Conheça os motivos para especializar-se na área de Enfermagem em Estomaterapia

A Enfermagem em Estomaterapia é uma área responsável pelo tratamento de feridas agudas e crônicas. É papel do Estomaterapeuta atuar no cuidado de feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras, úlceras neuropáticas — decorrentes do Diabetes e Hanseníase, por exemplo —, lesão por pressão, lesão por fricção dentre, dermatites associadas à incontinência, dentre outras situações que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.

O enfermeiro especialista será mais capacitado para oferecer assistência às pessoas com feridas, incontinências e estomias, além de implementar melhorias para o cuidado dos pacientes.

Diante da importância da área, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia, saiba mais!

Onde o enfermeiro especialista pode atuar?

O campo de atuação para o enfermeiro estomaterapeuta é amplo, atuando em serviços ambulatoriais; clínicas e consultórios especializados em estomaterapia; e assistência domiciliar. Também há a possibilidade de atuação como assessor e consultor técnico em empresas que comercializam produtos relacionados à área.

Na área de prevenção e tratamento, o enfermeiro estomaterapeuta pode atuar com protocolos operacionais e indicadores da assistência para lesões por pressão.

Faça sua especialização na Faculdade da Santa Casa de São Paulo

A Pós-graduação de Enfermagem em Estomaterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está estruturada para capacitar enfermeiros interessados na área de Estomaterapia com experiência clínica de, pelo menos, 6 meses.

O curso oferece mais de 120h de atividades práticas em diversos campos de atuação, formando profissionais mais confiantes e capacitados para atuar no mercado de trabalho.

Os objetivos do curso são:

  • Oferecer ao mercado de trabalho, enfermeiros especialistas qualificados, para atuarem na área de estomaterapia: incontinências, feridas e estomias.
  • Qualificar enfermeiros para prestação de assistência aos portadores de estomias, fístulas diversas, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal, nos diferentes cenários.
  • Capacitar os enfermeiros para o desempenho de suas atividades profissionais, dentro do contexto individual e familiar, valorizando os pressupostos técnico-científicos, gerenciais e éticos.
  • Desenvolver conhecimento e habilidade para o gerenciamento dos recursos físicos, materiais, ambientais e humanos na estomaterapia.
  • Fornecer subsídios para a produção de novos conhecimentos na área de estomaterapia, respeitando os princípios éticos e legais.
  • Realizar e divulgar conhecimento especializado por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas.
  • Introduzir recursos tecnológicos como ferramenta para atuação do enfermeiro especialista em Estomaterapia.

O curso tem 18 meses de duração e ocorre um final de semana por mês, exceto as atividades remotas, que ocorrem quinzenalmente às sextas.

GOSTOU DESSE CURSO? INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!