A iniciativa teve como objetivo fortalecer práticas pedagógicas e promover a formação continuada dos professores da Instituição
O Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, entre os dias 8 a 12 de setembro, três oficinas voltadas à profissionalização da docência. A iniciativa teve como objetivo fortalecer práticas pedagógicas e promover a formação continuada dos professores da Instituição.
As oficinas contaram com a presença ativa de professores de diferentes cursos da Faculdade. Esta adesão evidência o compromisso do corpo docente da Instituição de manter a excelência no ensino, bem como de garantir uma constante atualização de suas práticas educacionais.
Durante as oportunidades, o NDD abordou temas atuais e relevantes para o ensino superior, como, por exemplo, a Metodologia PBL (Problem-Based Learning), o Ensino Baseado em Competências, a Inteligência Artificial aplicada à educação e a Avaliação da Aprendizagem.
Na oficina de PBL, dada pela Profa. Dra. Viviane Capelli do Departamento de Clínica Médica, os participantes puderam discutir estratégias para tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem. Na oficina de ‘Ensino baseado em competências’, dada pela Profa. Dra. Renata Giaxa, do Departamento de Clínica Médica, os participantes discutiram sobre fortalezas e fragilidades de desenvolver competências, simulando o planejamento de uma competência.
Já a oficina de ‘Inteligência Artificial’ foi oferecida por convidado externo, o Prof. Dr. Mario Augusto Ferrari de Castro, que fez reflexões sobre o uso ético e pedagógico de ferramentas digitais no contexto educacional. Na ação, os docentes puderam se engajar em dinâmicas colaborativas, trocando experiências e construindo conhecimento de forma coletiva.
De acordo com a Profª Dra. Cristiane Lopes, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente, capacitar o corpo docente é essencial para garantir uma formação de qualidade aos alunos da Faculdade. “As oficinas do NDD são espaços de troca, reflexão e crescimento profissional e seguem alinhadas com o compromisso instituição de valorização da docência e de inovação educacional”, diz.
As oficinas de capacitação docente ocorrerão até novembro. Para ver a programação completa, clique aqui.