Especialistas da área esportiva apresentaram experiências e destacaram a importância da integração entre modalidades.
O curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 10 de março de 2026, o 1º Summit — Atuação interdisciplinar no esporte de alto rendimento. O evento reuniu profissionais que atuam diretamente no esporte de alto rendimento para compartilhar experiências práticas com os alunos do primeiro ano do curso.
A programação contou com a participação de convidados externos reconhecidos na área do esporte, que compartilharam experiências profissionais. Em suas falas, os palestrantes abordaram diferentes dimensões da preparação esportiva, destacando a importância da integração entre áreas como nutrição, psicologia e preparação física para o desenvolvimento dos atletas.
Participaram do encontro Luís Felipe Castelli, Aline Tritto, Kamila Teixeira, Renato Li, Arthur Ferraz, Thiago Rodrigues e Lorena Morais Miranda, profissionais com trajetória ligada à nutrição esportiva e ao acompanhamento de atletas em diferentes modalidades, competições de alto rendimento e eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas.
Entre os convidados estiveram especialistas com atuação em clubes esportivos, projetos de alto rendimento e iniciativas voltadas ao esporte paralímpico. Durante as apresentações, foram discutidos temas como preparação nutricional para competições, estratégias de recuperação física, acompanhamento de atletas em treinamentos e viagens e o trabalho em equipe dentro das comissões técnicas.
Luís Felipe Castelli, por exemplo, apresentou o trabalho desenvolvido no Comitê Brasileiro de Desportos de Deficientes Visuais, destacando a importância do suporte multidisciplinar para atletas do movimento paradesportivo.
Já Aline Tritto compartilhou percepções sobre a estrutura do esporte de alto rendimento na Austrália, destacando a organização e o investimento na área. Atualmente, ela também atua com atletas das categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista, acompanhando desde equipes sub-7 até sub-20.
A palestrante ressaltou que o trabalho do nutricionista esportivo acontece muitas vezes diretamente no ambiente de treino — seja na quadra, no campo ou no tatame —, tornando necessário acompanhar de perto a rotina dos atletas.
Durante as apresentações, os alunos puderam perceber que a atuação do nutricionista esportivo vai muito além do consultório tradicional. O acompanhamento também ocorre em viagens e competições, oferecendo suporte nutricional em diferentes contextos, inclusive durante a estadia em hotéis.
A nutrição esportiva é um campo em expansão, apresentando crescente demanda no cenário atual. Nessa área, o trabalho pode ocorrer tanto de forma individual quanto coletiva, mas sempre integrado ao acompanhamento realizado pela equipe multidisciplinar.
O objetivo final da atuação no esporte é promover o desenvolvimento pleno do atleta, o que exige diálogo constante entre as diferentes áreas envolvidas na preparação esportiva.
De acordo com Arthur Ferraz, psicólogo do esporte, nem sempre um atleta compreende da mesma forma as áreas que o acompanham, o que pode prejudicar o trabalho integral dentro das limitações individuais.
“Quando falamos sobre interdisciplinaridade, falamos da ligação e da comunicação entre todas as áreas. Saber como falar com o preparador físico, com o nutricionista, como vou receber as informações do técnico para processar o meu trabalho de uma forma que o atleta também entenda a minha importância. Então, quando entendemos como trabalhar dessa forma, independentemente do lugar, melhoramos nossa capacidade de atendimento e de intervenção, para que cada profissional possa compreender e aproveitar o trabalho de cada área.”
O evento também contou com a participação da Profª Dra. Caroline Yoshioka, docente do curso de Nutrição da Faculdade, que possui experiência na atuação do nutricionista esportivo em grandes competições, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante sua participação, a professora destacou a relevância do trabalho integrado entre diferentes áreas da saúde para garantir o desenvolvimento e o desempenho dos atletas, além de apresentar relatos de atletas olímpicos acompanhados por ela.
“A Carol Yoshioka está sempre me acompanhando nos treinos. Quando eu me alimento bem, tenho mais energia para treinar e me sinto melhor no dia a dia. Além disso, também ajuda meu corpo a se recuperar melhor depois dos treinos”, comenta Giulia Takahashi, atleta da seleção brasileira de tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024.
Para a diretora do curso de Nutrição, Profª Dra. Rosana Rossi, a aula magna pode reforçar a proposta de formação generalista do curso, que busca apresentar aos estudantes diferentes possibilidades de atuação profissional, conectando a prática acadêmica com desafios e oportunidades do mercado.
Para a aluna Nicolly Moraes, o evento mostrou o quanto a atuação interdisciplinar é fundamental para os atletas que atuam no esporte de alto rendimento. “É por eles e para eles que essa integração entre profissionais acontece”, afirma.