A importância do profissional de radiologia na pandemia de covid-19

A pandemia da covid-19 evidenciou a importância dos profissionais da área de saúde no enfrentamento à doença. Dentre eles, os profissionais de nível superior em Radiologia adquiriram destaque uma vez que a tecnologia radiológica auxilia no diagnóstico à covid-19.

Por isso, o curso superior de Tecnologia em Radiologia tem sido uma opção atrativa aos que se interessam pelas áreas da saúde e tecnologia, tendo excelentes condições de empregabilidade devido ao fato de que o mercado de trabalho para essa área está em permanente expansão.

Veja abaixo mais informações sobre a atuação do tecnólogo em Radiologia na utilização de tomografia para o diagnóstico de covid-19.

Eficácia da tomografia para o diagnóstico de covid-19

O enfrentamento do vírus no Brasil impôs diversos desafios à área de saúde. A falta de testes microbiológicos para confirmar infecções causadas por covid-19 e sua demora evidenciaram a importância do uso da tomografia, pois esse exame pode mostrar anormalidades sugestivas da doença e apresenta 97% de sensibilidade na detecção de covid-19.

A tomografia computadorizada do tórax tem se mostrado um ótimo método de diagnóstico por imagem e acompanhamento, uma vez que há diversos achados de imagens que podem ser detectados na covid-19, principalmente na pneumonia decorrente do vírus, que apresenta aspecto de vidro fosco na visualização do exame.

No entanto, é preciso que o profissional de Radiologia esteja familiarizado com aspectos típicos de imagem da pneumonia por covid-19, pois é ele quem prepara e opera equipamentos radiográficos para diagnóstico por imagens.

É justamente por isso que o curso superior de Tecnologia em Radiologia tem sido cada vez mais procurado, já que capacita os profissionais de forma teórica e prática para a atuação em diferentes áreas. Com o mercado de trabalho na área de Radiologia em expansão, e com salários que podem variar de R$ 2,7 mil a R$ 4,7 mil, a carreira torna-se uma ótima escolha.

O caso da unidade móvel de tomografia da Mercedes-Benz

Uma iniciativa na área de Radiologia que ganhou destaque nacional foi a unidade móvel de tomografia da Mercedes-Benz, que desenvolveu, dentro de um caminhão, todos os aparatos técnicos necessários para esse diagnóstico por imagem.

O caminhão Novo Actros está estacionado na garagem de um hospital da periferia de São Paulo e tem 18,5 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. Sua carroceria foi desenvolvida especialmente para o projeto contra a covid-19, possuindo salas multiúso, ambiente do tomógrafo e cabine para profissionais de saúde.

A unidade móvel de tomografia auxilia no diagnóstico ao realizar exames de imagem do pulmão de pacientes com suspeita de covid-19. Enquanto exames de rotina podem levar até cinco dias para liberar o laudo, a tomografia computadorizada realizada apenas em pacientes com sintomas pode entregar o resultado na mesma hora.

Por isso, a iniciativa de utilizar o diagnóstico por imagem em um caminhão é inédita e tem contribuído para o auxílio às demandas emergenciais, beneficiando muitas pessoas, além de promover o compromisso com a sustentabilidade na dimensão social.

Curso superior de Tecnologia em Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Como é possível observar, tecnologia e bons profissionais de saúde são aliados no enfrentamento de uma pandemia. É por isso que é preciso buscar cursos de excelência para uma formação completa e ter um ótimo currículo para o mercado de trabalho.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma tradicional instituição que oferece o curso de nível superior de Tecnologia em Radiologia, formação essencial para o profissional que deseja atuar na área de diagnósticos por imagem.

O vestibular, que é realizado pela Vunesp, está com as inscrições abertas até o dia 04/10/2021. Com 100 vagas sendo ofertadas, há muitas oportunidades de bolsa. Confira:

• 50 vagas para bolsas de 100%;
  • 25 vagas para bolsas de 50%;
  • 25 vagas para ampla concorrência.

Veja essas e outras informações no site da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo!

Foto: Reprodução/Freepik/@romanzaiets