Mestrado Profissional Saúde da Comunicação Humana

Processo Seletivo 2023 - 1º Semestre

Edital – 1º sem/23 – Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde da Comunicação Humana – Mestrado Profissional

CALENDÁRIO – INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 30/03/2023

ETAPAS PERÍODO

1. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE DOCUMENTOS: até 30/03/2023
2. PROVA ESCRITA: (Eliminatória): 06/04/2023 às 9h00
3. RESULTADO DOS SELECIONADOS PARA A 2ª. FASE: 13/04/2023 – Clique aqui para acessar
4. ENTREVISTA: 19/04/2023 e 20/04/2023
5. RESULTADO: 27/04/2023 – Clique aqui para acessar
6. MATRÍCULAS:  03/05/2023 e 04/05/2023
7. INICIO DO CURSO: 11/05/2023

 

TAXA DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA:

No ato da inscrição o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Aos candidatos selecionados para matrícula no Programa, serão cobradas mensalidades no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais).

Sobre o curso

Código CAPES: 33019010013P0

Área de Avaliação CAPES: EDUCAÇÃO FÍSICA

Nota da CAPES: Mestrado Profissional – Nota 4

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

O Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivo geral preparar profissionais das áreas da saúde e da educação para a utilização da investigação científica como ferramenta para o aprimoramento de sua atuação profissional em diferentes aspectos da Comunicação humana.

Objetivos

O curso se propõe ainda capacitar profissionais para atuar em instituições ligadas às áreas da Saúde e da Educação e qualificá-los para:

1) Formar profissionais qualificados para o exercício da prática avançada e transformadora de procedimentos, visando atender a demandas sociais, organizacionais ou profissionais do mercado de trabalho;

2) Capacitar profissionais para transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

3) Capacitar profissionais para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

4) Qualificar profissionais para conhecer, desenvolver e aperfeiçoar métodos e técnicas inovadoras com aplicabilidade em equipamentos de saúde ou de educação, nas áreas que envolvam a comunicação humana;

5) Capacitar profissionais com uma visão interdisciplinar e integrada dos processos, alterações, reabilitação e aprimoramento da deglutição, audição, fala e linguagem.

Público-alvo

O programa está desenhado para fonoaudiólogos e outros profissionais interessados nos processos e distúrbios da comunicação humana.

Modalidade

Presencial

Periodicidade

As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde e às sextas-feiras (manhã e tarde).

Duração

Mestrado Profissional: 24 meses

Créditos para a titulação

Mestrado profissional: 60 créditos (34 em disciplinas obrigatórias e optativas; mínimo de 6 em atividades complementares; 20 no Trabalho de Conclusão)

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por prova escrita eliminatória, com interpretação de textos em português e inglês e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do programa.

Coordenação

Coordenação: Profa. Dra. Katia de Almeida

Vice-Coordenação: Profa. Dra. Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas

Membros do Conselho do Programa:

Profa. Dra. Katia de Almeida

Profa. Dra. Alessandra Spada Durante

Profa. Dra. Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas

Profa. Dra. Noemi Takiuchi

Profa. Dra. Marina Martins Padovani

Corpo Docente

Adriana Limongeli Gurgueira – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3840991418063408

Adriana Rahal Rebouças de Carvalho – Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo
(USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8941911507691568

Alessandra Spada Durante – Doutora em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138489785701371

Amalia Rodrigues – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1265150996581099

Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas – Doutora em Psicolinguistica pela University Of Connecticut (UCONN), Estados Unidos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0754347427711718

Caroline Nunes Rocha Muniz – Doutora em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidades de São Paulo (FMUSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823376813432428

Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3944886219254894

Katia de Almeida – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110340689574285

Lica Arakawa Sugueno – Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2182323949566756

Luiz Henrique Amaral – Doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236460697553047

Margarita Aparecida Bernal Wieselberg – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1945185759237158

Marina Martins Pereira Padovani – Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9665420712062792

Milton Luiz Gorzoni – Doutor em Medicina (Clínica Médica) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790012183503640

Noemi Takiuchi – Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8198247738103980

Osmar Mesquita de Sousa Neto – Doutor em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2556097289881107

