“Curso desenhado para a necessidade do mercado. Curso único e desenvolvido para formar grandes líderes na área de Pesquisa Clínica e Medical Affairs”
Prof. Dr. Charles Schmidt – coordenador do Curso de Especialização em Pesquisa Clínica e Medical Affairs
O curso de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica e Medical Affairs tem como objetivo principal a formação de profissionais com sólidos conhecimentos no processo de desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde, assim como na divulgação científica destes produtos e na formação de líderes de opinião.
Única pós-graduação reconhecida pelo MEC na área de Pesquisa Clínica e Medical Affairs.
Para quem busca entrar ou evoluir no mercado na indústria farmacêutica em cargo de liderança e ser uma referência para o mercado.
Seja um especialista e ganhe destaque em áreas como:
Mercado de trabalho
Área em tendência de crescimento e com alta necessidade de profissionais especializados. Especialistas em Pesquisa Clínica e Medical Affairs podem atuar em cargos de liderança e se destacar em cargos como:
Disciplinas | Horas |
---|---|
Mód. 1- Desenvolvimento de Medicamentos | 60 |
Mód. 2- Pesquisa Clínica | 90 |
Mód. 3- Epidemiologia e Bioestatística | 70 |
Mód. 4- Habilidades Gerenciais em Pesquisa Clínica | 58 |
Mód. 5- Medical Affairs | 90 |
Trabalho de Conclusão de Curso | |
Carga Horária Total | 368 |
Inscrições até 16/02/2024
INVESTIMENTO 2024
O pagamento da Primeira Mensalidade deverá ser realizado no ato da matrícula. As demais mensalidades terão vencimento no dia 10 dos meses subsequentes.
Matrícula: O candidato aprovado no processo seletivo, deverá acessar a Central do Candidato para efetivar a matrícula online em data pré-determinada, conforme orientações enviadas para o e-mail cadastrado em sua inscrição.
A matrícula será confirmada somente após cumprida todas as etapas:
• upload dos documentos exigidos para matrícula;
• aceite online do contrato de prestação de serviços;
• pagamento da matrícula até a data pré-determinada.
Documentos Exigidos para Matrícula
No período da matrícula online, o candidato deverá anexar os documentos exigidos de acordo com as especificações abaixo:
– Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certificado de Colação de Grau;
– Foto (atual, frontal e com fundo claro) Imagem JPG ou JPEG;
– Documento de Identidade com foto (frente e verso).
A frente e o verso do documento devem estar em um único arquivo.
O tamanho máximo de todos os arquivos anexados não poderá ultrapassar 30 MB (megabytes).
O candidato que não anexar os documentos exigidos conforme as especificações acima, terá sua matrícula cancelada, de acordo com o estabelecido no contrato de prestação de serviços.
A FCMSCSP reserva-se o direito de não formar turmas, caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados por curso.
Artigos publicados por alunos durante o curso (TCC que deram origem aos artigos)
FERREIRA, MARINA DE CARVALHO SOUZA; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E IMPLICAÇÕES À CONDUÇÃO DE PESQUISAS CLÍNICAS / EPIDEMIOLOGICAL CHARACTERISTICS OF THE BRAZILIAN POPULATION AND IMPLICATIONS FOR THE CONDUCTION OF CLINICAL RESEARCH. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Impresso). , v.64, p.142 – 156, 2019.
Palavras-chave: Pesquisa Clínica, Epidemiologia, População brasileira
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital
BARBOSA, INGRID PEREIRA RODRIGUES; FRANCISCO, FERNANDO DE REZENDE; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
PERFIL DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE REGULAÇÃO ÉTICA DA PESQUISA CLÍNICA, PONTOS ESTRATÉGICOS E DESAFIOS / PROFILE OF HUMAN RESEARCH ETHICS COMMITTEES IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF CLINICAL RESEARCH ETHICS REGULATION SYSTEM, STRATEGIC POINTS AND CHALLENGES. ARQUIVOS MÉDICOS DOS HOSPITAIS E DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (ONLINE). , v.63, p.145 – 159, 2018.
Palavras-chave: Pesquisa Clínica, Comitês de ética em pesquisa, Bioética, Ética em pesquisa, Pesquisa biomédica
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [doi:10.26432/1809-3019.2018.63.3.145]
CARVALHO, LUCIANA NEVES DE; SILVA, THOMAZ AUGUSTO ALVES DA ROCHA E; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
ANÁLISE DA CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS FASE I PELOS CENTROS DE BIOEQUIVALÊNCIA CERTIFICADOS PELA ANVISA NO BRASIL. ARQUIVOS MÉDICOS DOS HOSPITAIS E DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (ONLINE). , v.63, p.61 – 68, 2018.
Palavras-chave: Pesquisa Clínica, P&D DE MEDICAMENTOS, Fase I, Equivalência terapêutica, Anvisa
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [doi:10.26432/1809-3019.2018.63.2.61]
CURTOLO POIANI, LUCAS; SCHMIDT, CHARLES; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
ANÁLISE DE MATERIAL PUBLICITÁRIO, DISPONÍVEL NA INTERNET, SOBRE ANALGÉSICOS À BASE DE DIPIRONA QUE SÃO VENDIDOS SEM A NECESSIDADE DE PRESCRIÇÃO, E OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO / ANALYSIS OF ADVERTISEMENT MATERIAL AVAILABLE ON THE INTERNET ABOUT DIPYRONE-BASED ANALGESICS THAT ARE SOLD WITHOUT PRESCRIPTION, AND THE RISKS OF SELF-MEDICATION. ARQUIVOS MÉDICOS DOS HOSPITAIS E DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (ONLINE). , v.65, p.1 – 7, 2020.
