Por que se especializar em Psicopatologia Fenomenológica?

A demanda por profissionais preparados para tratar do aumento significativo do sofrimento mental da população nunca foi tão intensa em todos os equipamentos de saúde mental pública (SUS) e privada.

Com o aumento da demanda, torna-se necessário aumentar o número de profissionais qualificados para o atendimento de todos os tipos de sofrimento. Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) há diversos cursos de pós-graduação, para diferentes tipos de abordagem, como, por exemplo, a Psicopatologia Fenomenológica.

Os profissionais da área da Saúde Mental especialistas em Psicopatologia Fenomenológica terão, a partir dos conhecimentos científicos adquiridos pelo curso, importantes instrumentos para diagnóstico, estruturação da terapêutica, seguimento, gerenciamento e avaliação dos resultados para tratamento clínico com base nos paradigmas da psicopatologia fenomenológica.

O que é Psicopatologia Fenomenológica?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 13% da população global vive com algum transtorno mental, dado que não inclui os problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, que acresce ainda mais ao quadro geral, pois é uma população com pouco acesso a diagnóstico e tratamento. A desassistência à saúde mental nos diversos países, incluindo o Brasil, traz também ônus econômicos às sociedades. 

Nesse contexto, é grande a necessidade de oferta de um modelo de saúde mental que responda exatamente aos anseios das pessoas. Apesar de ser um conhecimento totalmente consolidado, com mais de 100 anos de existência, a psicopatologia fenomenológica vem sendo considerada um dos instrumentos mais aptos para a modernização das estratégias em saúde mental, por meio daquilo que se chama a nova psicopatologia fenomenológica.

A Psicopatologia Fenomenológica é uma vertente que se concentra na compreensão da estrutura das experiências subjetivas das pessoas que sofrem de transtornos mentais. Em outras palavras, ela se preocupa em entender como a pessoa vivencia e percebe seus sintomas em relação com a totalidade da sua personalidade.

Na prática, isso significa que, seguindo essa abordagem, o profissional buscará compreender o que a pessoa está sentindo e experimentando, como ela descreve seus pensamentos e emoções a partir do sentido disso para toda a sua personalidade. Por exemplo, ao invés de apenas olhar para os sintomas de ansiedade, como a preocupação excessiva ou a tensão muscular, o profissional tentará entender como as perspectivas de futuro da pessoa se modificam quando está ansiosa, quais são as suas preocupações específicas relacionadas a isso e como essas perspectivas de futuro alteradas impactam a sua vida diária.

Essa abordagem reconhece que cada pessoa tem uma experiência particular com sua alteração mental e que não há uma maneira universal de tratar um transtorno mental. Ao entender como a pessoa vivencia seus sintomas em relação ao todo da sua personalidade, o especialista conseguirá adaptar o tratamento para melhor atender às necessidades individuais de cada paciente.

Além disso, será exigido um olhar dialético do profissional, para que ele reconheça o transtorno, com suas características próprias, e o modo como ele é vivenciado pela pessoa. Esse olhar favorece a compreensão das aspirações do paciente que está à sua frente, seus valores pessoais e culturais. Por fim, a abordagem incorpora a importância indiscutível da ciência, com dados, estatísticas e estudos comprovados, fazendo o encontro entre indivíduo e transtorno, entre valores pessoais e evidência científica.

Onde o especialista em Psicopatologia Fenomenológica pode atuar?

A Psicopatologia Fenomenológica é uma abordagem que, embora recente, tem se destacado na literatura e no atendimento clínico e tem como objetivo olhar o paradigma da saúde mental com outra perspectiva.

O profissional que optar por este método poderá atuar em diversos espaços da área da saúde que acolhem pacientes com transtornos mentais e sofrimentos psíquicos, como, por exemplo: Setores psiquiátricos; Clínicas; Consultórios particulares ou por convênios; em ambulatórios da rede pública; etc.

Além disso, a especialidade também incentiva a docência e a atuação na área da pesquisa.

Especializa-se na Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) prepara o aluno para utilizar os conhecimentos científicos da área como instrumento para a clínica em saúde mental. As 200h de atividades práticas ocorrem dentro do setor psiquiátrico do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), por meio de entrevistas e observação de pacientes com discussão de casos.

O curso oferece instrumentos para diagnóstico, estruturação da terapêutica, seguimento, gerenciamento e avaliação dos resultados para tratamento clínico com base nos paradigmas da psicopatologia fenomenológica.

Os alunos da especialização também têm acesso ao International Masters-level Programme “Phenomenology and Values-based Clinical Care” (PVbCC), coordenado pelo Collaborating Centre for Value-based Practice in Health and Social Care, do St. Catherine’s College da University of Oxford (UK).

GOSTOU DO CURSO? INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA TURMA!