O evento enfatizou a necessidade da formação de profissionais que respondam complexos cenários na saúde
O curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 13 de maio, a 86ª Semana Brasileira de Enfermagem. O tema desta edição foi sobre “Saúde Planetária: Desafios da atuação do Enfermeiro”.
O evento contou com a presença de estudantes, professores e demais profissionais da área para debater sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana. Na oportunidade, foi debatido sobre a atuação da equipe de enfermagem em emergências que exigem resposta humanitária, como enchentes, migrações e acolhimento de refugiados, além de reflexões sobre os aprendizados da Enfermagem no cuidado à saúde indígena.
As apresentações dos palestrantes apontaram caminhos possíveis para fortalecer a presença da enfermagem em contextos marcados por vulnerabilidades sociais e ambientais.
De acordo com a Diretora do curso de Enfermagem e uma das organizadoras do evento, a Profª Dra. Lívia Keismanas de Ávila, o encontro pode promover um rico espaço de reflexão crítica. “Com essa promoção, a Faculdade reforça sua missão de preparar profissionais conscientes e comprometidos com uma prática ampliada do cuidado, capaz de responder aos complexos cenários vividos pela sociedade brasileira”, diz.
O evento foi avaliado de forma muito positiva pelos participantes, que destacaram a atualidade do tema e a qualidade das exposições. A temática abordada está alinhada às diretrizes da Agenda 2030 e da Organização Mundial da Saúde, reafirmando o compromisso da formação em enfermagem com os grandes desafios contemporâneos.