Somente termos exatos

Disciplinas (Grade) – Mestrado Acadêmico/Doutorado – Ciências da Saúde

Créditos: 2

Carga horária: 24h

Ementa: A iniciação científica de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa é adquirida pela participação no ambiente acadêmico, através da inserção do graduando em projetos de pesquisa dos orientadores e alunos de pós-graduação. Objetivos: A disciplina visa estimular maior integração entre a graduação e pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para possível redução no tempo médio de titulação de mestres e doutores; estimular pesquisadores produtivos da pós-graduação a envolverem alunos de graduação nas atividades científica e tecnológica. A avaliação do aluno faz-se por relatório da análise crítica metodológica de cinco (5) trabalhos dentre os apresentados no Fórum de Iniciação Científica.

Carga horária: 36h

Ementa: A disciplina de Análise de artigo científico constará da apresentação de artigos pelos alunos, sendo que serão escolhidos artigos que utilizam diferentes metodologias científicas. Tem importância para os alunos de pós-graduação poderem entender como aplicar as diferentes metodologias.

Carga horária: 36h

Ementa: A disciplina apresenta de forma estruturada as fases do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa, bem como o planejamento envolvido nas diversas fases. Oferece ainda a compreensão dos conceitos e ferramentas usualmente empregadas, com
abordagem prática sobre os diferentes desenhos e modelos de estudo, ressaltando suas vantagens e desvantagens.

Créditos: 6

Carga horária: 72h

Ementa: Estudo de problemas éticos de medicina atual, com análise de questões deontológicas pertinentes a área e discussão de casos concretos ocorridos nas várias especialidades médicas e vivenciados pelos pós-graduandos. Programa: 01 – Introdução ao estudo da ética: a ética nos cursos de graduação e pós-graduação. As bases da ética profissional 02 – Ética X Moral. Ética culturalista e voluntária; os dilemas éticos, a conduta ética. 03 – Bioética: conceito, histórico, princípios. 04 – Os direitos do paciente: direito à verdade, à escolha, à recusa. Manipulação clínica e comportamental. O segredo profissional. 05 – Responsabilidade profissional 06 – Ética no fim da vida: paciente terminal e eutanásia 07 – Ética em pesquisa com animais. 08 – Regulamentação da ética em pesquisa com seres humanos: Normas internacionais e nacionais. 09 – Aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos na resolução 196/96. I 10 – O sistema CEP-CONEP de controle social; as atribuições do CEP e da CONEP e operacionalização do sistema (Resol. 196/96). 11 – O protocolo de pesquisa: aspectos éticos e a Resol. 196/96. 12 – O termo de consentimento livre e esclarecido e os riscos e benefícios da pesquisa: aspectos éticos e Resol. 196/96. 13 – As áreas temáticas especiais na pesquisa com seres humanos (Resol. 196/96 e complementares).

Carga horária: 36h

Ementa: Esta disciplina tem objetivo de fornecer ao pós-graduando fundamentos básicos da escrita de artigos científicos. Apresentar de forma estruturada, as fases do desenvolvimento de artigos científicos original e revisão sistemática e todo o planejamento envolvido nas fases introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. O propósito desta disciplina também é introduzir os fundamentos da revisão sistemática e da metanálise, onde serão expostos definições e propósitos de cada um desses métodos analíticos, suas diferenças e complementariedades com a revisão narrativa. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) Como melhor estruturar a introdução (Revisão da Literatura) 2) Objetivo do Estudo 3) Material e Métodos 4) Apresentação dos Resultados 5) Discussão 6) Título e Escolha da Revista 7) Elaboração de uma revisão sistemática e metanálise 8) Exemplos práticos de artigos originais.

Créditos: 1

Carga horária: 12h

Ementa: A Disciplina de Ética em Pesquisa com Animais tem por objetivo apresentar os aspectos legislativos relacionados ao uso de animais de experimentação. Além disso, o curso discute questões gerenciais envolvidas em um biotério de experimentação animal, desde os procedimentos relacionados à manutenção de uma colônia, até as boas práticas quanto ao manuseio dos animais durante os experimentos. Finalmente, o curso aborda os principais pontos que devem ser considerados quanto à submissão de projetos de pesquisa para Comitê de Ética em Pesquisa com Animais de Experimentação. A avaliação se dá através do desempenho do acadêmico no que se refere à apresentação de um projeto de pesquisa, considerando os princípios de ética em pesquisa e não questões técnica-científicas.

Créditos: 5

Carga horária: 60h

Ementa: Debater de forma crítica os projetos de pesquisa propostos nas diversas áreas do conhecimento, promovendo a participação ativa dos alunos de pós-graduação. Conteúdo: Os alunos apresentam seu projeto de pesquisa em fase de finalização, abrangendo em especial o objetivo, a metodologia e os resultados que são analisados por banca de docentes da pós-graduação. Objetivo: desenvolver no aluno a capacidade crítica na análise de um trabalho científico. Avaliação- Ao final da disciplina, o aluno apresentará relatório contendo análise crítica de um dos projetos apresentados durante o curso.

Carga horária: 36h

Ementa: Esta é uma disciplina com objetivo de fornecer ao aluno fundamentos básicos da metodologia científica. Apresenta de forma estruturada as fases do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa e todo o planejamento envolvido nas diversas fases. Oferece ainda a compreensão dos conceitos e ferramentas usualmente empregadas, utilizando simultaneamente discussões práticas sobre os modelos de estudo, ressaltando suas vantagens e desvantagens.

Fachada da FCMSCSP