Cerimônia reuniu autoridades, professores e convidados para celebrar as trajetórias de Alcides Amaral Salles, Luiz Carlos Trabuco Cappi e Modesto Souza Barros Carvalhosa
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugurou, nesta segunda-feira (17), três novos auditórios. Os espaços homenageiam personalidades com trajetórias marcantes na instituição e na sociedade brasileira. São eles: Alcides Amaral Salles, Luiz Carlos Trabuco Cappi e Modesto Souza Barros Carvalhosa.
Antes da homenagem aos três novos patronos, a cerimônia prestou tributo à memória do professor e doutor Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho. O momento ocorreu no auditório que leva seu nome. Representado por sua esposa, Lygia Fonseca Vidigal, ela recebeu uma placa de agradecimento e um buquê.
Vidigal integrou, por mais de 40 anos, o Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Nesse período, contribuiu com sua experiência e visão para o desenvolvimento institucional e a excelência acadêmica. Além disso, presidiu a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O edifício-sede da entidade, na Avenida Paulista, também leva seu nome.
Além disso, durante a cerimônia, foi recordado o descerramento da placa que deu seu nome ao auditório, realizado no ano passado. Em um momento de grande emoção, Lygia recebeu a homenagem em nome do marido.
No 1º andar, sala 104, o auditório recebeu o nome de Modesto Souza Barros Carvalhosa, jurista, advogado, professor e autor com trajetória de destaque no Direito brasileiro. Sua atuação se concentra especialmente nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, Direito Econômico, Arbitragem e Anticorrupção.
Ao longo de sua trajetória, Carvalhosa também se destacou pela produção acadêmica, pela atuação na advocacia e pela participação no debate sobre ética profissional, democracia, preservação do patrimônio histórico e ambiental e combate à corrupção. Seu trabalho reúne contribuições que ultrapassam o campo jurídico e dialogam com o fortalecimento das instituições brasileiras.
Em 1994, Carvalhosa foi admitido pelo então presidente da República, Itamar Franco, na Ordem do Mérito Militar, no grau de Oficial Especial. Durante a cerimônia de inauguração do auditório, também comentou sua relação com Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho e agradeceu a Luiz Carlos Trabuco Cappi pela contribuição para a instituição.
Na sequência, no 2º andar, sala 204, o auditório passou a se chamar Luiz Carlos Trabuco Cappi. Com mais de cinco décadas de atuação no setor financeiro, Trabuco construiu sua carreira no Bradesco. Ao longo de sua trajetória, chegou à presidência e, posteriormente, ao Conselho de Administração da instituição.
Durante a cerimônia, Trabuco afirmou que a homenagem “me torna perene com a contribuição com a história”. Sua relação com a Faculdade Santa Casa de SP, porém, vai além da homenagem desta segunda-feira. A frase “Valorize opiniões diferentes. O pensamento divergente nos ajuda a progredir”, de sua autoria, está estampada em uma das paredes da instituição.
Assim, a mensagem permanece diariamente diante de alunos, professores e colaboradores. Além de registrar seu pensamento, a frase reforça a contribuição de Trabuco para a história da Faculdade.
Por sua vez, no 3º andar, sala 304, o espaço recebeu o nome de Alcides Amaral Salles. Sua trajetória reúne décadas de atuação no serviço público e no sistema de Justiça de São Paulo. Além disso, participou de entidades representativas e contribuiu como conselheiro da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.
Alcides Amaral Salles integrou o Conselho Curador da Fundação por 18 anos. Durante esse período, contribuiu para o desenvolvimento institucional da Fundação e da Faculdade. Também se destacou como apoiador da Faculdade Santa Casa de SP.
Por fim, a cerimônia reuniu diretores, conselheiros, presidentes e membros da comunidade acadêmica. Além deles, familiares e convidados também participaram do encontro. Dessa forma, a inauguração marcou a incorporação dos novos nomes aos espaços da Faculdade.
Assim, a iniciativa preserva a memória e reconhece a contribuição de personalidades que fizeram parte da história da Faculdade Santa Casa de SP. Ao mesmo tempo, os novos auditórios passam a representar a trajetória e o legado de seus homenageados.
Confira as fotos das homenagens: