Para o ingresso no Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente, e ser aprovado no processo seletivo:
1. Projeto de Pesquisa a ser definido quando da abertura do edital. Salvá-lo em formato PDF;
2. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;
3. Preencher o formulário de informações sobre o vínculo empregatício, assiná-lo, e salvá-lo em formato PDF (baixar o arquivo).
4. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:
O processo seletivo é composto por prova escrita, eliminatória, e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP. A matrícula será realizada online, quando da aprovação no processo seletivo. O candidato será matriculado no Mestrado Profissional ou Acadêmico, de acordo com o perfil do candidato estabelecido na entrevista, pelos professores, juntamente com a coordenação.
Para o ingresso no Doutorado em Saúde Coletiva é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente:
1. Documento de “Manifestação de Interesse de Orientação” contendo o nome do candidato, linha de pesquisa, nome do projeto e manifestação do professor orientador vinculado ao Doutorado em Saúde Coletiva. Esse documento é requisito para o processo de seleção, mas vale ressaltar que este documento não implica na imediata aprovação do candidato, que será avaliado em todas as fases do processo seletivo que incluem a avaliação do currículo, avaliação do projeto de pesquisa e consonância com as linhas de pesquisa do Programa. Uma vez aceito pelo potencial orientador, junto com este o candidato deverá desenvolver um projeto de pesquisa, que será submetido ao Conselho de Curso, nos meses definidos no Edital, para análise e parecer sobre a aceitação no programa. Salvá-lo em PDF.
2. Projeto de Pesquisa vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa (elaborado em conjunto com o orientador). Salvá-lo em formato PDF;
3. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;
4. Preencher o formulário de informações sobre o vínculo empregatício, assiná-lo, esalvá-lo em formato PDF (baixar o arquivo).
5. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:
OBS: Em caráter excepcional, com voto favorável de pelo menos dois terços do Conselho do Programa e aprovação da CPG, o programa pode admitir um candidato (a) diretamente no Doutorado, sem exigência de um mestrado prévio, desde que apresente um projeto de pesquisa e maturidade acadêmica compatíveis com a titulação pretendida. Nesse caso, o Diploma de Mestrado e Histórico Escolar do Mestrado não serão necessários.
Podem ser aceitos como alunos especiais, alunos de outros programas credenciados de pós-graduação ou docentes de outras IES a fim de cursarem disciplinas isoladas.
O aluno especial fica sujeito às mesmas normas de desempenho exigidas para o aluno regular, sendo sua admissão condicionada à disponibilidade de vagas, não lhe sendo facultado a obtenção da titulação.
O aluno especial, uma vez aprovado na(s) disciplina(s) que cursar, receberá declaração emitida pela Secretaria de Pós-graduação em que constará o nome da disciplina, ementa resumida, carga horária e número de créditos.
O aluno especial deverá pagar os custos da(s) disciplina(s) que cursar, sem direito a bolsa ou gratuidade, exceto quando se tratar de docente da própria instituição.
A admissão excepcional de alunos de graduação em disciplinas específicas dos programas de pós-graduação estará condicionada à capacidade de oferta de vagas de cada disciplina e à aceitação do docente responsável pela disciplina, comunicada por escrito à Secretaria de Pós-Graduação.
O aluno que estiver cursando pós-graduação lato sensu poderá ser indicado por um dos docentes do programa para frequentar disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu, podendo seus créditos virem a ser validados caso ele passe a ser um aluno regularmente matriculado no programa stricto sensu.