Rosane Lowenthal – Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3764252492071682

Sandra Cristina Fonseca Pires – Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de SãoPaulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2319494739993280

Tatiana Pontrelli Mecca – Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Portugal).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9354478198313928

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

O programa de Saúde da Comunicação Humana, nível Mestrado Profissional está contemplado em uma Área de Concentração e três linhas de pesquisa, detalhadas abaixo:

Área de concentração: Comunicação Humana na Saúde e na Educação

1 – AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NA INTERVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO E DA AUDIÇÃO

Descrição: Estudar e investigar os resultados da promoção e aprimoramento das habilidades de comunicação humana, e intervenção nos distúrbios da comunicação e da audição. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas de avaliação de
resultados nos processos que envolvem a comunicação humana e audição na saúde e na educação.

Docentes envolvidos: Alessandra Spada Durante / Katia de Almeida / Lica Arakawa Sugueno / Margarita Aparecida Bernal Wieselberg / Milton Luiz Gorzoni / Rosane Lowenthal / Sandra Cristina Fonseca Pires.

2 – AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO NOS DISTÚRBIOS DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO

Descrição: Investigar e aprimorar procedimentos relacionados à promoção, prevenção e avaliação da audição e do equilíbrio. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas para a avaliação dos distúrbios da audição e do equilíbrio, e seu impacto na qualidade de vida.

Docentes envolvidos: Alessandra Spada Durante/ Caroline Nunes Rocha/Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez/ Luiz Henrique Amaral/Osmar Mesquita de Sousa Neto.

3 – PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO NOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Descrição: Investigar os diversos aspectos envolvidos na prevenção e avaliação dos Distúrbios da Comunicação, tanto no contexto clínico como educacional. Ainda, objetiva-se o desenvolvimento de procedimentos e técnicas específicas para a prevenção e avaliação dos
distúrbios da comunicação, e seu impacto na qualidade de vida. Docentes envolvidos: Adriana Limongeli Gurgueira / Adriana Rahal Rebouças de Carvalho / Amalia Rodrigues / Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas / Lica Arakawa Sugueno/ Marina Martins Pereira Padovani / Noemi Takiuchi / Tatiana Pontrelli Mecca.

Disciplinas (Grade)

APLICAÇÃO DE MODELOS DE INTERVENÇÃO EM COMUNICAÇÃO HUMANA

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 8

Carga horária: 96h

Ementa: Equipamentos, instrumentos, procedimentos e processos envolvidos na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação ao longo da vida, em diferentes cenários de atuação e modelos de serviços.

BIOESTATÍSTICA I

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 5

Carga horária: 60h

Ementa: Elaboração e análise de dados de projetos de pesquisa epidemiológica. Conceitos e técnicas fundamentais de estatística descritiva e análise exploratória de dados. Estatística como instrumental em pesquisas.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 3

Carga horária: 36h

Ementa: Estruturação e elaboração de artigos técnico-científicos. Estruturação e elaboração de dissertações. Fundamentos de editoração de artigos científicos. Regras básicas de redação e ilustração. Padronização técnica de artigos, relatórios e textos de divulgação.

COMUNICAÇÃO HUMANA NA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 2

Carga horária: 24h

Ementa: As relações entre comunicação, saúde e educação em uma perspectiva multidisciplinar. Interações comunicativas na promoção da educação e no acesso à saúde.

FISIOPATOLOGIA DA AUDIÇÃO E DOS PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 4

Carga horária: 48h

Ementa: Fisiologia do processo de audição em seus diferentes níveis de processamento e as alterações patológicas. Fisiologia do controle motor, da memória e da linguagem e suas alterações patológicas.

METODOLOGIAS EM PESQUISA CIENTÍFICA

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 5

Carga horária: 60h

Ementa: Epistemologia do pensamento científico. O método científico. O projeto de pesquisa. Metodologias em pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão.

MODELOS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM AUDIÇÃO

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 5

Carga horária: 60h

Ementa: Métodos básicos e avançados para a investigação em audição na criança e no adulto e modelos de atuação profissional na área de Audiologia.

