Docentes da FCMSCSP participaram do programa Bendita Hora, da Rede Vida, para falar sobre ciência, educação e saúde.
No dia 24 de junho de 2026, os professores Mirna Barros e Cristiano da Rosa, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, participaram, ao vivo, do programa Bendita Hora, apresentado pelo Padre Juarez de Castro, na Rede Vida de Televisão. Além disso, a entrevista está disponível no canal oficial da emissora no YouTube. Durante o programa, os docentes levaram ao grande público temas de grande relevância para a ciência, a educação e a saúde.
Durante a entrevista, os professores explicaram a importância dos programas de doação de corpos para o ensino e para a formação de profissionais da saúde. Em seguida, destacaram o papel fundamental dessas iniciativas para o desenvolvimento da anatomia e da educação médica. Os docentes também discutiram as alterações neuroanatômicas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, aproximaram o conhecimento científico da população.
A presença de professores universitários em veículos de comunicação de alcance nacional reforça o compromisso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com a divulgação científica. Além disso, evidencia sua missão de promover o conhecimento para além dos ambientes acadêmicos. Da mesma forma, levar informações confiáveis à sociedade contribui para combater a desinformação, estimular o pensamento crítico e ampliar a compreensão sobre temas que impactam diretamente a vida das pessoas.
Ao extrapolar os muros da universidade, os docentes cumprem um importante papel social. Assim, aproximam a ciência da sociedade e tornam o conhecimento mais acessível. Por isso, a participação no Bendita Hora demonstra que a academia deve compartilhar o conhecimento produzido de forma ampla. Com isso, contribui para uma população mais consciente, informada e capaz de participar ativamente das discussões sobre saúde, educação e cidadania.
A gravação completa do programa Bendita Hora, com a participação dos professores Mirna Barros e Cristiano da Rosa, está disponível no canal oficial da Rede Vida no YouTube.