Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

12/06/2024

Alunas de Enfermagem participaram do Arraial da Creche Maria de Nazaré

A oportunidade de participar do evento surgiu devido à parceria para as atividades extensionistas do curso

Alunos do 5º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) estiveram presentes na organização e no evento do Arraial da Creche Fraternidade Maria de Nazaré, que ocorreu em 8 de junho.

A parceria ocorreu devido ao ensino teórico-prático que os alunos estão realizando na creche. A atividade foi coordenada ao longo da disciplina de Enfermagem “Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente”, onde puderam realizar ações de cuidado em saúde e práticas focadas na promoção do crescimento e desenvolvimento saudável infantil.

A Creche Maria de Nazaré está localizada na Vila Beatriz (SP) e seu arraial é um tradicional evento conhecido por toda a comunidade e pelas famílias das crianças atendidas.

Os alunos de Enfermagem participaram como voluntários na barraca de brincadeiras e comidas. A atuação dos estudantes iniciou antes da festa, buscando doações para as barracas com o auxílio do Centro Acadêmico de Enfermagem Madre Maria Gabriela Nogueira.

A disciplina extensionista é coordenada pela Profª Me. Taís de Abreu Ferro, enquanto a supervisão das atividades diurnas e vespertinas é feita pela Profª Me. Lenir Honório Soares.

De acordo com a professora Taís de Abreu, a prática extensionista e a aproximação das crianças e suas famílias propõe que os alunos compreendam o papel social do enfermeiro no dia a dia da comunidade e não apenas nos espaços hospitalares.

As alunas Thainá Monteiro Teixeira Araujo e Damaris Higa Lemos estiveram presentes no Arraial como monitoras, auxiliando na organização do evento.

Para as discentes, ser voluntária na festa junina foi uma ótima experiência. “Foi uma oportunidade que enriqueceu nosso crescimento profissional, fortaleceu nossas habilidades sociais e proporcionou momentos inesquecíveis”, disseram.

“Estabelecer esse vínculo com a comunidade foi importante para entender como a nossa participação pode ajudar muitas pessoas”, concluíram as alunas.