qual a melhor modalidade e ainda vai entender o que deve ser levado em conta na hora de escolher o seu curso de especialização em saúde. Vamos lá?!

Quais são os tipos de pós-graduação?

Antes de tudo precisamos entender quais são os tipos de pós-graduação.

A pós-graduação se divide em latu sensu e stricto sensu. As pós-graduações de lato sensu são chamadas de especializações. Elas são focadas em áreas específicas para proporcionar aos profissionais a oportunidade de se atualizar ou aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Já a pós-graduação do tipo stricto sensu está restrita, como o próprio nome indica, ao mestrado, doutorado e pós-doutorado. Portanto, é voltada para os profissionais que desejam seguir carreira na vida acadêmica. 

Há, ainda, dentro da modalidade latu sensu, os cursos de pós-graduação EAD.

Qual o melhor formato: presencial ou a distância?

Outra grande dúvida de quem pretende fazer curso de pós-graduação na área da saúde e se deve escolher o formato presencial ou EAD. 

A verdade é que não existe uma opção certa ou errada: as duas modalidades possuem vantagens e desvantagens, portanto, a escolha vai depender da realidade e da necessidade do aluno. 

Além disso, é preciso considerara que as duas modalidades oferecem o mesmo objetivo: certificação educacional. O que muda é a estrutura do curso e a forma de avaliar o aluno. Entenda mais a seguir:

Pós-graduação presencial

No formato presencial, como o próprio nome sugere, o aluno deve comparecer à instituição para realizar as aulas. Normalmente, são 4h/semanais e, ao todo, 360 horas/aula, o que corresponde a pouco mais de 18 meses de curso.

A principal vantagem é que na modalidade presencial o aluno consegue se conectar melhor com alunos e professores e realizar atividades em sala que não seriam possíveis digitalmente. Portanto, essa é uma ótima escolha para quem prefere o modelo tradicional.

Pós-graduação a distância

Antes de tudo é preciso desmistificar a ideia de que EAD é sinônimo de má qualidade de ensino, pois isso não é verdade. Uma boa instituição é capaz de oferecer um curso de pós-graduação à distância seguro, dinâmico e com alto índice de aprendizado mesmo sendo a distância.

A grande vantagem do curso à distância é que ele possibilita mais flexibilidade de horário, uma vez que alguns programas de pós-graduação EAD permitem que o aluno faça o seu próprio ritmo de estudo. Além disso, o aluno não precisa se deslocar até a instituição com frequência.

É possível conciliar uma pós-graduação com o trabalho?

Sim. Por mais que no começo possa parecer um desafio conciliar a pós-graduação com o trabalho é bem possível fazer isso por meio de boas escolhas, organização e disciplina.

Mas, como assim “boas escolhas”?! Bom, é preciso considerar o tempo que você tem disponível, a área pretendida e a modalidade da pós-graduação que você almeja.

Por exemplo, se o seu trabalho demanda muito tempo da sua rotina, a pós-graduação do tipo stricto sensu pode não ser a melhor escolha. Isso porque ela exige muita dedicação diária do estudante e não disponibiliza o formato de ensino à distância.

Já a pós-graduação em saúde lato sensu oferece mais dinamismo ao estudante, com atividades facilmente encaixadas na rotina e ainda há a possibilidade de estudar remotamente. 

Portanto, a sua escolha vai depender do tempo disponível e do seu objetivo profissional. 

Mas, em todo o caso, o estudante também pode tentar negociar com o chefe um pouco mais de flexibilidade no trabalho, por exemplo, em semanas de avaliações. 

O que levar em conta na hora de escolher uma pós-graduação na área da saúde?

Até aqui você já conheceu diversas dicas para escolher uma pós-graduação na área da saúde, certo?! No entanto, separamos mais algumas informações importantes que vão te ajudar nessa decisão. 

Confira!

  • Seu tempo disponível

Como vimos, o tempo que você tem disponível é decisivo na hora de escolher a pós-graduação na área da saúde.

Isso porque alguns formatos exigem mais estudo e dedicação (stricto sensu), enquanto outros são mais facilmente encaixados na rotina (lato sensu).

Mas, independente do formato escolhido, o estudante que quer ter bons resultados com a pós-graduação precisa ter disciplina e empenho. 

  • Urgência em concluir o curso

Outro aspecto que deve ser levado em consideração são os seus objetivos em relação ao tempo de conclusão do curso. 

Caso você precise de uma pós-graduação em curto prazo, por exemplo, para conseguir uma promoção no trabalho, a especialização é o melhor caminho por ser um curso mais rápido.

