Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

01/11/2023

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade participa de Congresso Brasileiro e Internacional de Fonoaudiologia

O congresso aconteceu entre os dias 3 a 6 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) esteve presente no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e no 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que ocorreu de forma simultânea entre os dias 3 a 6 de outubro de 2023, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

O evento, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, teve como tema “Fonoaudiologia Sem Fronteiras” e contou com a presença de mais de 4500 fonoaudiólogos, sendo considerado a maior edição dos últimos anos.

Os congressos contaram com minicursos, oficinas, palestras, estudos de caso, entre outras ações que envolviam todas as áreas de especialidades da Fonoaudiologia que os profissionais presentes acompanhavam e debates envolvendo a área da ciência, educação e gestão. Além disso, também houve apresentação em pôster e em comunicação oral dos trabalhos aprovados.

A Faculdade foi representada por 14 docentes da Fonoaudiologia que participaram como palestrantes, moderadores ou organizadores na programação científica. Os professores que estiveram presentes no congresso são: Marina Martins Pereira Padovani, Noemi Takiuchi, Ana Luiza Navas, Miriam Moraes, Marta Assumpção Andrada e Silva, Ariella Fornachari Belan, Carolina Castelli Silvério, Ana Luiza Morrone Gebara, Adriana Rahal, Beatriz Verzolla, Aline Andriotti, Izabelle Vasconcelos, Alcione Campiotto, Lucia Nishino e Paula Lavaissieri.

Alguns alunos dos quatro da graduação de Fonoaudiologia, com destaque para 31 alunos do atual 4º ano, e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana também participaram do evento. Na oportunidade, os alunos puderam apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, de Iniciação Científica ou dissertação do Mestrado.

Dentre os trabalhos da FCMSCSP que foram aprovados estão:

  • “Guia De Orientação Para Avaliação Fonoaudiológica Por Teleconsulta”

Autores: Raquel Luzardo, Maria Fernanda Oberling Porto Pontes, Viviane Cappobianco, Ana Caroline Gomes da Costa, Amalia Rodrigues, Marina Martins Pereira Padovani, Manoel Carlos Sampaio de Almeida Ribeiro

  • “Protocolo Clínico Híbrido Para Seleção E Adaptação De Próteses Auditivas Em Adultos”

Autores: Marcella Vidal, Katia de Almeida

  • “Uso Da Técnica De Grupo Focal Online Com Experts Em Dispositivos Eletrônicos De Amplificação Sonora”

Autores: Laura Franco Chiriboga, Rita de Cássia Ietto Montilha, Katia de Almeida, Christiane Marques do Couto

  • “Reabilitação da sequela tardia de alteração do olfato e paladar pós Covid-19”

Autores: Laura Ferreira de Souza; Isabela Ribeiro Da Silva; Marina Martins Pereira Padovani

  • “Elaboração de um Manual de Uso de Saúde Digital e Inteligência Artificial No Manejo das Disfagias Orofaríngeas”

Autores: Juliana Wanderley Cidreira Neves, Marina Martins Pereira Padovani, Manoel Ribeiro

  • “O Uso De Tecnologias De Saúde Digital e Inteligência Artificial no Diagnóstico, Tratamento e Predição Das Disfagias Orofaríngeas Revisão Integrativa”

Autores: Juliana Wanderley Cidreira Neves, Marina Martins Pereira Padovani, Manoel Ribeiro

  • “Conhecimento Autorreferido de Fonoaudiólogos Hospitalares Brasileiros Sobre Saúde Digital e Inteligência Artificial no Manejo Das Disfagias Orofaríngeas”

Autores: Juliana Wanderley Cidreira Neves, Marina Martins Pereira Padovani, Manoel Ribeiro

  • “Uma Proposta de Uso de Tecnologias de Saude Digital e Inteligência Artificial no Manejodas Disfagias Orofaríngeas Com Foco no Desfecho e na Predição”

Autores: Juliana Wanderley Cidreira Neves, Marina Martins Pereira Padovani, Manoel Ribeiro

  • “Hipoglicemia Transitória Neonatal E O Impacto No Desempenho Da Sucção Não Nutritiva”

Autores: Rita De Cassia Bueno Lopes Calciolari,  Sandra Cristina Fonseca Pires 

  • “Protocolo De Avaliação De Praxia Infantil”

Autores: Vanessa Batista De Sousa Novaes, Sandra Cristina Fonseca Pires

Além de alunos e professores, egressos da Faculdade também puderam participar do congresso. Uma das presentes foi a fonoaudióloga Thays Cristina Garcia Vaiano, egressa da I Turma de Fonoaudiologia. Na oportunidade, Thays foi uma das premiadas dos “Destaque dos Departamentos Científicos e da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em 2023” na categoria Voz.

Para mais informações, acesse o site do Congresso ou entre no Instagram da SBFa.