ETAPAS PERÍODO
1. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE DOCUMENTOS: até 30/03/2023
2. PROVA ESCRITA: (Eliminatória): 06/04/2023 às 9h00
3. RESULTADO DOS SELECIONADOS PARA A 2ª. FASE: 13/04/2023 – Clique aqui para acessar
4. ENTREVISTA: 19/04/2023 e 20/04/2023
5. RESULTADO: 27/04/2023 – Clique aqui para acessar
6. MATRÍCULAS: 03/05/2023 e 04/05/2023
7. INICIO DO CURSO: 11/05/2023
No ato da inscrição o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).
Aos candidatos selecionados para matrícula no Programa, serão cobradas mensalidades no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais).
Código CAPES: 33019010013P0
Área de Avaliação CAPES: EDUCAÇÃO FÍSICA
Nota da CAPES: Mestrado Profissional – Nota 4
Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.
O Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivo geral preparar profissionais das áreas da saúde e da educação para a utilização da investigação científica como ferramenta para o aprimoramento de sua atuação profissional em diferentes aspectos da Comunicação humana.
O curso se propõe ainda capacitar profissionais para atuar em instituições ligadas às áreas da Saúde e da Educação e qualificá-los para:
1) Formar profissionais qualificados para o exercício da prática avançada e transformadora de procedimentos, visando atender a demandas sociais, organizacionais ou profissionais do mercado de trabalho;
2) Capacitar profissionais para transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
3) Capacitar profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
4) Qualificar profissionais para conhecer, desenvolver e aperfeiçoar métodos e técnicas inovadoras com aplicabilidade em equipamentos de saúde ou de educação, nas áreas que envolvam a comunicação humana;
5) Capacitar profissionais com uma visão interdisciplinar e integrada dos processos, alterações, reabilitação e aprimoramento da deglutição, audição, fala e linguagem.
O programa está desenhado para fonoaudiólogos e outros profissionais interessados nos processos e distúrbios da comunicação humana.
Presencial
As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde e às sextas-feiras (manhã e tarde).
Mestrado Profissional: 24 meses
Mestrado profissional: 60 créditos (34 em disciplinas obrigatórias e optativas; mínimo de 6 em atividades complementares; 20 no Trabalho de Conclusão)
O processo seletivo é composto por prova escrita eliminatória, com interpretação de textos em português e inglês e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do programa.
Coordenação: Profa. Dra. Katia de Almeida
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Profa. Dra. Katia de Almeida
Profa. Dra. Alessandra Spada Durante
Profa. Dra. Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Profa. Dra. Noemi Takiuchi
Profa. Dra. Marina Martins Padovani
Adriana Limongeli Gurgueira – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3840991418063408
Adriana Rahal Rebouças de Carvalho – Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo
(USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8941911507691568
Alessandra Spada Durante – Doutora em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138489785701371
Amalia Rodrigues – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1265150996581099
Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas – Doutora em Psicolinguistica pela University Of Connecticut (UCONN), Estados Unidos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0754347427711718
Caroline Nunes Rocha Muniz – Doutora em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidades de São Paulo (FMUSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823376813432428
Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3944886219254894
Katia de Almeida – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110340689574285
Lica Arakawa Sugueno – Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2182323949566756
Luiz Henrique Amaral – Doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236460697553047
Margarita Aparecida Bernal Wieselberg – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1945185759237158
Marina Martins Pereira Padovani – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9665420712062792
Milton Luiz Gorzoni – Doutor em Medicina (Clínica Médica) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790012183503640
Noemi Takiuchi – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8198247738103980
Osmar Mesquita de Sousa Neto – Doutor em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2556097289881107
Rosane Lowenthal – Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3764252492071682
Sandra Cristina Fonseca Pires – Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de SãoPaulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2319494739993280
Tatiana Pontrelli Mecca – Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Portugal).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9354478198313928
O programa de Saúde da Comunicação Humana, nível Mestrado Profissional está contemplado em uma Área de Concentração e três linhas de pesquisa, detalhadas abaixo:
1 – AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NA INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO E DA AUDIÇÃO
Descrição: Estudar e investigar os resultados da promoção e aprimoramento das habilidades de comunicação humana, e intervenção nos distúrbios da comunicação e da audição. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas de avaliação de
resultados nos processos que envolvem a comunicação humana e audição na saúde e na educação.
Docentes envolvidos: Alessandra Spada Durante / Katia de Almeida / Lica Arakawa Sugueno / Margarita Aparecida Bernal Wieselberg / Milton Luiz Gorzoni / Rosane Lowenthal / Sandra Cristina Fonseca Pires.
2 – AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO
Descrição: Investigar e aprimorar procedimentos relacionados à promoção, prevenção e avaliação da audição e do equilíbrio. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas para a avaliação dos distúrbios da audição e do equilíbrio, e seu impacto na qualidade de vida.
Docentes envolvidos: Alessandra Spada Durante/ Caroline Nunes Rocha/Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez/ Luiz Henrique Amaral/Osmar Mesquita de Sousa Neto.