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [doi:10.26432/1809-3019.2020.65.006]
PRIVATO, MARTA BELLODI; MARTINEZ, LUIS LOPEZ; SCHMIDT, CHARLES
BIOFÁRMACOS NO BRASIL: UMA REVISÃO DO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO / BIOPHARMACEUTICALS IN BRAZIL: A REVIEW OF THE REGULATORY PROCESS. ARQUIVOS MÉDICOS DOS HOSPITAIS E DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (ONLINE). , v.65, p.1 – 14, 2020.
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [doi:10.26432/1809-3019.2020.65.009]
CICONELI M, MARTINEZ LL. PERFIL DAS PESQUISAS CLÍNICAS RELACIONADAS À COVID-19 NA AMÉRICA DO SUL. PROFILE OF CLINICAL RESEARCH RELATING TO COVID-19 IN SOUTH AMERICA. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo.2021; 66:e004. https://doi.org/10.26432/1809-3019.2021.66.004
CREPALDI, MARIA CLARA DE ARAÚJO; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
PERFIL DAS PESQUISAS CLÍNICAS RELACIONADAS AO COVID-19 NO BRASIL / PROFILE OF CLINICAL RESEARCH RELATING TO COVID-19 IN BRAZIL
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Impresso). , v.67, p.1 – 11, 2022.
Palavras-chave: Pesquisa clínica, Ensaio clínico, COVID-19, SARS-CoV-2, Brasil
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital [https://doi.org/10.26432/1809-3019.2022.67.004]
NARESSE, VINICUS DA SILVA; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
PERFIL DAS PESQUISAS CLÍNICAS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DA VACINA CONTRA VÍRUS CHIKUNGUNYA: PONTOS ESTRATÉGICOS E DESAFIOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO / PROFILE OF CLINICAL RESEARCH RELATED TO THE DEVELOPMENT OF THE CHIKUNGUNYA VIRUS VACCINE: STRATEGIC POINTS AND CHALLENGES
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Impresso). , v.67, p.1 – 18, 2022.
Palavras chave: Vírus Chikungunya, CHIKV, Vacinas,
Ensaio clínico
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital [https://doi.org/10.26432/1809-3019.2022.67.002]
CHEROBINO, ANDERSON JULIO; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
PREVALÊNCIA DE MORTES E EXCLUSÕES ANTECIPADAS DE PARTICIPANTES DE ESTUDOS CLÍNICOS EM DECORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS SÉRIOS RELACIONADOS À COVID-19 / PREVALENCE OF DEATHS AND EARLY TERMINATIONS OF CLINICAL TRIAL SUBJECTS AS A RESULT OF COVID-19 RELATED SERIOUS ADVERSE EVENTS/p>
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Impresso). , v.67, p.1 – 12, 2022.
Palavras chave: COVID-19, Farmacovigilância, Eventos adversos, Ensaio clínico
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital [https://doi.org/10.26432/1809-3019.2022.67.012]
ROLIM, LARISSA MANGO; MARTINEZ, LUIS LOPEZ
PERFIL DAS PESQUISAS CLÍNICAS PEDIÁTRICAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS (2018-2021) / PROFILE OF PEDIATRIC CLINICAL RESEARCH IN BRAZIL IN THE PAST THREE YEARS (2018-2021)
1 Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesquisa Clínica e Medical Affairs – São Paulo (SP), Brasil.
2 Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesquisa Clínica e Medical Affairs e EPECLIN – Escritório de Pesquisa Clínica – Hospital das Clínicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital [https://doi.org/10.26432/1809-3019.2022.67.0191]
Outros:
Artigo publicado na Revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa é referência no Plano de Ação em Pesquisa Clínica 2020 do Ministério da Saúde. fcmsantacasasp.edu.br/artigo-publicado-plano-de-acao-em-pesquisa-clinica/
Taxa de Inscrição: R$ 100,00
Desconto Especial
50% de desconto na 1º mensalidade para inscritos em setembro e matriculados em outubro de 2023
Plano de Pagamento | Convencional
(11) 3367-7894
pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br
Prof. Dr. Charles Schmidt
Médico formado pela FCMSCSP
“A Faculdade da Santa Casa dá muita experiência e segurança para lidar com o contexto externo, independentemente dos materiais e do que você tem ali na hora para fazer. Às vezes, temos que lidar com os recursos mais escassos ou mais tecnológicos. Então, a realidade é muito versátil e a Faculdade da Santa Casa consegue te preparar para isso, independentemente da situação.”
Médica formada pela FCMSCSP
“A convivência com pacientes desde o primeiro ano da faculdade, em que você vai aprendendo e fica em contato com pessoas, com os casos e com histórias que você nunca imaginou que poderia passar, é muito legal e vai te engrandecer não só como médico, mas, também, como pessoa.”
Psicóloga e discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“Chegar a Santa Casa de São Paulo é uma honra. É uma instituição de referência nacional e mundial na saúde. Os professores são incríveis, a rede de networking que a gente faz é maravilhosa! É um conteúdo inenarrável de tantas coisas boas. É como se tivessem me dado um tesouro. Eu sou extremamente feliz com a escolha que fiz”.
Psicóloga clínica e ex-aluna do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em Saúde e Saúde Mental da Santa Casa
“Ter feito o curso de especialização na Santa Casa enriqueceu muito meu currículo e agregou muito conhecimento a minha pratica clínica! Durante o curso tive o privilégio de ter tido aula com professores renomados, com ampla vivência, o que contribuiu não só com meu conhecimento teórico, mas também na prática”.
Discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“O curso é muito bom, tem ensinado muito pra gente e eu tenho colocado muita coisa em prática que a gente aprendeu. Vocês precisam fazer contato com a Santa Casa para saber mais. Vale muito a pena! A construção do conhecimento que estamos tendo aqui é algo que vamos levar por muito tempo.”