MODELOS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM FALA E LINGUAGEM

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 5

Carga horária: 60h

Ementa: Modelos atuais de processamento de fala e linguagem. Diagnóstico e intervenção a partir de novos modelos de processamento de fala e linguagem, com ênfase na atuação multidisciplinar.

PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 2

Carga horária: 24h

Ementa: Análise crítica e discussão da literatura sobre temas relacionados a linguagem escrita e habilidades complementares. Temas: comunicação científica, formação de professores com base em evidências cientificas (leitura, escrita, compreensão, funções executivas). Práticas baseadas em evidências para o ensino e ou intervenção em leitura, incluindo a prosódia e compreensão de textos. Construção e validação de instrumentos de avaliação ou intervenção.

PROCESSOS E MÉTODOS DA AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 2

Carga horária: 24h

Ementa: Raciocínio crítico para o desenvolvimento e validações de protocolos de rastreamento, avaliação clínica, instrumental e qualidade de vida das disfagias orofaríngeas. Atualização científica. Networking com grupos nacionais de pesquisa em deglutição e disfagia.

PSICOMETRIA

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 3

Carga horária: 36h

Ementa: Conceitos básicos relacionados às etapas teóricas e empíricas de construção, adaptação cultural, análise de itens e escores de testes/escalas/questionários a partir de parâmetros psicométricos de validade e precisão, padronização e normatização dos instrumentos.

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA REABILITAÇÃO EM AUDIÇÃO

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 3

Carga horária: 36h

Ementa: Recursos tecnológicos utilizados no processo de comunicação e reabilitação da pessoa com deficiência auditiva. Tecnologia aplicada à área das próteses auditivas e implantes cocleares; O uso da tecnologia assistiva para o deficiente auditivo; Promoção à acessibilidade, inclusão digital e social do deficiente auditivo; Modalidades de tradução audiovisual acessível; Intervenções baseadas na Internet para adultos com déficits auditivos; Aro magnético: acessibilidade da pessoa com deficiência auditiva.

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA REABILITAÇÃO EM FALA E LINGUAGEM

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 3

Carga horária: 36h

Ementa: Uso de tecnologia na intervenção nos distúrbios de fala e linguagem. Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na aplicação de alterações de linguagem de natureza primária e secundária, objetivos e formas de aplicação clínica e institucional, de natureza variada. Relação da comunicação e intervenção com uso da CSA na inclusão.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 4

Carga horária: 48h

Ementa: Resolução de problemas da prática profissional por meio da metodologia de Design Thinking: visão geral, principais conceitos e aplicação.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 4

Carga horária: 48h

Ementa: Métodologias, modelos e instrumentos para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão que envolvam produtos técnicos.

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

Nível: Mestrado Profissional

Créditos: 2

Carga horária: 24h

Ementa: O uso do sistema RedCap (Research Eletronic Data Capture) na coleta e gerenciamento de dados em pesquisa científica.

Disciplinas (Ofertas)

Em construção

Ingresso de Alunos

Mestrado Profissional

Para o ingresso no Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente:

1. Pré-projeto, explicitando tema de interesse e linha de pesquisa, em formato PDF;

O pré-projeto deve conter o tema que pretende estudar e seu problema de estudo (2 a 5 laudas). Sugere-se que o texto apresente a seguinte estrutura:

  • a. O que se pretende estudar, ou seja, qual é a pergunta de investigação (preferencialmente expressa como pergunta mesmo);
  • b. Justificativa prática, pessoal e teórica e relevância social para à escolha do problema de investigação;
  • c. Linha de pesquisa do programa na qual o projeto se insere.

2. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;

3. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:

  • a. RG (Frente) em formato JPG ou PDF;
  • b. RG (Verso) em formato JPG ou PDF;
  • c. CPF em formato JPG ou PDF;
  • d. Diploma de Graduação (Frente) em formato JPG ou PDF;
  • e. Diploma de Graduação (Verso) em formato JPG ou PDF;
  • f. Foto de rosto, atual, com o fundo claro, em formato JPG ou PDF;
  • g. Curriculum Lattes (https://lattes.cnpq.br/) devidamente atualizado, em formato PDF;

Alunos especiais

Podem ser aceitos como alunos especiais, alunos de outros programas credenciados de pós-graduação ou docentes de outras IES a fim de cursarem disciplinas isoladas.