3 – PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO NOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO
Descrição: Investigar os diversos aspectos envolvidos na prevenção e avaliação dos Distúrbios da Comunicação, tanto no contexto clínico como educacional. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas para a prevenção e avaliação dos
distúrbios da comunicação, e seu impacto na qualidade de vida. Docentes envolvidos: Adriana Limongeli Gurgueira / Adriana Rahal Rebouças de Carvalho / Amalia Rodrigues / Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas / Lica Arakawa Sugueno/ Marina Martins Pereira Padovani / Noemi Takiuchi / Tatiana Pontrelli Mecca.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 8
Carga horária: 96h
Ementa: Equipamentos, instrumentos, procedimentos e processos envolvidos na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação ao longo da vida, em diferentes cenários de atuação e modelos de serviços.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Elaboração e análise de dados de projetos de pesquisa epidemiológica. Conceitos e técnicas fundamentais de estatística descritiva e análise exploratória de dados. Estatística como instrumental em pesquisas.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Estruturação e elaboração de artigos técnico-científicos. Estruturação e elaboração de dissertações. Fundamentos de editoração de artigos científicos. Regras básicas de redação e ilustração. Padronização técnica de artigos, relatórios e textos de divulgação.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 2
Carga horária: 24h
Ementa: As relações entre comunicação, saúde e educação em uma perspectiva multidisciplinar. Interações comunicativas na promoção da educação e no acesso à saúde.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: Fisiologia do processo de audição em seus diferentes níveis de processamento e as alterações patológicas. Fisiologia do controle motor, da memória e da linguagem e suas alterações patológicas.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Epistemologia do pensamento científico. O método científico. O projeto de pesquisa. Metodologias em pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Métodos básicos e avançados para a investigação em audição na criança e no adulto e modelos de atuação profissional na área de Audiologia.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Modelos atuais de processamento de fala e linguagem. Diagnóstico e intervenção a partir de novos modelos de processamento de fala e linguagem, com ênfase na atuação multidisciplinar.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 2
Carga horária: 24h
Ementa: Análise crítica e discussão da literatura sobre temas relacionados a linguagem escrita e habilidades complementares. Temas: comunicação científica, formação de professores com base em evidências cientificas (leitura, escrita, compreensão, funções executivas). Práticas baseadas em evidências para o ensino e ou intervenção em leitura, incluindo a prosódia e compreensão de textos. Construção e validação de instrumentos de avaliação ou intervenção.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 2
Carga horária: 24h
Ementa: Raciocínio crítico para o desenvolvimento e validações de protocolos de rastreamento, avaliação clínica, instrumental e qualidade de vida das disfagias orofaríngeas. Atualização científica. Networking com grupos nacionais de pesquisa em deglutição e disfagia.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Conceitos básicos relacionados às etapas teóricas e empíricas de construção, adaptação cultural, análise de itens e escores de testes/escalas/questionários a partir de parâmetros psicométricos de validade e precisão, padronização e normatização dos instrumentos.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Recursos tecnológicos utilizados no processo de comunicação e reabilitação da pessoa com deficiência auditiva. Tecnologia aplicada à área das próteses auditivas e implantes cocleares; O uso da tecnologia assistiva para o deficiente auditivo; Promoção à acessibilidade, inclusão digital e social do deficiente auditivo; Modalidades de tradução audiovisual acessível; Intervenções baseadas na Internet para adultos com déficits auditivos; Aro magnético: acessibilidade da pessoa com deficiência auditiva.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Uso de tecnologia na intervenção nos distúrbios de fala e linguagem. Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na aplicação de alterações de linguagem de natureza primária e secundária, objetivos e formas de aplicação clínica e institucional, de natureza variada. Relação da comunicação e intervenção com uso da CSA na inclusão.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: Resolução de problemas da prática profissional por meio da metodologia de Design Thinking: visão geral, principais conceitos e aplicação.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: Métodologias, modelos e instrumentos para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão que envolvam produtos técnicos.
Nível: Mestrado Profissional
Créditos: 2
Carga horária: 24h
Ementa: O uso do sistema RedCap (Research Eletronic Data Capture) na coleta e gerenciamento de dados em pesquisa científica.
Em construção
Para o ingresso no Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente:
1. Pré-projeto, explicitando tema de interesse e linha de pesquisa, em formato PDF;
O pré-projeto deve conter o tema que pretende estudar e seu problema de estudo (2 a 5 laudas). Sugere-se que o texto apresente a seguinte estrutura:
2. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;
3. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:
Podem ser aceitos como alunos especiais, alunos de outros programas credenciados de pós-graduação ou docentes de outras IES a fim de cursarem disciplinas isoladas.
O aluno especial fica sujeito às mesmas normas de desempenho exigidas para o aluno regular, sendo sua admissão condicionada à disponibilidade de vagas, não lhe sendo facultado a obtenção da titulação.
O aluno especial, uma vez aprovado na(s) disciplina(s) que cursar, receberá declaração emitida pela Secretaria de Pós-graduação em que constará o nome da disciplina, ementa resumida, carga horária e número de créditos.