No entanto, se o seu objetivo for atuar no meio acadêmico em longo prazo, certamente, uma pós-graduação stricto sensu é a opção certa.

  • Objetivos profissionais

Cada profissional tem o seu objetivo de carreira. Por exemplo, alguns preferem atuar no cuidado direto ao paciente enquanto outros sonham em seguir a carreira de pesquisador.

Do mesmo modo, alguns enfermeiros sonham em atuar no cuidado de recém-nascidos (neonatologia), enquanto outros pretendem prestar assistência a idosos.

Portanto, não existe um caminho certo ou errado. É preciso avaliar qual o campo de atuação mais te atrai e fazer da pós-graduação a oportunidade certa para direcionar a sua carreira até lá.

  • Áreas de interesse

O próximo passo é separar uma lista de opções. Defina quais são as possíveis especializações que mais te interessam e comece a pesquisar sobre cada uma delas.

Conheça a grade de estudos, o mercado de trabalho e a média salarial. Essa etapa é importante para que você entenda de maneira realista qual é o campo que você pretende atuar.

Outra boa dica é conversar com profissionais atuantes na área e entender mais sobre a rotina de trabalho. Pergunte sobre as atividades realizadas e sobre os principais desafios.

  • A instituição de ensino

Depois de escolher o curso, é hora de determinar a instituição de ensino que você pretende estudar. Essa etapa merece atenção, uma vez que a imagem da instituição pode impactar na sua carreira. 

Uma instituição renomada pode te colocar em destaque na hora de conquistar uma vaga. Do contrário, uma instituição que não é bem vista, pode impactar negativamente o seu currículo.

Além disso, verifique se o diploma ou certificado são reconhecidos pelo MEC, do contrário, eles não terão valor. Também pesquise sobre a nota da instituição no MEC para saber mais sobre a qualidade do ensino.

Por fim, avalie a infraestrutura da instituição: a faculdade oferece biblioteca e laboratórios para estudo? Como é a plataforma online? Como é o suporte da equipe?

Conheça a Faculdade da Santa Casa de São Paulo

Pensando em começar uma pós-graduação na área da saúde?! A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é a instituição certa para você!

São centenas de cursos latu sensu e stricto sensu para você encontrar a oportunidade que precisa para crescer profissionalmente. 

Quer saber mais?! Preparamos uma lista com alguns cursos que temos disponíveis:

Enfermagem

  1. Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica
  2. Especialização em Enfermagem em Cardiologia Hemodinâmica
  3. Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e e Centro de Material e Esterilização
  4. Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica
  5. Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência
  6. Especialização em Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI

Fisioterapia e Fisiologia

  1. Especialização em Fisioterapia Afecções da Coluna Vertebral
  2. Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Metabólica
  3. Especialização em Fisioterapia Hospitalar
  4. Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética
  5. Especialização em Fisioterapia Neurofuncional
  6. Especialização em Fisioterapia no Envelhecimento Ativo
  7. Especialização em Fisioterapia Saúde da Mulher e do Homem

Fonoaudiologia

  1. Especialização em Audiologia Clínica
  2. Especialização em Audiologia Educacional

Medicina

  1. Especialização em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana
  2. Especialização em Medicina Hiperbárica
  3. Especialização em Perícias Médicas/Medicina Legal
  4. Especialização em Perícias Médicas/Medicina Legal EAD
  5. Especialização em Treinamento Perícia Médica

Multiprofissional

  1. Especialização em Direito Médico Bioética
  2. Especialização em Direito Médico Bioética (EAD)
  3. Especialização em Gerontologia
  4. Especialização em Saúde Mental para Profissionais de Saúde não Médicos – EAD

Neurociência

  1. Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
  2. Especialização em Neurociência e o Futuro Sustentado

Nutrição

  1. Especialização em Fitoterapia Funcional EAD
  2. Especialização em Gastronomia Funcional – EAD
  3. Especialização em Nutrição Clínica Funcional
  4. Especialização em Nutrição Clínica Funcional EAD
  5. Especialização em Nutrição Esportiva Funcional
  6. Especialização em Nutrição Esportiva Funcional EAD
  7. Especialização em Nutrição Materno Infantil-EAD

Pesquisa Clínica e Medical Affairs

  1. Especialização em Pesquisa Clínica Medical Affairs

Psiquiatria e Saúde Mental

  1. Especialização em Psicologia Hospitalar
  2. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública
  3. Especialização em Psicossomática
  4. Especialização em Psiquiatria
  5. Especialização em Neuropsicologia

Tecnologia em Diagnóstico por Imagem

  1. Especialização em Radioterapia
  2. Especialização em Tecnologia Diagnóstico por Imagem TC e RM