Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

29/11/2023

Alunos dos cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos visitam Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares

A visita monitorada ocorreu em 28 de novembro e propiciou aos alunos o acesso às atividades multidisciplinares do setor nuclear do país

Os alunos dos cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) visitaram, em 28 de novembro, o Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), estabelecido dentro da Universidade de São Paulo (USP).

Os alunos foram acompanhados pelos docentes dos cursos tecnológicos, o Prof. Sergio Bittencourt e o Prof. Rodrigo Oliveira. A visita faz parte do programa de atividades práticas dos cursos, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer o reator nuclear e o setor de radiofarmácia de institutos e empresas parceiras.

De acordo com os professores, a visitação monitorada propicia aos alunos o acesso às atividades multidisciplinares do setor nuclear do país, como as áreas da Física Nuclear, Radioquímica, Biotecnologia e Materiais Avançados.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer o IEA-R1 no Centro do Reator de Pesquisa. O equipamento é um reator do tipo piscina, moderado e refrigerado à água leve, capacitado a atender experimentos de física nuclear, física de estado sólido, além de realizar pesquisas em terapia de câncer.

Atualmente, o reator atua na produção de radioisótopos para uso em Medicina Nuclear; na produção de fontes radioativas para gamagrafia industrial, ou seja na no ensaio que permite avaliar diversos tipos de defeitos tanto em estruturas como em soldas; na produção de radioisótopos para processos industriais; e na irradiação de amostras para a realização de análises multielementares.

Os alunos também visitaram o Centro de Radiofarmácia, pioneiro na produção de radioisótopos e radiofármacos no Brasil. De acordo com o professor Rodrigo Oliveira, o Instituto possui o Acelerador Cíclotron, e, por meio do programa de nacionalização e desenvolvimento de novos produtos, tem produzido e distribuído em todo o território nacional diversos produtos radioativos para diagnóstico e tratamentos. Além disso, o equipamento produz radioisótopos primários, moléculas marcadas e reagentes liofilizados, todos com qualidade controlada para administração em seres humanos na forma de fármacos injetáveis, destinados ao diagnóstico e terapia de inúmeras patologias.

A visita foi acompanhada pela Sra. Kátia Reiko Itioka e o Sr. Sérgio Tavares, ambos da Comunicação Institucional do IPEN; do Sr. Marcos Rodrigues de Carvalho, pesquisador nas instalações do Reator IEA-R1; e da Sra. Regina Celia Carneiro, gerente de produção no Centro de Radiofarmácia.

Mais notícias