Para entender a diferença entre direito médico e bioética, é preciso, primeiramente, compreender as noções conceituais de cada termo.
Nesse sentido, abordaremos as características e significados de cada um e mostraremos as diferenças entre ambos.
O direito médico começou a surgir com seus primeiros indícios há pouco menos de um século, em meados da década de 1930, com o Decreto n.º 20.931 de 11 de janeiro de 1932.
Esse decreto foi muito importante para regulamentar o exercício de profissões ligadas à saúde, como medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e a atuação da parteira.
A partir desse marco, regimentos do direito médico foram sendo criados e modificados conforme as demandas e necessidades da população.
Nesse sentido, pode-se compreender o direito médico como um ramo do direito que abrange regulamentos e leis com o objetivo de nortear as relações entre médicos e o setor jurídico, assim como ocorre em outras áreas da ciência.
Entre os principais aspectos regidos pelo direito médico estão:
A bioética, por sua vez, é uma disciplina que surgiu como adjacente ao direito médico.
Esse “braço” do direito médico visa lidar com questões profundas envolvendo vida, morte, religião, qualidade de vida, tratamentos e outras questões que permeiam o campo da ética médica.
Sendo assim, a bioética no direito médico é muito importante para auxiliar profissionais da saúde a lidarem com o paciente, possíveis tratamentos, direitos e limitações, sempre de acordo com a ética humana e médica no âmbito profissional.
Basicamente, o direito médico é mais amplo, cujo objetivo é lidar com a dimensão do direito fundamental à saúde e suas implicações jurídicas considerando questões que envolvem a atuação dos profissionais e o reflexo disso no ramo jurídico.
Enquanto a bioética está em um campo mais específico, ou seja, na filosofia aplicada à conduta do homem em relação à vida e como as questões sociais são vistas pela ética no âmbito médico. Basicamente, a bioética se atenta aos princípios do agir humano relacionado às ciências da saúde.
Deseja saber mais sobre a diferença entre direito médico e bioética? Você pode adquirir todos os conhecimentos necessários para atuar no ramo de saúde com auxílio da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
O curso de pós-graduação em Direito Médico e Bioética da Faculdade da Santa Casa foi desenvolvido conforme a necessidade de questionar a atuação de médicos e outros profissionais em suas atuações cotidianas.
Nesse sentido, o curso visa promover conhecimentos jurídicos acerca de diversas situações que os profissionais de saúde vivenciam em sua rotina de trabalho e de como deve ser a tomada de decisão.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece diversos cursos nas áreas de saúde, inclusive pós-graduação e especializações.
Foto: Reprodução/Freepik/val-suprunovich