O aluno especial fica sujeito às mesmas normas de desempenho exigidas para o aluno regular, sendo sua admissão condicionada à disponibilidade de vagas, não lhe sendo facultado a obtenção da titulação.

O aluno especial, uma vez aprovado na(s) disciplina(s) que cursar, receberá declaração emitida pela Secretaria de Pós-graduação em que constará o nome da disciplina, ementa resumida, carga horária e número de créditos.

O aluno especial deverá pagar os custos da(s) disciplina(s) que cursar, sem direito a bolsa ou gratuidade, exceto quando se tratar de docente da própria instituição.

A admissão excepcional de alunos de graduação em disciplinas específicas dos programas de pós-graduação estará condicionada à capacidade de oferta de vagas de cada disciplina e à aceitação do docente responsável pela disciplina, comunicada por escrito à Secretaria de Pós-Graduação.

O aluno que estiver cursando pós-graduação lato sensu poderá ser indicado por um dos docentes do programa para frequentar disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu, podendo seus créditos virem a ser validados caso ele passe a ser um aluno
regularmente matriculado no programa stricto sensu.

Normas / Regulamentos / Modelos

É possível consultar o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP e os Regulamentos Internos de cada Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP, acessando os links abaixo:

Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP (baixar arquivo)

Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da FCMSCSP (baixar arquivo)

Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa em Cirurgia da FCMSCSP (baixar arquivo)

Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Acadêmico da FCMSCSP

Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Profissional da FCMSCSP

Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP

Para acessar as normatizações, modelos e orientações, visando facilitar o desenvolvimento das teses e dissertações, clique nos links abaixo:

Normatização para Apresentação de Dissertações e Teses (baixar arquivo)

Formato de Tese Monográfico ou Preferencial (Orientações) (baixar arquivo)

Modelo de Capa e Página de Rosto – Dissertação de Mestrado (baixar arquivo)

Modelo de Capa e Página de Rosto – Tese de Doutorado (baixar arquivo)

Áreas de Concentração dos Programas Stricto Sensu (Orientações) (baixar arquivo)

Requerimentos e Formulários

Faça o download do requerimento, preencha-o em sua totalidade e encaminhe à Secretaria de Pós-graduação, presencialmente ou por e-mail (pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br).

Solicitações

Solicitações gerais (baixar o arquivo)

Ressarcimento Financeiro de Artigo Científico (baixar arquivo)

Carta de aceite do Orientador (Mestrado/ Doutorado) (baixar o arquivo)

Exame Geral de Qualificação (baixar o arquivo)

Defesa de Dissertação de Mestrado (baixar  o arquivo)

Defesa de Tese de Doutorado (baixar o arquivo)

Declaração de Opção de Confecção de Diploma (baixar o arquivo)

Termo de Autorização para divulgação de Dissertação (Mestrado) e Tese (Doutorado) (baixar o arquivo)

