Motivos para fazer uma pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública

Os profissionais da área da Saúde Mental especialistas em Psicopatologia e Saúde Pública terão, a partir dos estudos teórico-clínicos e históricos oferecidos pelo Curso, instrumentos importantes para atuar em variadas áreas ligadas ao tratamento, ensino e pesquisa referentes ao sofrimento psíquico e às doenças mentais. 

A demanda por profissionais preparados para tratar do aumento significativo do sofrimento mental da população nunca foi tão intensa em todos os equipamentos de saúde mental pública (SUS) e privada.

A importância do profissional com especialização no sofrimento psíquico

O aumento do sofrimento psíquico, como, por exemplo, o aumento de casos de ansiedade e depressão da população em geral, ocorre, principalmente, em função dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados nos últimos anos, evidenciados e piorados durante a pandemia da Covid-19. 

As atuais condições de trabalho ou a falta de emprego, com o consequente aumento da carestia, também trazem consigo muitos casos de burnout e estresse. Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos, sendo que 72% dos brasileiros sofrem de alguma sequela do estresse e 32% deles têm burnout. 

Além do estresse e casos de depressão, o uso abusivo de álcool e drogas também têm gerado um intenso e grave adoecimento mental da população. Assim, com o aumento do número de pessoas adoecidas, torna-se necessário aumentar o número de profissionais qualificados para o atendimento de todos os tipos de sofrimento.

Com a especialização em Psicopatologia e Saúde Pública, o profissional poderá ter mais ferramentas para avaliar os inúmeros cenários nos quais o paciente está inserido e de que forma este indivíduo, sua personalidade e saúde psíquica são desenvolvidos. Com esta compreensão e por meio do estudo e do diálogo entre diferentes áreas da saúde mental (Psicofarmacologia, Psiquiatria e Psicanálise), o profissional terá mais condições de entender as origens do problema.

Onde o especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pode trabalhar?

O profissional tem muitas possibilidades de trabalho, podendo atuar em consultórios e clínicas conveniadas, além de redes e serviços da esfera pública (Unidades Básicas de Saúde – UBs, Centros de Atenção Psicossocial – CAPs, Centros de Convivência e Cooperativa – Ceccos, Residências Terapêuticas) assim como em hospitais, clínicas psicológicas e psiquiátricas, organizações Sociais – OSs ligadas ao cuidado da Saúde Mental e escolas. 

Em todos esses lugares, existem imensos desafios psicossociais que poderão ser amenizados com um profissional que já conhece como estes serviços funcionam legalmente, eticamente e historicamente.

Como é o mercado de trabalho para este profissional?

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Psicopatologia e Saúde Pública é amplo, uma vez que diversos profissionais da saúde podem realizar este curso, entre os quais médicos, psicólogos, psicanalistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Outro fator que contribui para o aumento da demanda e das oportunidades de trabalho é a obrigatoriedade recém exigida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aos planos de saúde, que está em vigência desde o dia 01 de agosto de 2022. A resolução feita pela ANS determina que convênios médicos não podem mais limitar o número de sessões de psicoterapia. Deste modo, o paciente poderá realizar o número de sessões que forem necessárias.

Conheça o curso de pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade da Santa Casa de SP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mantém o curso de pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública para oferecer aos profissionais ligados à saúde mental instrumentos para o reconhecimento precoce e para o encaminhamento terapêutico de problemas psicopatológicos, por meio de instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área.

Com o curso, o pós-graduando poderá ter experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental, bem como a elaboração crítica dessas experiências. Com esta visão crítica que o curso irá proporcionar, o especialista poderá buscar intervenções e estratégias mais efetivas para o cuidado de seus pacientes, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos.

Confira mais informações sobre o curso e pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública e inscreva-se!