Motivos para fazer uma pós-graduação em Especialização em Voz

O fonoaudiólogo Especialista em Voz é um profissional que trabalha com diversos elementos de expressão vocal, além da comunicação oral propriamente dita.

O curso de Pós-Graduação em Especialização em Voz da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) fornece instrumentação teórico-prática a fonoaudiólogos, com intuito de torná-los qualificados em avaliar, realizar procedimentos e reabilitar pacientes na área da voz.

O especialista capacita-se para trabalhar a comunicação, contribuindo no desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional da população em geral. Ele também está preparado para atender pacientes com alterações vocais relacionadas às sequelas decorrentes do tratamento oncológico. Além disso, o profissional poderá atuar no ramo de pesquisa, ensino e consultoria.

A importância do fonoaudiólogo com Especialização em Voz no contexto da saúde

Uma boa comunicação oral é um dos pilares para a qualidade de vida, possibilitando diálogos, relacionamentos, interações com a família, com os amigos e com os colegas de trabalho. Ou seja, a comunicação oral é fundamental em todo o desenvolvimento profissional e pessoal.

O profissional com Especialização em Voz é capaz de trabalhar a comunicação e, por isso, pode contribuir no desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional da população em geral.

Além disso, o Especialista em Voz pode atender pacientes com alterações vocais relacionadas às sequelas decorrentes do tratamento oncológico. 

Áreas de atuação

O fonoaudiólogo com Especialização em Voz tem muitas possibilidades de trabalho, podendo atuar no setor público ou privado, em consultórios particulares, clínicas e hospitais, canais de mídia digital e na gestão de serviços, em instituições de ensino, indústrias, empresas, emissoras de rádio e TV, entre outros locais.

O motivo da alta demanda destes especialistas surge devido aos seguintes motivos:

  • O avanço da conscientização acerca da importância dessa área da saúde;
  • A valorização da comunicação oral na construção de lideranças;
  • O envelhecimento da população;
  • O desenvolvimento de políticas públicas de saúde;
  • Leis que obrigam convênios médicos a cobrirem tratamento com fonoaudiólogo.

A importância de especializar-se na área da voz

O profissional que opta por fazer um curso de Pós-graduação em Especialização em Voz aprende habilidades e adquire conhecimentos técnicos e científicos para o desenvolvimento da voz, promovendo a articulação e o aperfeiçoamento da fala, melhorando a emissão vocal, a ressonância e a projeção da voz. Este especialista costuma trabalhar próximo a locutores, cantores, atores, jornalistas, palestrantes, professores e outros profissionais que buscam aperfeiçoar a postura vocal.

Por conta desta importância, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo desenvolveu o curso de Pós-graduação em Especialização em Voz para promover conhecimentos técnicos, científicos e práticos para qualificar fonoaudiólogos quanto aos procedimentos de maior complexidade envolvendo a saúde e estética vocais.

Com o curso, o aluno terá acesso à complementação prática de seus conhecimentos na área da voz. O curso prepara o aluno para analisar cada paciente especificamente e traçar estratégias de prevenção e reabilitação.

Objetivos do Curso de Especialização em Voz

  • Fornecer instrumentação teórico-prática a fonoaudiólogos.
  • Qualificar em procedimentos de maior complexidade e especificidade na área da voz.
  • Preparar o aluno para avaliar o paciente e traçar estratégias para sua reabilitação.
  • Promover atividades e metodologias voltadas à saúde da voz por meio de avaliação, diagnóstico, reabilitação, orientação e prevenção de distúrbios.

INSCREVA-SE PARA A TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM VOZ DE 2024

Foto: Reprodução/Freepik/@annastills