Dissertações de Mestrado

NomeTítuloOrientador(a)Co-Orientador(a)Ano
Viviane Cappobianco Queiroz WesgueberPrograma de Comunicação Compassiva – Desenvolvimento de aplicativo digital para treinamento de alunos de graduação em cursos da área da saúdeOsmar Mesquita de Sousa Neto——————2022
Thamirez Santos Silva Ribeiro do Val BelloConhecimentos e percepções dos fonoaudiólogos sobre implante coclear e o processo de reabilitação auditivaKatia de Almeida——————2022
Mey Lin Valinhos FavorettoSequelas fonoaudiológicas e caracterização da deglutição em adultos dois anos após internação por COVID19Milton Luiz GorzoniMarina Martins Pereira Padovani2022
Marcella Vidal de Freitas dos SantosProtocolo clínico híbrido para seleção e adaptação de próteses auditivas em adultosKatia de Almeida——————2022
Luciana Borges Iglesias dos SantosElaboração do protocolo de avaliação da prosódia de leitura (PAPLe) em escolares de 2°ao 5°ano do ensino fundamental IAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas——————2022
Anna Carolina da Silva GonçalvesPrograma Terapêutico Articulatório Rítmico – PTAR: Aplicabilidade e efeito na disartria por esclerose múltiplaMarina Martins Pereira PadovaniMaira Rozenfeld Olchik2022
Aline Romeiro CasadoGuia de medidas comportamentais para verificação e avaliação de resultados das próteses auditivasElisiane Crestani de Miranda Gonsalez——————2022
Amanda de Oliveira BaptistaEstudo psicométrico do Teste de Teoria da Mente para Crianças (TMEC)Tatiana Pontrelli Mecca——————2022
Nathalia Ribeiro de BritoGuia de recomendações para alfabetização: a contribuição da fonoaudiologiaAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas——————2022
Fiama Santos de JesusControle Postural do Espectro Autista: relação de pais/ responsáveis sobre comunicaçãoTatiana Pontrelli Mecca——————2022
Danielle Dourado de CarvalhoAdesão ao tratamento fonoaudiológico em Unidade Básica de Saúde da região central do município de São PauloAdriana Limongeli Gurgueira——————2022
Cassia Alves Campos ValerianoPrograma de intervenção para a promoção de fluência de leitura (PROFLU)Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas——————2022
Carolina Finatti de AraujoIndicadores de melhora de habilidades de comunicação e sociabilidade em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Unidade de Referencia em TEARosane Lowenthal——————2022
Bruna da Silva FulachiProposta de um programa de intervenção para o linfedema facial e cervical secundário ao tratamento de câncer de cabeça e pescoçoLica Arakawa SuguenoDébora dos Santos Queija2022
Patricia Rodrigues Camargo NevesEmpatia na prática clínica da reabilitação audiológica com o uso de dispositivos eletrônicos auxiliares da audiçãoMargarita Aparecida Bernal Wieselberg——————2022
Talita Ferigato Mignella KufaElaboração de vídeos para orientação de atividades de vida diária de crianças com Transtorno do Espectro do AutismoTatiana Pontrelli Mecca——————2022
Priscila de Jesus de AndradeAdaptação Transcultural e Avaliação do Conteúdo do Plano de Intervenção do Sistema de Avaliação de Comportamento Adaptativo (ABAS – 3) Para Pais e Cuidadores de Crianças de 0 aos 5 anosTatiana Pontrelli Mecca——————2022
NomeTítuloOrientadorCo-OrientadorAno
Carolina Baratelli PintoFuncionalidade de um instrumento de rastreio para risco de disfagia em unidade de internaçãoMarina Martins Pereira PadovaniAlessandro Murano Ferré Fernandes2019
Edson MendesPastores evangélicos: autoavaliação, cuidados e sintomas vocaisMarina Martins Pereira Padovani2019
Ivete Ferreira LuzitanoGuia de orientação para melhorar a qualidade da comunicação entre trabalhadores de saúde e usuáriosAdriana Limongeli Gurgueira2019
Marcia dos Santos SouzaQualidade da comunicação da equipe de saúde no atendimento à população de Travestis e TransexuaisAna Luiza Pereira Gomes Pinto NavasGustavo Santa Roza Saggese2019
Mariana Pinheiro Silva Brigatto SperlingResposta da prótese auditiva e índice de inteligibilidade de fala em adultos usuários de amplificaçãoKatia de Almeida2019
Lara Lopez BarbosaLimitação em atividades de vida diária e qualidade de vida em adultos usuários de Implante CoclearKatia de Almeida2019
Rita de Cássia Bueno Lopes CalciolariO impacto da hipoglicemia transitória neonatal no desempenho da sucção de recém-nascidos a termoSandra Cristina Fonseca Pires2019
