Nutrição Esportiva: o que é?

Você já se perguntou o que é Nutrição Esportiva?

A área estuda a conexão entre alimentação e prática de esporte, por atletas profissionais ou amadores. O termo simboliza a aplicação de conhecimentos de nutrição, fisiologia e bioquímica na execução de exercícios. O objetivo é a melhoria da performance, influenciar positivamente a recuperação pós-exercício e estimular hábitos saudáveis.

O que é Nutrição Esportiva?

É possível ter resultados ainda mais potentes com uma mudança na alimentação, em virtude da relação dos nutrientes no organismo. Dentre os objetivos dessa alteração de hábito alimentar, estão a eliminação de gordura e o ganho de massa magra. O esforço físico em excesso pode causar alterações fisiológicas e desgaste nutricional. Por isso, é necessário realizar uma compensação da forma certa pela alimentação.

A Nutrição Esportiva é considerada como uma especialidade da nutrição destinada ao atendimento de atletas e pessoas que exercem atividade física regular e àqueles que querem potencializar o rendimento e mudar a composição corporal. Ressalta-se, ainda, a possibilidade de deixar as pessoas mais saudáveis, melhorando a performance em práticas esportivas.

Indivíduos que buscam a melhoria do seu rendimento e modificar a composição corporal costumam aderir à Nutrição Esportiva, por isso, vem ganhando mercado nas academias. Além de objetivar indivíduos mais saudáveis, o nutricionista esportivo atua no sentido de melhorar o desempenho de seus pacientes na prática do esporte. Assim, a base dessa ciência é a conjugação dos benefícios desses dois pilares da boa saúde: exercício e alimentação.

Nutricionista esportivo

Além de entender o que é Nutrição Esportiva ou mesmo Nutrição Esportiva Funcional, também é necessário conhecer o profissional da área: o nutricionista esportivo. Tal profissional deve analisar o estilo de vida e práticas alimentares dos indivíduos e estar presente em ambientes esportivos, academias, consultórios e outros. Em atletas profissionais, esse profissional está integrado a uma equipe multidisciplinar, com consultas que analisam o histórico do paciente e seus hábitos e monta planos alimentares personalizados, objetivando o equilíbrio do corpo e melhoria de desempenho.

No plano alimentar, são analisados os micro e macronutrientes importantes para uma boa performance, considerando a hidratação e a quantidade. Dessa forma, é necessário ter um conhecimento profundo a respeito da rotina de exercícios físicos, considerando os horários em que são realizados, para que haja cargas energética e proteica suficientes para a recuperação dos músculos. O nutricionista esportivo também decide pelo uso de suplementos.

Importância da Nutrição Esportiva e seus objetivos

Um plano de nutrição esportiva de qualidade é essencial para atletas ou pessoas que começaram a praticar algum exercício físico, considerando que o equilíbrio certo de comida e bebida é essencial para todos os indivíduos.

Motivos para realizar uma pós-graduação na área de Nutrição Esportiva

A especialização em Nutrição Esportiva é muito importante para potencializar os currículos dos profissionais do setor, oferecendo possibilidades novas de atuação e crescimento na carreira e no aspecto financeiro. A pós-graduação em Nutrição Esportiva tem como foco a formação de profissionais com uma visão diferente, que compreendem as adaptações físicas e metabólicas que são necessárias à prática da atividade física.

Agora que você já sabe o que é Nutrição Esportiva, aprofunde os seus conhecimentos no blog da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Foto: Reprodução/Freepik/freepik