Motivos para fazer uma pós-graduação em Fonoaudiologia Voz

O fonoaudiólogo especialista em voz é um profissional que trabalha com diversos elementos de expressão vocal, além da comunicação oral propriamente dita. Essa área especializada da Fonoaudiologia promove atividades e metodologias voltadas à saúde da voz por meio de avaliação, diagnóstico, reabilitação, orientação e prevenção de distúrbios. Esse profissional poderá atuar também no ramo de pesquisa, ensino e consultoria.

A importância do fonoaudiólogo com especialização em voz no contexto da saúde

Uma boa comunicação oral é um dos pilares para a qualidade de vida, possibilitando diálogos, relacionamentos, interações com a família, com os amigos e com os colegas de trabalho, isto é, a comunicação oral é fundamental em todo o desenvolvimento profissional e pessoal.
O profissional especialista em Fonoaudiologia Voz é capaz de trabalhar a comunicação e, por isso, pode contribuir no desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional da população em geral.

Além disso, o Especialista em Voz atua em fononcologia, que é a área da Fonoaudiologia dedicada à avaliação e reabilitação de pacientes que passaram por tratamento oncológico, principalmente por cirurgias de cabeça e pescoço ou do esôfago, e ou rádio e quimioterapia nesta região. 

O fonoaudiólogo especialista em voz pode realizar atendimentos a pacientes com alterações vocais relacionadas às sequelas decorrentes do tratamento oncológico. 

Onde o especialista em Fonoaudiologia Voz pode trabalhar?

O fonoaudiólogo com Especialização em Voz tem muitas possibilidades de trabalho, podendo atuar no setor público ou privado, em consultórios particulares, clínicas e hospitais, canais de mídia digital e na gestão de serviços, em instituições de ensino, indústrias, empresas, emissoras de rádio e TV, entre outros locais. 

Como é o mercado de trabalho para um especialista em Fonoaudiologia Voz?

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Fonoaudiologia Voz é amplo, uma vez que, como vimos, eles podem trabalhar em diferentes setores e locais. Algumas variáveis estão ajudando bastante a aumentar a demanda por fonoaudiólogos, como:
– o avanço da conscientização acerca da importância dessa área da saúde;
– a valorização da comunicação oral na construção de lideranças,
– o envelhecimento da população,
– o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e
–  leis que obrigam convênios médicos a cobrirem tratamento com fonoaudiólogo.

Por que é importante fazer uma pós-graduação em Fonoaudiologia Voz

O profissional que opta por fazer um curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Voz aprende habilidades e adquire conhecimentos técnicos e científicos para o desenvolvimento da voz, promovendo a articulação e o aperfeiçoamento da fala, melhorando a emissão vocal, a ressonância e a projeção da voz. O fonoaudiólogo que possui pós-graduação em Fonoaudiologia Voz costuma trabalhar próximo a locutores, cantores, atores, jornalistas, palestrantes, professores e outros profissionais que buscam aperfeiçoar a postura vocal.

Conheça o curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Voz da Faculdade da Santa Casa

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo desenvolveu o curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Voz para promover conhecimentos técnicos, científicos e práticos para qualificar fonoaudiólogos quanto aos procedimentos de maior complexidade envolvendo a saúde e estética vocais. Com o curso, o pós-graduando terá acesso à complementação prática de seus conhecimentos na área da voz. O curso prepara o aluno para analisar cada paciente especificamente e traçar estratégias de prevenção e reabilitação.

Saiba todas as informações sobre o curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Voz. Clique aqui para se especializar.

Foto: Reprodução/Freepik/@annastills

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *