Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

17/01/2024

Mutirão de saúde retorna à Aparecida oferecendo exames gratuitos e atendimento em 27 especialidades médicas

O evento, que acontecerá de 18 a 24 de janeiro de 2024, é uma iniciativa dos alunos dos seis cursos superiores da Faculdade, em parceria com a prefeitura da cidade

Entre os dias 18 a 23 janeiro de 2024, o Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) retornará à Aparecida com a expectativa de realizar mais de 2000 atendimentos gratuitos à população.

Além de alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade, o evento também contará com médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos voluntários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), totalizando 400 voluntários.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, o PECA se iniciou em 2004 e é um importante programa de tradição da Instituição. “De ano a ano, ele é organizado com muita qualidade e dedicação pelos nossos acadêmicos, que também recebem um excelente apoio de nossos valorosos professores”, diz. “Para este PECA, tive o privilégio de acompanhar os seus preparativos e pude testemunhar a excelente capacidade das pessoas envolvidas. Senti-me muito feliz e orgulhoso ao observar a inteligência, o empenho e a desenvoltura da atual equipe”, informa o Diretor.

Com o retorno do programa à cidade, também será possível realizar um acompanhamento da saúde de todos que foram atendidos no ano anterior, verificando melhorias nos quadros do paciente. Além do caráter assistencial, o PECA tem a função pedagógica na formação de profissionais da saúde, conscientizando-os de suas responsabilidades sociais e reforçando a importância do atendimento humanizado. A Diretora dos programas de extensão e Coordenadora geral do PECA, a Profª Dra. Adriana Gurgueira, reforça este caráter integrativo.

“O PECA para mim significa transformação, conhecimento e troca de saberes entre docentes, estudantes, voluntários e a Sociedade. Esta próxima edição vai ser mais uma oportunidade de muita integração e aprendizado contínuo. Tenho certeza que a experiência em Aparecida será ímpar”, comenta a professora.

PECA 2023 realizou 1900 consultas médicas em sete dias

Na edição anterior, os voluntários do PECA atenderam mais de 600 pessoas, realizando mais de 1900 consultas de diversas especialidades médicas como, por exemplo, as 197 consultas ginecológicas. Além disso, também foram realizadas 52 audiometrias e 58 consultas de fonoaudiologia, 239 coletas de exames laboratoriais e 29 cirurgias eletivas na Santa Casa de Misericórdia de Aparecida, hospital parceiro do programa.

A passagem do programa na cidade, em 2023, foi essencial para a ativação da UPA Aparecida, inaugurada pelo PECA, e que hoje realiza atendimento médico. Nela, foram instalados consultórios médicos e novas máquinas de exames de imagens, como um tomógrafo, dois ultrassons, um mamógrafo, um aparelho de colonoscopia e um de endoscopia, além do aparelho de raio-x já instalado anteriormente. Desta forma, com o retorno à cidade, as possibilidades de exames que serão realizados nesta edição serão ampliados.

O prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, relata que tem as melhores expectativas quanto ao retorno do programa: “Busco trabalhar em prol da minha comunidade, sempre com intenção de cuidar cada vez melhor da vida da nossa gente. Em 2023, recebemos o PECA em nossa cidade para cuidar da nossa saúde. E, mais uma vez, teremos o prazer de sediar esse projeto que nos impactou tanto. Espero que em 2024 possamos melhorar ainda mais a saúde da nossa população”.

O Santa Maluquice, programa de extensão da Faculdade em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa, também estará presente interagindo com crianças a partir de três anos de idade, sob autorização do responsável legal, para que o adulto passe em consulta mais tranquilamente.

A programação também inclui rodas de conversas com diversos grupos etários. Segundo a presidente do PECA 2024, a aluna Mariana Reis, essas rodas de conversas abordarão diversos assuntos da área médica, como transtornos do espectro autista, dificuldades de aprendizagem e dislexia, prática de exercícios físico e aspectos biopsicossociais dos adolescentes.

Como participar

Para participar, basta levar documento de identificação do paciente, carteirinha do SUS, carteira de vacinação e ir ao local com máscara. No caso de crianças, é necessário levar documento de identificação, carteirinha do SUS, carteirinha de vacinação e caderneta da criança.

Os voluntários trabalharão com um sistema de senhas limitadas por dia: serão 80 senhas de manhã, sendo uma por família. Já no período da tarde, os atendimentos serão por disponibilidade.

Serviço

Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) 2024

Datas: 18 a 23 de janeiro de 2024
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Especialidade Médicas e Diagnóstico por Imagem Dr. José Benedito Ramos Valadão (Rua Francisco Pereira Rangel, n° 47 – Ponte Alta ou para localização via GPS Rua Maria Amélia Barreto, n° 463 – Ponte Alta)

Cerimônia de abertura

Data: 17 de janeiro
Horário: 19h
Local: Rua Pedro Maria Fillipo – Vila Mariana – Aparecida (SP)
Evento Gratuito

Mais notícias