A demanda por profissionais da área de saúde humanistas e de excelência aumentou consideravelmente nos últimos anos. Pensando nessa crescente busca, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo reuniu algumas informações sobre os cursos mais procurados na área.
Há vários motivos para fazer um curso na área de saúde. Aqui estão alguns:
A área de saúde é promissora, e cada vez mais está abrindo espaço no mercado de trabalho. Este, por si só, já é um excelente motivo para fazer um curso na área da saúde.
No caso da FCMSCSP, egressos de nossos cursos, inclusive os docentes, são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, como educadores em saúde, além de ótimos profissionais com visão de direitos humanos, gestores e formadores de opinião. Além disso, cerca de 90% dos alunos recém formados já saem da Faculdade empregados.
Atuar na área de saúde também permite que os profissionais que sempre almejaram trabalhar no cuidado com o próximo possam exercer sua atividade. Essa assistência humanizada é feito tanto após a formatura, quanto durante a graduação. A atuação durante os cursos é feito, principalmente, pela inserção dos alunos na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com pacientes de diversas cidades e patologias, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social que ficam próximas ao hospital.
A área da saúde é composta por variados campos de atuação bastante, permitindo ao profissional escolher o curso que mais tenha ligação com as suas habilidades e inspirações. É possível atuar por meio de cursos como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
Embora seja uma das mais tradicionais, a área de saúde constantemente se atualiza devido aos avanços tecnológicos. Isso faz com que o setor gere empregos mesmo em tempos de crise e instabilidade econômica, além de oferecer salários atraentes.
Por isso, tanto cursos mais tradicionais, como Medicina e Enfermagem, como outros que demandam mais conhecimento tecnológico, como é o caso do curso superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, têm tido bastante procura.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece os cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia, de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
A Instituição também está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, que foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os alunos da FCMSCSP têm, desde o primeiro ano do curso, uma rica experiência prática em um dos mais importantes complexos hospitalares da América Latina: A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerada o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo.
Além disso, a Faculdade é evidenciada por um ensino teórico-prático, em que formam profissionais generalistas e humanistas.
Para o Vestibular 2024 são oferecidas 655 vagas para seis cursos de graduação, dessas 270 são bolsas de 50% e 100% para alunos de baixa renda. O valor da bolsa é calculado de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.
– 05 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 175 vagas para Ampla Concorrência
– 60 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 20 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 40 vagas para Ampla Concorrência
– 5 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 10 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 35 vagas para Ampla Concorrência
– 20 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 10 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 70 vagas para Ampla Concorrência
– 50 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 20 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 30 vagas para Ampla Concorrência
– 50 vagas para bolsas de 100% (modalidade Cota Social)
– 20 vagas para bolsas de 50% (modalidade Cota Social)
– 30 vagas para Ampla Concorrência