Somente termos exatos
Search in excerpt

vem pra santa

Nota de Pesar pelo falecimento do Prof. Dr. José da Silva Guedes

O professor atuou no Departamento de Saúde Coletiva e iniciou sua história na Faculdade desde 1963

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) vem a público demonstrar seu profundo pesar pela perda do Prof. Dr. José da Silva Guedes.

Sua história com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) iniciou antes da sua formação, ao acompanhar, enquanto aluno da USP, o esvaziamento dos alunos nos corredores da Santa Casa após inauguração do Hospital das Clínicas e do Hospital São Paulo. Já enquanto médico, pode acompanhar o planejamento da grade curricular da FCMSCSP, com um currículo mais abrangente do que eram as escolas de medicina da época, formando médicos generalistas. O doutor pode ver a proposta por um atendimento e ensino mais humanizados, construindo o curso de Medicina por departamentos.

Em 1963, o Dr. José Guedes tornou-se professor de Epidemiologia e foi convidado a construir o Departamento de Saúde Pública da FCMSCSP. Neste mesmo período, também pode presenciar o nascimento do Centro de Saúde Escola Barra Funda que tinha como objetivo inserir a Faculdade na comunidade, ampliando o contato com os pacientes próximos ao prédio da Instituição.

O Prof. Dr. José Guedes vivenciou a formação e o desenvolvimento da Faculdade, que influenciava diretamente com os avanços da educação e da saúde brasileira. Assim, o professor fez parte da memória de diversos egressos da FCMSCSP por décadas, sendo, inclusive, paraninfo de algumas turmas.

O professor chegou a afastar-se das atividades como docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no período de 1983 a 1985, para exercer o cargo de Secretário da Saúde do município de São Paulo e, posteriormente, de 1995 a 2002, para assumir a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Atualmente, era professor emérito do Departamento da Saúde Coletiva da FCMSCSP.

Apresentamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas do Prof. Dr. José da Silva Guedes.

O velório do Prof. Dr. José da Silva Guedes acontecerá no dia 18 de abril de 2024, das 9h às 13h, no Cemitério Vila Mariana, localizado na Rua Batista Caetano, 300 – Aclimação (SP). Já a cremação será às 14h, no Crematório da Vila Alpina, localizado na Avenida Francisco Falconi, 837 – Vila Apina (SP).

O professor foi um dos homenageados na campanha de 60 anos da FCMSCSP.

Na oportunidade, também foi relembrado o depoimento que realizou ao Santa Memória, publicado em 31 de outubro de 2017.

E a homenagem do Dr. Antonio Monteiro, egresso da V Turma de Medicina: “Posso me considerar uma pessoa de sorte. É claro que a nossa Santa Casa foi essencial na minha formação profissional como médico que enxerga o todo, mas duas pessoas foram fundamentais em minhas escolhas: primeiro meu pai que foi o maior médico humanista que conheci até hoje e em segundo lugar esse grande mestre que nos mostrou o caminho da verdadeira medicina. Hoje tenho orgulho de dizer que após muitos cursos de especialização, inclusive mestrado em saúde coletiva e trabalhos nas mais variadas instâncias do nosso sistema de saúde, estou agora atuando como um clínico geral numa UBS de um pequeno município onde posso fazer a medicina que esses homens me ensinaram”.