A iniciativa garante bolsas para estudantes, professores voluntários e coordenadores do projeto, além da concessão do auxílio permanência aos alunos do cursinho
O Cursinho Areguá Pré-Vestibular é um cursinho popular totalmente gratuito realizado por iniciativa dos alunos de graduação como projeto de extensão da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Até então, o cursinho contava com o apoio pedagógico e de materiais do Sistema Anglo de Ensino. Agora, o projeto de extensão conquistou mais um importante apoio: a aprovação no edital do CPOP — Rede Nacional de Cursinhos Populares.
A iniciativa conta com o apoio do MEC e da FIOCRUZ e iniciará ainda em julho de 2025. O apoio financeiro garantido pelo edital contempla bolsas para estudantes, professores voluntários e coordenadores do projeto. O grande destaque está na concessão do auxílio permanência aos alunos, que visa minimizar barreiras socioeconômicas, oferecendo suporte direto para despesas com transporte e alimentação.
Para os Diretores Gerais do Cursinho Areguá, João Ricardo Ramos Rosa e Davi Garcia, a aprovação do edital trata-se de um incentivo fundamental para que os estudantes possam se manter no cursinho com dignidade e foco, ampliando suas chances de acesso ao ensino superior.
Para o aluno João Ramos, a adesão ao CPOP “fortalece estruturalmente o Cursinho Areguá, permitindo a qualificação do trabalho pedagógico, a ampliação do alcance do projeto e a valorização do esforço coletivo de seus voluntários”.
Já para o aluno Davi Garcia, o apoio “é um avanço concreto na consolidação de um projeto construído coletivamente, que transforma vidas por meio da educação”.
O curso pré-vestibular Areguá, é um cursinho popular totalmente gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade econômica em busca da aprovação nos principais vestibulares de São Paulo e ENEM. Voltado para a inclusão e integração social, o projeto busca contribuir para o ingresso desses jovens nas universidades cada vez mais expressivo, transformando suas vidas por meio da educação.
O Cursinho Areguá Pré-Vestibular surgiu em 2020, fruto da insatisfação de um grupo de alunos da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) com a elitização do acesso ao ensino superior no país.
Em dezembro, o Curso Areguá foi oficialmente fundado, tornando-se um projeto de extensão universitária da Faculdade. Já em 2021, iniciou-se o primeiro ano letivo.
Com o histórico do projeto, a aprovação no edital do CPOP pode ser considerada como uma conquista que consolida o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos anos, reforçando a importância da educação popular como ferramenta de transformação social.
Para mais informações, acesse a página do Cursinho Areguá.