Talitha Guimarães D’Angelo DiasProposta e efeito de protocolo de treinamento muscular expiratório em disfagia orofaríngea na doença de Parkinson – Estudo PilotoMarina Martins Pereira Padovani2019
NomeTítuloOrientadorAno
Kelly Silva VianaCaracterização do desconforto aos sons em deficientes auditivos adultos pós-linguais adaptados com implante coclearProf. Dr. Osmar Mesquita de Sousa Neto2017
Lyvia Christina Camarotto Battiston Rodrigues SatoProtocolo clínico para Serviços de Saúde Auditivo – SUSProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Patricia Teixeira Menniti PenniniAplicação do speech, spatial and qualities of Hearing Scale na avaliação do benefício em usuários de prótese auditivaProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Vinicius de Oliveira Mendes LimaEfeitos da ativação de rebaixamento de frequências em usuários de próteses auditivasProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
Susan Karla dos SantosMaterial informativo para auxílio da pessoa com deficiência auditiva em sua busca por inclusão no mercado de trabalhoProf. Dr. Osmar Mesquita de Sousa Neto2017
Cristina Moraes do NascimentoEmissões Otoacústicas Produto de Distorção Pressurizadas em Neonatos Expostos ao Fumo Passivo Intra-ÚteroProfa. Dra. Alessandra
Spada Durante
2017
Cleiton Carvalho FortesProtótipo de um aplicativo para reabilitação vestibular baseado em realidade virtualElisiane Crestani de Miranda Gonsalez2017
Danilo Euclides FernandesO efeito das próteses auditivas na cognição, atenção e memória de pacientes idososProfa. Dra. Katia de Almeida2017
Claudia Maria de OliveiraA influência do uso de estratégias baseadas em conhecimentos neurocientíficos no ensino de língua inglesa para brasileiros adultoProf.ª Dra. Carla Andrea Tieppo2017
Gabriela Lolli TeneseProtocolo de rastreio para risco de alterações na deglutição e nas funções orais para bebês com Síndrome de DownProf.ª Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires2017
Cristiane AngeliniInstrumento de vigilância do desenvolvimento de linguagem para crianças de 12 a 36 meses – Estudo PilotoProf.ª Dra. Adriana Limongeli Gurgueira2017
Anderson Alves da Silva PereiraA efetividade de um material educacional para orientação e aconselhamento de adultos usuários de próteses auditivasProf.ª Dra. Katia de Almeida2017
NomeTítuloOrientadorAno
Ana Paula Gastão OrlandinProtocolo de avaliação da  compreensão oral e da leitura na dificuldade de oralidadeSandra Cristina Fonseca Pires2015
Angela dos Santos CostaEducação em saúde: programa de promoção da saúde auditiva no contexto escolarAlessandra Spada Durante2015
Camila Rodrigues Barboza de AndradeProtótipo do material didático – terapêutico para estimulação de habilidades semânticasAmalia Rodrigues2015
Érica de Cássia FerrazRecomendações para publicação científica em Saúde da Comunicação HumanaAna Luiza Pereira Gomes Pinto Navas2015
Juliana Rodrigues dos Santos RamosApoio educacional a jovens e adultos com Distúrbios Específicos de Aprendizagem e / ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no Ensino Superior Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas2015
Liliane Resende LavianoApresentação de um programa de formação de professores de educação infantil em desenvolvimento de linguagemNoemi Takiuchi2015
Luciana de Araújo MachadoDesenvolvimento de um manual instrutitvo de uso do treinamento auditivo computadorizado eArenaMargarita Aparecida Bernal Wieselberg2015
Maria Isilda Mielotti CarafiziAvaliação da Narrativa em Crianças com desenvolvimento típico, por meio do The Edmonton Narrative Norms Instruments adaptadoAdriana Limongeli Gurgueira2015
Milena Yoko NakamuraElaboração de um material educacional para orientação e aconselhamento de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas Katia de Almeida
2015
Rosemeire Oliveira Resende LavianoCantando e brincando com a linguagem oral: Recursos para o trabalho com crianças na primeira infância Noemi Takiuchi 2015
Paula LavaissieriCuidados vocais: protótipo de aplicativo para dispositivos móveisProf. Dr. Paulo Eduardo Damasceno Melo2015

Eventos (Defesas e Qualificações)

Perguntas Frequentes

Em construção.

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Investimento

Inscrição: R$ 100,00
Mensalidade: R$ 800,00

Atendimento

(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750

pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Coordenação

Prof.ª Dra. Katia de Almeida

O que nossos alunos estão falando sobre os nossos cursos.