O que é e por que fazer iniciação científica?

No ensino superior, pode-se perceber uma busca constante por recursos didáticos que consigam promover uma aprendizagem ativa e mais eficaz. 

Entre eles, destaca-se a iniciação científica, que ao contrário do que muitos acreditam, ela é uma excelente oportunidade para todos os alunos de graduação, mesmo que não tenham a intenção de se tornarem pesquisadores.

Isso porque a iniciação permite que eles desenvolvam habilidades básicas, como escrita e investigação que podem ser úteis para a sua vida profissional futura. No entanto, nem todos que ingressam no ensino superior sabem o que é iniciação científica, nem entendem sua importância.

Por isso, hoje vamos ver neste artigo tudo o que você precisa saber sobre iniciação científica e, principalmente, entender porque fazê-la enquanto estiver na faculdade ou universidade. Vamos lá!

O que é iniciação científica?

A iniciação científica (IC) é um programa oferecido por muitas instituições de ensino, tanto pública quanto privada, para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área do seu curso.

Como o próprio nome indica, isso é feito através de uma pesquisa científica. Você sabe o que é isso? É a aplicação prática de diversos processos metodológicos de investigação em busca por respostas a um determinado problema.

O foco é nos métodos científicos ao invés do resultado. Isso porque o objetivo da iniciação científica é o processo de aprendizagem percorrido em todas as etapas da investigação. 

Como funciona uma iniciação científica?

O programa de iniciação científica é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa das instituições de ensino. E em algumas situações o aluno procura por professores relacionados a um projeto ou os professores podem indicar alunos de outras instituições de ensino superior para participar dele.

É aconselhável que os graduandos procurem por professores orientadores que trabalham com mestrandos e graduandos que possuam uma linha de pesquisa de seu interesse. Ele não precisa ser necessariamente da mesma unidade do aluno que deseja fazer uma iniciação científica. 

Durante esse processo, o aluno deverá fazer pesquisas e escrever relatórios com as conclusões parciais e finais do projeto. 

Além disso, deverá sempre manter o currículo lattes atualizado — é o documento onde se registra os dados e as realizações acadêmicas de estudantes, professores e pesquisadores. Ele fica hospedado na plataforma lattes.

Por que fazer iniciação científica durante a graduação?

Conheça alguns motivos para fazer iniciação científica.

Mais oportunidades para a vida acadêmica

Participar de projetos de iniciação científica pode ser muito vantajoso para graduando, especialmente para quem deseja seguir na vida acadêmica. Isso porque ela é o primeiro passo para ingressar no mestrado e no doutorado. 

Portanto, o aluno tem mais oportunidades de ser aprovado em uma pós-graduação no futuro, em relação aos demais que não tem uma iniciação científica no currículo. 

Destaque profissional

A iniciação científica ajuda a desenvolver habilidades que podem ser úteis para qualquer escolha profissional.

Inclusive, ela também pode ajudar o aluno a se destacar em entrevistas de emprego. Isso é possível justamente pelas habilidades que ele desenvolveu durante o projeto. 

Contato com profissionais da área

Outra grande vantagem é a possibilidade de fazer ‘networking’ com pessoas referências na área.

Assim, o aluno pode potencializar seu conhecimento sobre técnicas e metodologias que certamente ajudarão a ampliar seu aprendizado. Sem contar que podem criar boas oportunidades para sua carreira. 

Horas complementares na faculdade

A iniciação científica vale como horas complementares. Portanto, ao se dedicar a esse projeto, o aluno não precisará realizar tantas outras atividades para cumprir com essa obrigatoriedade.

Socialmente importante

Além de beneficiar a si mesmo, a iniciação científica é benéfica para a sociedade. Isso porque muitas pesquisas desenvolvidas nas universidades e faculdades incentivam o desenvolvimento da sociedade ao buscar soluções para os problemas do cotidiano. 

O que é preciso para fazer iniciação científica?

A iniciação científica é um programa voltado para os alunos de graduação de qualquer área ofertada pelas instituições de ensino superior no Brasil. Portanto, o primeiro critério para participar é ser um graduando de uma faculdade ou universidade brasileira.

Embora seja possível encontrar também alguns projetos de iniciação científica sendo ofertado no ensino médio. Os alunos podem atuar junto a essas pesquisas de forma voluntária ou ter acesso a uma bolsa, concedida por agências que atuam em favor da pesquisa.

Para ter acesso à iniciação científica, o aluno deve passar por um processo seletivo definido pela própria instituição de ensino onde ele está matriculado. No entanto, o programa é válido para o ensino presencial e não o EAD.

Normalmente, o tempo de duração do programa é de 12 meses, podendo ser renovado com o mesmo professor pelo mesmo período. Mas nada impede o aluno de procurar outros professores para ingressar em novas pesquisas. 

Como conseguir uma bolsa de iniciação científica?

Como você acabou de ver, o aluno pode ter acesso à iniciação científica e receber uma bolsa. Nesse caso, é possível pleitear uma bolsa junto à própria universidade ou agências de fomento à pesquisa. 

Entre elas, destacam-se a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que está ligado ao Ministério de Educação, e o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que está ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para conquistá-la deverá respeitar as regras propostas por essas agências e participar de um processo seletivo burocrático e, às vezes, demorado. Portanto, é preciso dedicar esforço e tempo para conquistar uma bolsa de iniciação científica através delas.

E qual o valor médio das bolsas?

Em geral, o valor varia entre R$350,00 e R$400,00, a depender do tipo de projeto. Para saber mais sobre as bolsas de iniciação científica, o aluno deve consultar o site da sua instituição de ensino. 

Aqui na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferecemos uma bolsa de estudo de iniciação científica para os alunos já matriculados na instituição. Além da nossa bolsa filantrópica, o aluno também pode se inscrever na bolsa de iniciação científica oferecida pelo CNPQ.

Quer saber mais sobre? Então, acesse agora mesmo nosso site e confira mais informações sobre as bolsas de iniciação científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ou entre em contato conosco para eventuais dúvidas!