O Santa M.A.R teve como objetivo qualificar futuros médicos para atuação em regiões de difícil acesso e com recursos limitados
Alunos do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizaram, em 23 de novembro, o I Curso de Medicina de Áreas Remotas (Santa M.A.R). O evento foi voltado para à comunidade acadêmica e teve como objetivo qualificar futuros médicos para atuação em regiões de difícil acesso e com recursos limitados.
O Santa M.A.R contou com a presença de especialistas renomados, que puderam palestrar sobre a importância de uma formação médica humanizada e preparada para enfrentar adversidades das áreas remotas.
O curso contou com a presença da Profª Dra. Giselle Klautau, Diretora do Curso de Medicina, e do Prof. Dr. Jean de Oliveira, chefe do Departamento de Neurocirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), no momento de abertura.
Após abertura, o Prof. Dr. Flavio Miura, professor orientador e organizador do evento, pode ministrar uma aula sobre diarreia do viajante, manejo da dor em áreas remotas, atendimento inicial ao traumatizado, traumatismo crânio-encefálico, equipamentos de trekking e kits médicos para viagens, enriquecidas por relatos de suas expedições médicas.
Já a Dra. Daniela Silvestre pode ensinar sobre lesões causadas pelo calor e sobre Medicina Polar, levando um panorama das adversidades climáticas extremas e suas implicações no atendimento médico.
Por fim, a Dra. Beatriz Natel abordou a importância das áreas remotas e o papel da Associação Brasileira de Medicina em Áreas Remotas (ABMAR) na comunidade médica, ampliando os horizontes dos participantes sobre os desafios e a relevância dessa especialidade.
Além da capacitação sobre o tema, também houve uma oportunidade de apresentar sobre o Projeto Expedição Abaré, que, anualmente, leva saúde e promoção social a comunidades ribeirinhas no Rio Tapajós, no Pará. A apresentação contou com a presença da Profª Dra. Rosane Lowenthal, Coordenadora do projeto, e do Dr. Juan Simões, egresso da Faculdade, onde puderam compartilhar sobre como funciona a organização e as vivências do Abaré durante o estágio eletivo dos alunos do sexto ano de Medicina.
De acordo com a aluna da Turma LIX e Coordenadora do Curso Santa M.A.R, Carolina Ribeiro Ferraz, o curso inaugura uma nova era de formação transformadora, preparando profissionais para atender populações remotas e fortalecer a saúde em áreas necessitadas. Além de Carolina, os alunos Luana Campos e Estevão Marana também auxiliaram na realização do evento.