O tema desta edição ampliou debates sobre currículo oculto em educação em saúde
O Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou em 24 de junho de 2025 o XX Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas. O evento contou com a presença de professores e alunos da Faculdade, totalizando 120 participantes.
O Colóquio ocorre semestralmente e já está consolidada como um espaço essencial para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os discentes dos diferentes semestres.
Na oportunidade, alunos do curso de graduação em Enfermagem de diferentes semestres puderam compartilhar suas produções de extensão. Nesta edição foram quatro iniciativas que integram ensino, pesquisa e serviços à comunidade.
Além disso, o evento contou com a palestra de tema “Currículo Oculto em Educação em Saúde” do Prof. Dr. Adriano Namo Cury, provocando reflexões sobre como valores, atitudes e práticas implícitas impactam a formação de profissionais. O diálogo aberto com os estudantes, por meio de perguntas ao final da exposição, reforçou o caráter crítico e participativo dos estudantes.
A Diretora do curso de Enfermagem da Faculdade, a Prof.ª Dra. Lívia Keismanas de Ávila, foi quem abriu oficialmente o encontro destacando o compromisso da Instituição com a formação integral do enfermeiro e com a extensão universitária voltada às necessidades reais da população.
O desenvolvimento do evento foi conduzido pela comissão organizadora do evento composto pelas docentes: Prof.ª Dra. Lívia Keismanas de Ávila, a Profª Dra. Carolina La Maison, a Profª Me. Eloiza de Oliveira Silva, a Profª Me. Aparecida dos Santos Noia e a Profª Me. Taís de Abreu Ferro, bem como monitores do curso de Enfermagem. A comissão e monitores auxiliaram na organização da programação, com o apoio às apresentações e a transmissão on-line para os alunos do primeiro semestre, garantindo ampla participação e integração.
De acordo com a Profº Dra. Lívia Keismanas, os estudantes aresentaram seus produtos que evidenciaram criatividade, viabilidade e impacto social, reforçando o papel transformador da extensão universitária.