Tudo o que você precisa saber para atuar como Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde formado em nível superior que trabalha com diversos aspectos da comunicação humana, atuando na prevenção, avaliação, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, respiração, deglutição e muito mais.

É importante ressaltar que os profissionais da Fonoaudiologia atuam de forma multidisciplinar em casos de distúrbios da comunicação humana, além de aperfeiçoarem os padrões de audição, voz, fala e linguagem.

Pensando no essencial papel que estes profissionais têm, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo reuniu algumas informações relevantes sobre a graduação, dados referentes às habilidades do profissional e média de salário.

Área de atuação de um fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo tem uma grande área de atuação, podendo atender a todos os tipos de pacientes, desde crianças até idosos. Também pode desenvolver trabalho vocal com atores, professores, locutores e jornalistas.

O mercado de trabalho para o fonoaudiólogo é bastante diversificado, já que o profissional pode atuar nas mais diversas frentes e com os mais distintos pacientes. Por isso, é um mercado com constante oferta de vagas em suas especialidades.

Os egressos de Fonoaudiologia da FCMSCSP vão se deparar com um mercado de trabalho diversificado e com alta demanda, resultado de uma sólida base teórica e um aprendizado voltado para o atendimento, com um campo de prática muito diverso.

Assim, o aluno pode aperfeiçoar e se tornar um excelente profissional na área de atuação que quiser seguir. Além disso, os egressos do curso são reconhecidos pela sociedade como referências na área da saúde, muitas vezes procurados antes da formação.

Há muitas áreas nas quais o graduado em Fonoaudiologia pode trabalhar:

• Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: de bebês a idosos;
  • Atuação em casos de síndrome de Down, fissura palatina, surdez, paralisia cerebral, autismo, gagueira e avaliação do equilíbrio;
  • Prevenção e avaliação da voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de ordem neurológica; Avaliação, intervenção e aprimoramento dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

Quanto ganha e onde pode atuar o fonoaudiólogo

O salário do fonoaudiólogo varia de acordo com a região do país, seu nível de especialização, o regime de trabalho, o setor (público ou privado) e sua experiência profissional.

Segundo o site de empregos Catho, a média salarial do profissional é de R$ 2.190,88, podendo variar entre R$ 1.422,92 e R$ 3.300. Já segundo o levantamento do Vagas.com, a remuneração mensal pode chegar a R$ 4.188.

Por ser uma carreira muito multifacetada, o fonoaudiólogo pode trabalhar em muitos lugares, sendo eles:

• Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
  • Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atuação em casos de Síndrome de Down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
  • Voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

Vestibular 2024: Faculdade da Santa Casa de SP oferece curso superior em Fonoaudiologia

A FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, destacando-se, em especial, pela modalidade presencial e por possuir carga horária superior à exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma das características mais relevantes do curso está na formação generalista dos profissionais, reforçando o caráter humanista do fonoaudiólogo. Com este currículo, o cuidado com o paciente torna-se o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a Saúde em Comunicação, para, então, compreender o distúrbio.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano do curso.

Inscreva-se no curso de Fonoaudiologia e concorra a uma das 50 vagas que o Vestibular 2024 está oferecendo. Saiba mais nesta página do curso.