A pandemia da covid-19 provocou diversas dificuldades no tratamento de pacientes oncológicos. Por isso, a telemedicina está sendo uma das soluções encontradas para que o problema pudesse ser amenizado.
A telemedicina ainda é uma prática que precisa se desenvolver no Brasil – apesar de ser já bastante difundida em países como os Estados Unidos, Canadá, Japão e outros da Europa.
Ter essa modalidade de atendimento no seu consultório é um diferencial que traz muitos benefícios, como, por exemplo, um acesso facilitado a uma segunda opinião de especialistas.
Separamos, abaixo, alguns outros benefícios na utilização de telemedicina para Oncologia. Continue a leitura e confira!
A telemedicina para a Oncologia pode ser utilizada no seu atendimento pré-clínico, no suporte assistencial, no diagnóstico e também no monitoramento do câncer.
Conheça mais algumas vantagens:
Utilizar a telemedicina no seu consultório permite você acompanhar à distância o quadro dos seus pacientes, por meio de um monitoramento remoto dos sinais vitais e dos resultados de exames (também on-line), por exemplo.
Isso faz com que as consultas presenciais sejam dispensadas em alguns casos, colaborando para um atendimento mais rápido, prático, econômico e, em tempos de pandemia, seguro.
Com consultas realizadas de forma on-line, pacientes que não estão em grandes centros urbanos podem ter atendimento médico a partir de outras localidades.
Isso resolve o problema encontrado em algumas cidades longínquas, onde o acesso ao atendimento médico pode ser mais complicado.
O câncer pode causar sintomas que são capazes de gerar certos desconfortos nos pacientes, dificultando o deslocamento até o consultório.
Isso pode influenciar o resultado do tratamento e fazer com que os pacientes se sintam desmotivados a seguir com o acompanhamento médico.
A possibilidade de receber atendimento em casa causa mais segurança e tranquilidade para você e também para o seu paciente.
Como bem se sabe, para alcançar bons resultados no tratamento oncológico, é recomendado diagnóstico precoce do câncer e estadiamento correto do tumor.
Você pode ter acesso remoto a outros médicos, trocando informações e conhecimentos.
Além disso, o diagnóstico pode ser confirmado de forma mais rápida.
No atendimento oncológico, a Radiologia é uma das especialidades mais importantes na investigação, estadiamento e monitoramento da doença.
A telemedicina pode ser usada nessa área. Um exemplo disso é na mamografia digital, que oferece mais qualidade nas imagens.
A telemedicina disponibiliza um atendimento mais ágil e prático para os médicos e seus pacientes.
Essa otimização é causada pelo fato de não ter deslocamento e pela possibilidade do prontuário eletrônico ser acessado de qualquer lugar.
Os diagnósticos e laudos são feitos de forma rápida, no máximo em 24 horas.
Isso ajuda para que o tratamento comece mais rapidamente.
Confira também: Curso de Graduação em Medicina
Foto: Reprodução/Freepik/@DCCStudio