A saúde da comunicação humana é fundamental em todas as relações. Divide-se entre fala, audição, linguagem etc.
Visando promover a saúde da comunicação humana, a fonoaudiologia reúne técnicas e conhecimentos fundamentais para aprimorar as características citadas.
Mas não se resume apenas a isso. A fonoaudiologia é uma área da saúde que se dedica a possibilitar o bem-estar do ser humano de diversas maneiras.
Entenda como a saúde da comunicação humana influencia a linguagem oral, audição, fala e voz, assim como outras funções, como mastigação, respiração e deglutição.
Quando o assunto é saúde da comunicação humana, a fonoaudiologia atua em determinadas áreas relacionadas. Apenas o profissional especializado em comunicação consegue compreender as necessidades do paciente e orientar um tratamento.
Podem ser desenvolvidos protocolos de promoção da saúde da comunicação, assim como para a prevenção de possíveis problemas.
Além disso, o fonoaudiólogo pode avaliar o paciente para traçar um diagnóstico, realizar a gestão da reabilitação e todos os aperfeiçoamentos cabíveis. A atuação desse profissional é fundamental na vida de uma pessoa que precisa dessa ajuda.
Nesse sentido, as principais áreas de atuação da fonoaudiologia na saúde da comunicação humana são:
O acompanhamento fonoaudiológico visando à saúde da comunicação humana tem diferentes estágios e cuidados.
Em vista disso, a fonoaudiologia domiciliar atua por serviços de home care, isto é, tratamento orientado no conforto da casa do paciente.
Dessa forma, é possível promover uma atenção individualizada, deixar a pessoa mais tranquila, estreitar as relações com esse paciente e oferecer as soluções adequadas.
Benefícios da fonoaudiologia domiciliar, visando à saúde da comunicação humana:
Os tratamentos envolvendo a comunicação humana são fundamentais para promover a saúde da fala, sendo essenciais às pessoas que trabalham diretamente com a voz e a linguagem.
Além da saúde da comunicação, o fonoaudiólogo auxilia o paciente com audição, deglutição, sucção, mastigação e até respiração.
Nesse sentido, a fonoaudiologia é importante em situações como auxiliar o paciente que possui alguma dificuldade em se expressar, promovendo a retomada das funções de comunicação, para que a pessoa consiga expressar o que quer ou o que sente.
Em outras situações mais delicadas, o profissional em fonoaudiologia ajuda na retomada de funções de pacientes que passam algum tempo sendo alimentados por sondas e precisam voltar a se alimentar normalmente, efetivamente.
O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo visa promover conhecimentos científicos aos profissionais de fonoaudiologia, saúde e educação.
O curso qualifica os profissionais para poderem ter contato com métodos e com técnicas inovadoras, desenvolvendo as habilidades necessárias para aplicar protocolos e utilizar equipamentos de saúde e educação, objetivando a prevenção, o tratamento e o aprimoramento das áreas que dizem respeito à comunicação humana.
Acesse todas as informações do mestrado profissional em saúde da comunicação humana aqui no site.
Foto: Reprodução/Freepik/freepik