Somente termos exatos

vem pra santa

07/03/2024

PECA 2024 encerrou com mais de 2 mil consultas realizadas

Parceria entre a Prefeitura de Aparecida e a Faculdade garantiu a inauguração de mais uma UPA na cidade

O Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) retornou à Aparecida entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2024, e resultou em um mutirão de saúde com 27 especialidades médicas.

Durante os cinco dias do programa, foram atendidas 615 pessoas, totalizando 2229 consultas, já que alguns pacientes demandavam mais de uma especialidade. Os atendimentos foram feitos em 27 especialidades, como, por exemplo, de fonoaudiologia, resultando em 65 audiometrias realizadas.

Para além das consultas, também foram realizadas cirurgias eletivas, visitas domiciliares e coleta de exames. Nesta edição, também foi possível restaurar a lâmpada de fenda do PECA, equipamento utilizado para atendimentos oftalmológicos.

A ação contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade, além de contar com médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos voluntários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e alunos intercambistas de Pernambuco e Nova York, totalizando 442 voluntários.

Com o retorno do programa à cidade, também foi possível realizar um acompanhamento da saúde de todos que foram atendidos no ano anterior, verificando melhorias nos quadros do paciente. Além do caráter assistencial, o PECA tem a função pedagógica na formação de profissionais da saúde, conscientizando-os de suas responsabilidades sociais e reforçando a importância do atendimento humanizado.

Conforme determina o projeto, são dois anos consecutivos de aplicação na cidade escolhida, sendo que esta edição foi a última em Aparecida. A parceria gerou muitos frutos para a cidade nestes dois anos.

A passagem do programa na cidade, em 2023, foi essencial para a ativação da UPA Aparecida, inaugurada pelo PECA, e que hoje realiza atendimento médico. Nela, foram instalados consultórios médicos e novas máquinas de exames de imagens, como um tomógrafo, dois ultrassons, um mamógrafo, um aparelho de colonoscopia e um de endoscopia, além do aparelho de raio-x já instalado anteriormente. Desta forma, com o retorno à cidade, as possibilidades de exames que foram realizados nesta edição foram ampliadas.

O Santa Maluquice, programa de extensão da Faculdade em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa, também esteve presente interagindo com crianças a partir de três anos de idade, para que o adulto pudesse passar em consulta mais tranquilamente.

A programação também incluiu rodas de conversas com diversos grupos etários, onde os alunos puderam abordar diversos assuntos da área médica como, por exemplo, Transtornos do Espectro Autista (TEA), dificuldades de aprendizagem e dislexia, prática de exercícios físico e aspectos biopsicossociais dos adolescentes.