Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

22/11/2024

Com atuação de professor da Faculdade, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

As contribuições do Prof. Dr. José Cassio de Moraes auxiliaram no combate da doença

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) concedeu ao Brasil o certificado de eliminação do sarampo no país. Anunciado pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a conquista foi fruto de um trabalho em conjunto com profissionais da saúde e do setor público, realizando medidas como busca ativa e ampliação da imunização.

O Brasil conquistou a primeira certificação em 2016, porém a doença ressurgiu entre os anos 2019 e 2022, sendo que o último caso de Sarampo foi mapeado em junho de 2022. Após dois anos sem transmissão em território nacional, o certificado foi recuperado.

A entrega do certificado ocorreu na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Brasília e contou com a presença do Prof. Dr. José Cássio Moraes, docente do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e membro da Câmara Técnica do Brasil de Verificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita.

O professor Cassio trabalha na área da imunização há mais de 50 anos, atuando em ações como a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), na consultoria para inclusão de vacinas no PNI e na alteração do calendário de imunização nacional.

Além disso, o Profº Dr. José Cassio de Moraes também esteve à frente em várias pesquisas sobre cobertura vacinal no estado de São Paulo, além de duas pesquisas em que avaliam a cobertura em todas as capitais do Brasil para nascidos vivos, — ou seja, toda criança que nasce apresentando ‘sinal de vida’, qualquer que seja o tempo de gestação— 2005 e 2018.

Estas pesquisas foram fundamentais para repensar as estratégias do Ministério da Saúde em relação à imunização brasileira, em especial de recém-nascidos e crianças, o que influenciaram a conquista do certificado de eliminação do sarampo.

Clique aqui e confira a cobertura da cerimônia.

Mais notícias