Como reconhecer um bom curso de Enfermagem?

Um bom curso de Enfermagem deve oferecer aos alunos o tripé universitário formado por ensino, pesquisa e extensão. Atividades que envolvam não apenas a aprendizagem em relação à condição e à aplicabilidade técnica e gerencial do enfermeiro, mas que também tenha uma formação centrada no cuidado e no aprimoramento da promoção da saúde da população.

Para que isso ocorra, o curso de Enfermagem deve incentivar as atividades práticas desde o início do curso, possibilitando a atuação do profissional de forma ética e multidisciplinar, além de desenvolver as inúmeras habilidades competentes ao enfermeiro.

Além disso, é fundamental que o curso possa incentivar à pesquisa baseada em evidências científicas que possam prover a divulgação e atualização do conhecimento científico. Isso pode ser feito tanto por meio das disciplinas obrigatórias, tanto pelos projetos de iniciação científica, quanto, ainda, por meio da produção científica e reflexão dos projetos de extensão em simpósios e mostras científicas.

Vale ressaltar que o aprendizado precisa se basear em um raciocínio clínico reflexivo, centrado no aluno. Um bom curso de Enfermagem deve promover espaços e interações fundamentados neste raciocínio, priorizando o contato mais próximo entre alunos e docentes. Nesse sentido, é fundamental o acompanhamento docente das atividades dos alunos, tanto na teoria, quanto na prática. Isso está diretamente atrelado à qualidade do ensino, portanto, ao alcance das competências profissionais.

O curso de Enfermagem deve promover o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem do estudante, promovendo, também, o autocuidado e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por meio de ações de tutoria, mentoria, entre outros.

Além disso, deve oferecer uma diversidade de espaços de assistência e de atividades práticas para o estudante. Essa diversidade envolve três níveis de assistência: primário, secundário e terciário, além de fortalecer a relação com a equipe interprofissional, estabelecendo espaços de aprendizagem a níveis multiprofissionais e até interprofissionais.

Por que escolher a Faculdade da Santa Casa de SP?

A Faculdade está à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, destacando-se, em especial, pelo currículo do curso, que envolve práticas assistenciais e simuladas desde o primeiro semestre. O curso está sempre acompanhando as necessidades da sociedade, formando alunos preparados para auxiliar na assistência em saúde em diferentes âmbitos.

Uma das características mais relevantes do curso está na formação centrada no cuidado e no aprimoramento da promoção da saúde da população. Com este currículo, a assistência humanizada se torna o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a atuação do profissional de forma ética e multidisciplinar.

Alguns dos motivos são:

  • Áreas de atuação diversificadas;
  • Reconhecimento de mercado;
  • Vocação e amor pela profissão;
  • Docentes altamente qualificados;
  • Parceria com o Coren.

Possibilidades de atividades práticas e incentivo à pesquisa na Faculdade da Santa Casa de SP

Com quatro anos de duração, o curso estrutura sua grade curricular com base nas transformações científicas e sociais da atualidade:

Aulas práticas na Irmandade da Santa Casa e outros equipamentos de saúde

Os alunos do curso de Enfermagem da FCMSCSP utilizam o Centro de Ensino e Treinamento da Instituição para as aulas práticas que ocorrem ao longo do curso. Além disso, desde o primeiro ano de sua formação, o aluno realiza atividades compartilhadas com os cinco cursos de graduação e com a população em torno da Instituição.

A fim de desenvolver as habilidades de enfermagem, o curso também oferece atividades de simulação realística. Os principais estágios dos alunos do curso ocorrem na Irmandade da Santa Casa de São Paulo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Hospital Escola Barra Funda.

Estágios obrigatórios

Com a amplitude de atividades práticas ao longo da graduação, o aluno já chega no último ano preparado para a atuação. Assim, os estágios curriculares ocorrem sem o acompanhamento recorrente do professor, além de que os alunos têm a oportunidade de escolher as especialidades que gostariam de se aprofundar.

Incentivo à produção científica

Ao longo de sua graduação, para além da teoria dos conceitos básicos de Enfermagem, o aluno também estuda as mais diversas áreas da saúde, a fim de garantir que o profissional da enfermagem promova o bem-estar do paciente da melhor forma possível.

O curso de Enfermagem também incentiva a produção científica e reflexão dos projetos de extensão da FCMSCSP por meio do Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas, atividade anual que apresenta o resultado dos projetos e pesquisas que os estudantes de Enfermagem realizaram ao longo do ano. O evento proporciona uma reflexão sobre temáticas transversais ao ensino da formação em saúde, sendo elas: desenvolvimento sustentável, violência, acessibilidade e direitos humanos.

Além do Colóquio Interdisciplinar, os alunos também participam de Mostra de Trabalhos Científicos e o Seminário de Comunicação em Enfermagem, eventos que contribuem para um olhar que visa uma maior qualificação das necessidades da população, promovendo melhorias e qualidade na oferta de serviços e assistências numa perspectiva de integralidade do cuidado.

Pesquisadores do Futuro

Programa subsidia dois meses de intercâmbio. Os alunos selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro e de desenvolver seus conhecimentos no ensino, pesquisa e assistência.

Vem pra Santa

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Ao todo, são oferecidas 120 vagas para o curso de Enfermagem, dessas 80 são bolsas para Cota Social. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro. O Vestibular é realizado pela Fundação Vunesp.