Por que cursar Fonoaudiologia na Faculdade da Santa Casa de SP?

O curso de graduação em Fonoaudiologia tem como propósito formar profissionais para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana, além de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, fala e linguagem, atuando interdisciplinarmente durante o diagnóstico e tratamento de cada paciente. O curso de Fonoaudiologia forma o aluno para atuar em diversas áreas, visando a promoção das habilidades comunicativas em diversas fases da vida.

Inaugurado em 2002 com Conceito Máximo no MEC, o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso.

O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O curso visa desenvolver o espírito científico no aluno por meio de modalidades de prática didático-pedagógica que incluam: Monitorias (Anatomia e Histologia, Neuroanatomofisiologia, Citologia e Embriologia), estágios em creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde, onde serão desenvolvidos projetos de pesquisa, tendo por finalidade a interação com a Comunidade, criando atividades típicas de Extensão.

Principais diferenciais do curso de Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP

Uma das características mais relevantes do curso está na formação generalista dos profissionais, reforçando o caráter humanista do fonoaudiólogo. Com este currículo, o cuidado com o paciente torna-se o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a Saúde em Comunicação, para, então, compreender o distúrbio.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano do curso.

Com quatro anos de duração, o curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano da graduação. O curso visa desenvolver o espírito científico no aluno por meio de modalidades de prática didático-pedagógica que incluem:

Disciplinas obrigatórias

Seu grande diferencial são as matérias obrigatórias de Libras na grade curricular do curso, além de ter à disposição o Centro de Simulação e Treinamento para melhor preparar os alunos para a prática.

Monitorias

Monitorias nas matérias de Anatomia e Histologia, Neuroanatomofisiologia, Citologia e Embriologia.

Estágios que ocorrem nos seguintes espaços

– Creche Claret;
– Escola Municipal de Educação Infantil “Armando de Arruda Pereira”;
– Centro de Saúde Escola Barra Funda — “Dr. Alexandre Vranjac”;
– Em Unidades Básicas de Saúde, tais como UBS Boracea, UBS Santa Cecília “Dr. Humberto Pascale”, UBS Nossa Senhora do Brasil “Armando D’Arienzo”, UBS Sé, UBS República;
– Hospital São Luiz Gonzaga;
– Hospital Dom Pedro II;
– Centro Especializado em Reabilitação (CER);
– No Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, nos seguintes departamentos: Departamento de Clínica Médica (Setores: Neurologia, Gerontologia), Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Departamento de Pediatria e Departamento de Otorrinolaringologia.

Laboratórios para atuações práticas

Os alunos têm à disposição o Centro de Simulação e Treinamento para melhor preparar os alunos para a prática.

Eles também têm acesso ao Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, localizado no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, equipamento voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

Reconhecimento de mercado

Os egressos de Fonoaudiologia vão se deparar com um mercado de trabalho diversificado e com alta demanda, resultado de uma sólida base teórica e um aprendizado voltado para o atendimento, com um campo de prática muito diverso. Assim, o aluno pode aperfeiçoar e se tornar um excelente profissional na área de atuação que quiser seguir. Além disso, os egressos do curso são reconhecidos pela sociedade como referências na área da saúde, muitas vezes procurados antes da formação.

O profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar em variadas áreas:

  • Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
  • Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atuação em casos de Síndrome de Down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
  • Voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

Sendo que as principais áreas de atendimento são:

– Acompanhamento e desenvolvimento da audição;
– Alterações de motricidade orofacial;
– Ambulatório de artes vocais;
– Distúrbios de aprendizagem (dislexia), de audição, de linguagem, de origem neurogênica, de voz, do equilibrio, de degluticação (disfagia infantil), fonológicos e psiquiátricos na infância;
– Gagueira
– Seleção e adaptação de próteses auditivas
– Síndrome de down

Principais objetivos do curso

  • Preparar o graduando para assumir sua identidade profissional, com competência, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional, além de:
  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos da vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Identificar e compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem;
  • Ter acesso aos vários sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo da Fonoaudiologia, que compreende o estudo da linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema sensório motor oral;
  • Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios que envolvem os processos de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema motor oral em todas as suas amplitudes e complexidades;
  • Desenvolver, participar e utilizar pesquisas ou outras produções de conhecimento, que objetivem a melhoria da prática profissional;
  • Participar dos movimentos de qualificação das práticas de saúde;
  • Ter os códigos políticos e normativos da profissão como baliza da sua prática.

Inscrições abertas para o Vestibular 2024

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 50 vagas para o curso de Fonoaudiologia, dessas, 15 são bolsas de estudo de 50 e 100%. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.