O aluno especial deverá pagar os custos da(s) disciplina(s) que cursar, sem direito a bolsa ou gratuidade, exceto quando se tratar de docente da própria instituição.
A admissão excepcional de alunos de graduação em disciplinas específicas dos programas de pós-graduação estará condicionada à capacidade de oferta de vagas de cada disciplina e à aceitação do docente responsável pela disciplina, comunicada por escrito à Secretaria de Pós-Graduação.
O aluno que estiver cursando pós-graduação lato sensu poderá ser indicado por um dos docentes do programa para frequentar disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu, podendo seus créditos virem a ser validados caso ele passe a ser um aluno
regularmente matriculado no programa stricto sensu.
É possível consultar o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP e os Regulamentos Internos de cada Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP, acessando os links abaixo:
Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa em Cirurgia da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Acadêmico da FCMSCSP
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Profissional da FCMSCSP
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP
Para acessar as normatizações, modelos e orientações, visando facilitar o desenvolvimento das teses e dissertações, clique nos links abaixo:
Normatização para Apresentação de Dissertações e Teses (baixar arquivo)
Formato de Tese Monográfico ou Preferencial (Orientações) (baixar arquivo)
Modelo de Capa e Página de Rosto – Dissertação de Mestrado (baixar arquivo)
Modelo de Capa e Página de Rosto – Tese de Doutorado (baixar arquivo)
Áreas de Concentração dos Programas Stricto Sensu (Orientações) (baixar arquivo)
Faça o download do requerimento, preencha-o em sua totalidade e encaminhe à Secretaria de Pós-graduação, presencialmente ou por e-mail (pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br).
Solicitações gerais (baixar o arquivo)
Ressarcimento Financeiro de Artigo Científico (baixar arquivo)
Carta de aceite do Orientador (Mestrado/ Doutorado) (baixar o arquivo)
Exame Geral de Qualificação (baixar o arquivo)
Defesa de Dissertação de Mestrado (baixar o arquivo)
Defesa de Tese de Doutorado (baixar o arquivo)
Declaração de Opção de Confecção de Diploma (baixar o arquivo)
Termo de Autorização para divulgação de Dissertação (Mestrado) e Tese (Doutorado) (baixar o arquivo)
Nome | Título | Orientador(a) | Co-Orientador(a) | Ano |
---|---|---|---|---|
Andréa Soares da Silva | Desenvolvimento de sistema baseado na Internet para orientação e telemonitoramento de usuários de prótese auditiva | Katia de Almeida | – | 2020 |
Vicente Coelho da Silva | Fotobiomodulação no Fluxo Salivar – Ensaio Clínico Randomizado | Marina Martins Pereira Padovani | Adriana Rahal Rebouças de Carvalho | 2020 |
Aline Andriotti de Moraes | Materiais e estratégias para intervenção em linguagem na primeira infância: Análise da produção brasileira e proposição de um produto | Noemi Takiuchi | – | 2020 |
Fernanda Bicalho Lima Silva | Instrumento de identificação de necessidades comunicativas e indicação de Comunicação Suplementar e Alternativa | Sandra Cristina Fonseca Pires | – | 2020 |
Em construção.
Inscrição: R$ 100,00
Mensalidade: R$ 800,00
(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750
pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br
Prof.ª Dra. Katia de Almeida
Médico formado pela FCMSCSP
“A Faculdade da Santa Casa dá muita experiência e segurança para lidar com o contexto externo, independentemente dos materiais e do que você tem ali na hora para fazer. Às vezes, temos que lidar com os recursos mais escassos ou mais tecnológicos. Então, a realidade é muito versátil e a Faculdade da Santa Casa consegue te preparar para isso, independentemente da situação.”
Médica formada pela FCMSCSP
“A convivência com pacientes desde o primeiro ano da faculdade, em que você vai aprendendo e fica em contato com pessoas, com os casos e com histórias que você nunca imaginou que poderia passar, é muito legal e vai te engrandecer não só como médico, mas, também, como pessoa.”
Psicóloga e discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“Chegar a Santa Casa de São Paulo é uma honra. É uma instituição de referência nacional e mundial na saúde. Os professores são incríveis, a rede de networking que a gente faz é maravilhosa! É um conteúdo inenarrável de tantas coisas boas. É como se tivessem me dado um tesouro. Eu sou extremamente feliz com a escolha que fiz”.
Psicóloga clínica e ex-aluna do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em Saúde e Saúde Mental da Santa Casa
“Ter feito o curso de especialização na Santa Casa enriqueceu muito meu currículo e agregou muito conhecimento a minha pratica clínica! Durante o curso tive o privilégio de ter tido aula com professores renomados, com ampla vivência, o que contribuiu não só com meu conhecimento teórico, mas também na prática”.
Discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“O curso é muito bom, tem ensinado muito pra gente e eu tenho colocado muita coisa em prática que a gente aprendeu. Vocês precisam fazer contato com a Santa Casa para saber mais. Vale muito a pena! A construção do conhecimento que estamos tendo aqui é algo que vamos levar por muito tempo.”