Conheça os benefícios da telemedicina para a Oncologia

A pandemia da covid-19 provocou diversas dificuldades no tratamento de pacientes oncológicos. Por isso, a telemedicina está sendo uma das soluções encontradas para que o problema pudesse ser amenizado. 

A telemedicina ainda é uma prática que precisa se desenvolver no Brasil – apesar de ser já bastante difundida em países como os Estados Unidos, Canadá, Japão e outros da Europa.

Ter essa modalidade de atendimento no seu consultório é um diferencial que traz muitos benefícios, como, por exemplo, um acesso facilitado a uma segunda opinião de especialistas. 

Separamos, abaixo, alguns outros benefícios na utilização de telemedicina para Oncologia. Continue a leitura e confira!

Benefícios da telemedicina para a Oncologia

A telemedicina para a Oncologia pode ser utilizada no seu atendimento pré-clínico, no suporte assistencial, no diagnóstico e também no monitoramento do câncer.

Conheça mais algumas vantagens:

Acompanhamento médico remoto

Utilizar a telemedicina no seu consultório permite você acompanhar à distância o quadro dos seus pacientes, por meio de um monitoramento remoto dos sinais vitais e dos resultados de exames (também on-line), por exemplo. 

Isso faz com que as consultas presenciais sejam dispensadas em alguns casos, colaborando para um atendimento mais rápido, prático, econômico e, em tempos de pandemia, seguro. 

Acesso à saúde expandido 

Com consultas realizadas de forma on-line, pacientes que não estão em grandes centros urbanos podem ter atendimento médico a partir de outras localidades.

Isso resolve o problema encontrado em algumas cidades longínquas, onde o acesso ao atendimento médico pode ser mais complicado.

Menor deslocamento

O câncer pode causar sintomas que são capazes de gerar certos desconfortos nos pacientes, dificultando o deslocamento até o consultório

Isso pode influenciar o resultado do tratamento e fazer com que os pacientes se sintam desmotivados a seguir com o acompanhamento médico.

A possibilidade de receber atendimento em casa causa mais segurança e tranquilidade para você e também para o seu paciente.  

Troca de informações entre os médicos

Como bem se sabe, para alcançar bons resultados no tratamento oncológico, é recomendado  diagnóstico precoce do câncer e estadiamento correto do tumor.

Você pode ter acesso remoto a outros médicos, trocando informações e conhecimentos. 

Além disso, o diagnóstico pode ser confirmado de forma mais rápida.

Diagnóstico mais específico

No atendimento oncológico, a Radiologia é uma das especialidades mais importantes na investigação, estadiamento e monitoramento da doença. 

A telemedicina pode ser usada nessa área. Um exemplo disso é na mamografia digital, que oferece mais qualidade nas imagens.

Otimização do tempo

A telemedicina disponibiliza um atendimento mais ágil e prático para os médicos e seus pacientes.

Essa otimização é causada pelo fato de não ter deslocamento e pela possibilidade do prontuário eletrônico ser acessado de qualquer lugar. 

Os diagnósticos e laudos são feitos de forma rápida, no máximo em 24 horas. 

Isso ajuda para que o tratamento comece mais rapidamente.

Confira também: Curso de Graduação em Medicina

Foto: Reprodução/Freepik/@DCCStudio