Visita acadêmica promove intercâmbio sobre sistemas de saúde e fortalece aproximação institucional entre Brasil e Colômbia
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu, em 29 de setembro de 2026, seis estudantes de pós-graduação da Universidad del Valle, da Colômbia. A visita promoveu o intercâmbio acadêmico e a aproximação entre as instituições.
O grupo incluía cinco estudantes de Administração em Saúde e um de Economia da Saúde. Durante a programação, os visitantes conheceram a Faculdade e o Hospital da Santa Casa de São Paulo.
Na FCMSCSP, os estudantes foram recebidos pela Prof.ª Dr.ª Ana Lígia Passos Meira, do Departamento de Saúde Coletiva, e pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Diretor-Secretário da Faculdade.
Em seguida, o grupo visitou o Hospital da Santa Casa. Lá, foi recebido pelo diretor Dr. Ronaldo Rosa e conheceu instalações, fluxos assistenciais e aspectos da gestão hospitalar.
A programação também incluiu uma atividade sobre a história e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), conduzida pela Prof.ª Dr.ª Ana Lígia Passos Meira.
Além disso, os participantes discutiram desafios da saúde pública no Brasil e na Colômbia. Entre os temas estavam o acesso aos serviços, a Atenção Primária à Saúde, a integração das redes de atenção e as desigualdades territoriais.
“Mais do que apresentar o SUS aos estudantes, a visita foi uma oportunidade de colocar nossos sistemas de saúde em diálogo. Brasil e Colômbia têm trajetórias distintas, mas compartilham desafios relacionados à equidade, ao acesso e à organização das redes”, destacou a professora.
A visita ocorre enquanto as instituições avançam nas tratativas para formalizar uma cooperação acadêmica e científica. Com isso, a FCMSCSP e a Universidad del Valle poderão desenvolver atividades conjuntas de ensino, pesquisa e formação.
Além disso, a parceria prevê possibilidades de mobilidade acadêmica e intercâmbio entre estudantes, docentes e pesquisadores. A iniciativa reforça o compromisso da Faculdade com a internacionalização e a cooperação em Saúde Pública na América Latina.