Psiquiatria Forense: o que é e quais são as áreas de atuação

A Psiquiatria Forense é uma das especialidades da Psiquiatria que capacita o médico para que ele possa compreender a relação entre saúde mental e comportamento criminoso, unindo o conhecimento psicológico com o sistema de justiça.  

O profissional dessa área desempenha um papel fundamental na avaliação da competência mental de indivíduos que estão envolvidos em processos legais. A Extensão em Psiquiatria Forense oferecida pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma boa alternativa para fornecer ao profissional as ferramentas necessárias para atuar nesse mercado. 

A seguir, explicaremos qual a função desse profissional, áreas de atuação e como funciona a extensão. 

O que faz um Psiquiatra Forense? 

Na prática, um Psiquiatra Forense atua com a análise do quadro clínico de um indivíduo envolvido em um processo judicial para identificar se o estado psiquiátrico do envolvido teve alguma influência no seu comportamento. A formação une conceitos da psiquiatria e do Direito.

Áreas de atuação

Essa é uma especialização da Psiquiatria que possibilita com que o profissional atue de forma interdisciplinar. Confira a seguir algumas possibilidades de atuação:

  • Análise de insanidade

Consiste na avaliação do indivíduo no momento do crime para identificar se ele estava mentalmente incapacitado de compreender suas ações.

  • Avaliação de risco de reincidência 

É o processo que avalia se uma pessoa com histórico criminal pode ou não voltar a cometer crimes. Essa é uma importante atividade para decisões sobre liberdade condicional, programas de reabilitação e liberação antecipada.

  • Avaliação de competência mental 

Nessa área, o profissional avalia a capacidade do indivíduo de compreender o processo legal, colaborar com os advogados e participar, de forma adequada, de um julgamento. 

  • Análise de sentenciamento

Atua com o fornecimento de informações sobre a saúde mental de uma pessoa com a finalidade de auxiliar o tribunal na determinação de uma sentença justa.

  • Consultoria em casos criminais

Atuação com advogados e promotores para fornecer insights sobre pautas de saúde mental em casos criminais para contribuir com a estratégia legal. 

  • Avaliação de testemunhas e vítimas

Análise da capacidade de testemunhas e vítimas de crime de participar de processos legais de maneira efetiva considerando aspectos da saúde mental.

  • Auxílio a prisioneiros 

Avaliação e tratamento para detentos com questões de saúde mental cujo objetivo é melhorar sua reabilitação enquanto está afastado do convívio social.   

  • Avaliação de lesões psicológicas

Mensurar o impacto psicológico de eventos traumáticos como acidentes ou crimes para identificar e determinar o grau de dano psicológico sofrido.

  • Mediação em disputas familiares

Atuação em assuntos relacionados à saúde mental de indivíduos envolvidos em assuntos como guarda de crianças e disputas familiares. 

Curso de Extensão para se tornar um Psiquiatra Forense

Para aprofundar os conhecimentos e atuar nesta área, o profissional pode fazer um curso de extensão. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o Curso de Extensão em Psiquiatria Forense na modalidade EAD.

Com 20 horas de duração, o curso oferece conteúdos planejados para que o profissional capacite-se através de conceitos atuais de Direito voltados à área da Psicologia. O formato online possibilita mais flexibilidade para que o aluno tenha a comodidade de expandir seus conhecimentos e conciliar o estudo com a sua rotina.

Coordenado pelo Professor Dr. Quirino Cordeiro Júnior, especialista em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e referência no assunto, o curso reúne inovação, a tradição de 60 anos da Faculdade e seu qualificado corpo docente.  

Médicos com inscrição ativa no Conselho Federal de Medicina (CFM) podem se inscrever no curso. Confira mais informações sobre a Extensão em Psiquiatria Forense da FCMSCSP e veja como se inscrever. 

GOSTOU DO CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!